WTA Finals

Guia WTA Finals: Tudo sobre o torneio em Singapura e como assistir ao vivo na TV

Torneio que reúne as 8 melhores tenistas do ano será transmitido pelo Canal Sony


Foto: Divulgação/WTA

A partir deste domingo (21) começará a ser disputada a edição 2018 do WTA Finals. Pela quinta e última vez em Singapura, a competição reune as principais tenistas do circuito para uma semana de jogos em busca do troféu Billie Jean King. Vale lembrar que a partir do próximo ano o torneio será realizado em Shezhen, na China, graças a um contrato que garantiu que a premiação total pulasse de 7 para 14 milhões de dólares.

Confira também: Entrevista exclusiva com o mineiro Marcelo Melo

Para ajudar os fãs do circuito feminino a se prepararem para a competição, a Revista Tênis elaborou um Guia com as principais informações do torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada. Confira:

Quem joga

Oito das nove melhores tenistas do circuito na temporada estarão em Singapura. A única exceção é a romena Simona Halep, líder do ranking, que preferiu se poupar para tratar de uma lesão nas costas descoberta no último mês, durante o Premier 5 de Wuhan. Número 1 do mundo pelo segundo consecutivo, Halep está em tratamento de hérnia de disco e por conta disso voltará às quadras somente no início de 2019.

Terceira melhor tenista no ano e atual campeã do WTA Finals, a dinamarquesa Caroline Wozniacki lidera o Grupo Branco. Outros nomes de peso, como as tchecas e Karolina Pliskova e Petra Kvitova também estão no mesmo lado da chave, que conta também com ucraniana Elina Svitolina.

Vice-líder no Corrida Para Singapura, lista que elege as melhores tenistas do ano, a alemã Angelique Kerber é o principal nome do Grupo Vermelho. Se juntam a ela a promissora japonesa Naomi Osaka, dona do título do US Open, a norte-americana Sloane Stephens e a holandesa Kiki Bertens.

Últimas campeãs

Divulgação WTA

Em 2017, a dona do título foi Wozniacki, que derrotou com um duplo 6/4 a americana Venus Williams. No ano anterior, foi a vez de uma campanha surpreendente dar a eslovaca Dominka Cibulkova o troféu depois de marcar 6/3 e 6/4 sobre Kerber. Em 2015, a polonesa Agnieszka Radwanska foi a vencedora após marcar 6/2, 4/6 e 6/3 sobre Kvitova.

Relembre todas as vencedoras do torneio desde 2010

2010 - Kim Clijsters
2011 - Petra Kvitová
2012 - Serena Williams
2013 - Serena Williams
2014 - Serena Williams
2015 - Agnieszka Radwanska
2016 - Dominka Cibulkova
2017 - Caroline Wozniacki

Formato de disputa

Cada tenista enfrentará as outras três componentes de seu grupo uma vez durante a fase inicial da competição. As líderes de cada chave, definidas pelo critério de número de vitórias, enfrentarão as segundas colocadas nas semifinais. As vencedoras destes confrontos irão para a decisão. Todas as partidas ocorrerão em quadra rápida indoor em melhor de três sets.

Pontos 

Cada jogo na fase de grupos renderá 125 pontos para as tenistas, acrescentados em mais 125 em caso de vitória. Uma vitória nas semifinais concederá mais 360 pontos, enquanto 450 pontos serão somados para a campeã. Em caso de vitória em todos os seus cinco jogos, a campeã somará ao todo 1500 pontos.

Como assistir o WTA Finals ao vivo na TV?

Os fãs de tênis poderão acompanhar o torneio por meio do Canal Sony, detentora dos direitos de transmissão em território nacional. Segundo o aplicativo oficial da emissora, serão mostrados os duelos a partir da quinta-feira (25)

Confira a programação:

Da redação

Publicado em 19 de Outubro de 2018 às 19:26


Notícias WTA Finals Como Assistir o WTA Finals na TV WTA Finals na Sony Tênis Feminino na Sony