ATP Tour

Gira do saibro é cancelada pela ATP e WTA

Circuito profissional deve voltar somente na época da grama


Foto: Divulgação

A ATP e a WTA cancelaram oficialmente a gira de torneios no saibro que aconteceria nas próximas semanas e meses. A primeira nota divulgada pela ATP dizia que iriam parar o circuito por seis semanas, agora já aumentou o tempo que o circuito ficasse paralisado. 

Leia mais 

+ US Open e Laver Cup não gostaram do adiamento de Roland Garros

+ Rafa Nadal Academy abriga crianças e funcionários em defesa contra o coronavírus

Com isso, não vai acontecer os Masters 1000 de Madri e Roma, que fazem parte da gira do saibro. Roland Garros também não aconteceria, mas a data do torneio foi alterada e vai acontecer em setembro poucos dias após o termino do US Open.

Veja o comunicado da ATP e WTA abaixo:

Após uma análise cuidadosa e devido ao surto do COVID-19, todos os torneios ATP e WTA na temporada de saibro durante a primavera não serão realizados conforme o programado. Isso inclui os torneios combinados em Madri e Roma, além dos eventos WTA em Estrasburgo e Rabat e ATP em Munique, Estoril, Genebra e Lyon.

A temporada de tênis profissional está suspensa até 7 de junho de 2020, incluindo o ATP circuito challenger e ITF. No momento, os torneios que marcados para a partir de 8 de junho de 2020 ainda seguem no calendário conforme o cronograma original.

Paralelamente, os rankings de ATP e WTA serão congelados durante esse período e até novo aviso.

Os desafios apresentados pela pandemia do COVID-19 ao tênis profissional exigem maior colaboração do que nunca de todos na comunidade do tênis para que o esporte avance coletivamente no melhor interesse dos jogadores, torneios e fãs.

Estamos avaliando todas as opções relacionadas à preservação e maximização do calendário de tênis com base em várias datas de retorno do circuito, que ainda são desconhecidas no momento. Estamos comprometidos em resolver essas questões com nossos jogadores, membros do torneio e outros órgãos de governança nas próximas semanas e meses.

Agora não é hora de agir unilateralmente, mas em tom uníssono. Todas as decisões relacionadas ao impacto do coronavírus requerem consulta e revisão apropriadas com as partes interessadas no jogo, uma visão compartilhada pelo ATP, WTA, ITF, AELTC, Tennis Australia e USTA.

Da redação

Publicado em 18 de Março de 2020 às 21:00


Notícias ATP WTA gira do saibro cancelado Masters 1000 madri Masters 1000 Roma