Coluna Fábio Oliveira

Fisioterapia e Reabilitação: Dicas para prevenir uma lesão abdominal

Fortalecimento muscular, alongamentos e recuperação adequada podem ajudar



Foto: Divulgação

Conforme abordado no último artigo da coluna, o estiramento muscular abdominal é uma lesão comum entre os praticantes do tênis. Inclusive, é uma lesão que vem incomodando o atual número 1 do mundo Novak Djokovic.

Após comentarmos sobre a lesão, os sintomas e o tratamento adequado, apresento a seguir algumas dicas importantes para prevenirmos o estiramento muscular abdominal.

Leia também:
+ A rotina de um fisioterapeuta no circuito profissional de tênis

 
Foto: Divulgação

Dicas para prevenir uma lesão abdominal

  • Aquecimento pré-jogo/treino

Os músculos têm uma extensibilidade maior quando a sua temperatura está mais alta em 1 ou 2º C. Desta forma, um aquecimento de pelo menos 30 minutos antes de um jogo ou treino, composto por atividades específicas do tênis, pode ajudar a reduzir o risco de lesão, além de afinar a coordenação e ajudar a se preparar fisicamente e mentalmente para a competição. Sempre que possível, inclua em seu treinamento exercícios de baixa intensidade para aprimoramento do endurance muscular incluindo potência, velocidade, e coordenação. Comece sempre lentamente e progrida gradualmente até atingir o ritmo habitual de seu jogo.

 

  • Fortalecimento do CORE e alongamento muscular para o abdômen

Manter o condicionamento, força e flexibilidade muscular em bons níveis é crucial para prevenir os estiramentos musculares abdominais. Músculos abdominais mais fortes permitem a realização de atividades de forma mais controlada e diminui movimentos descoordenados que podem acarretar lesões funcionais e estruturais. 

É importante que o fortalecimento do CORE seja baseado nas demandas e gestos específicos do tênis. Tenistas amadores, principalmente, devem estar cientes que exercícios abdominais convencionais podem não ser suficientes para prevenir lesões no abdomen durante a prática do tênis, uma vez que esses exercícios envolvem apenas movimentos de flexão do tronco. Além disso, os exercícios também precisam focar na desaceleração dos movimentos do tronco realizados durante o saque.

Já o alongamento, é sabido que é importante para melhorar a flexibilidade e, desta forma pode ser útil na prevenção de lesões musculares. Alongamentos dinâmicos com variações de movimentos de baixa intensidade, de preferência que repliquem uma situação de jogo, são ótimas opções para a prevenção de lesões abdominais. 

Exercícios para aprimoramento do equilíbrio e estabilidade corporal também devem ser incluídos na rotina preventiva de lesões musculares abdominais.

 

  • Recuperação pós-treino/jogo.

Após cada jogo, faça atividades de baixa intensidade que visem otimizar a recuperação física tais como alongamentos, liberação miofascial com foam roller, drenagem linfática e massagem de relaxamento. Essas atividades ajudam a musculatura a se livrar de resíduos metabólicos, contribuindo para a redução dos efeitos da fadiga muscular. 

 

  • Reposição de nutrientes

Quando o combustível muscular acaba, a fadiga se instala e predispõe o tenista a lesões. 

Uma boa alimentação é crucial para a obtenção de um aporte energético adequado que te permitirá aguentar as demandas musculares de uma partida de tênis. Durante os jogos, tenistas costumam utilizar bebidas e géis energéticos para reabastecer os seus aportes de carboidratos e fluídos. Essas medidas também são recomendadas para os jogadores amadores.

 

Dr. Fábio Carlos Lucas de Oliveira
Fisioterapeuta na ATP Tour • PhD em Reabilitação
E-mail | LinkedIn | Instagram @fabiofisiosports

por Fábio Oliveira

Publicado em 14 de Março de 2021 às 22:00


Notícias Fisioterapia Reabilitação Lesões no Tênis Lesão Abdominal