Australian Open

Federer é exigido, mas supera britânico e vai à 3ª rodada do Australian Open

Suíço encontrou dificuldades graças ao bom jogo de Daniel Evans, mas equilibrou talento e experiência para seguir na competição


Foto: Ben Solomon/Tennis Australia

O suíço Roger Federer não teve vida fácil em sua segunda partida no Australian Open 2019. Número #3 do mundo, ele precisou vencer dois tie-breaks para carimbar a vaga rumo à terceira fase em Melbourne. Seu adversário foi o qualifier britânico Daniel Evans, que deu trabalho, mas acabou derrotado com parciais de 7/6 (7-5), 7/6 (7-3) e 6/3 após 2h35.

Leia mais:

Stephens vence com tranquilidade e vai à terceira rodada no Australian Open
De virada, Tiafoe surpreende e elimina Anderson no Australian Open

O cenário do primeiro set não era dos mais inspiradores para Roger. Em ritmo lento, ele viu um Evans disposto a tornar o jogo verdadeiramente disputado logo de cara. Com bom uso de uma estratégia tática que fez Roger correr por toda a quadra, graças a uma combinação de slices e pancadas, Daniel fez o recordista de títulos de Grand Slam passar a cometer diversos erros não forçados - foram 8 do Maestro contra 3 do britânico na parcial, Deste modo, o número #190 do mundo conseguiu levar o set para o tie-break tendo seu saque ameaçado em apenas uma oportunidade.

No tie-break, ambos os tenistas desperdiçaram uma grande quantidade de pontos de saque (Federer marcou apenas 3 enquanto Evans não somou nenhum), mas quebraram de volta para irem se altenando na liderança do placar. O qualifier chegou a sacar com 5/3 no placar, mas errou bolas cruciais perto da rede e devolveu a confiança - e a igualdade no placar - para Federer. Menos tenso, o tenista de 36 anos venceu os quatro pontos derradeiros e faturou o set depois de 1h00.

Com dores no pé direito, Evans pediu um tempo médico na virada de sets. Ainda frio na volta às quadras, ele viu Federer com um tênis de arrasador quebrar seu serviço e rapidamente abrir 2 a 0. A disputa seguiu em alto nível, com ambos os tenistas fazendo uso de suas melhores jogadas. Menos errático do que na parcial anterior, Roger apresentou maior domínio das jogadas, apesar da persistência do adversário. O natural da Basileia chegou a ter dois sets points no nono game, mas os desperdiçou e viu a partida pegar o caminho para um novo-tie-break. Desta vez, ele se mostrou mais confiante e impôs jogadas de qualidade para aumentar a vantagem para 2 a 0.

O hexacampeão em Melbourne chegou ainda mais embalado no terceiro set. Com um saque afiado, ele não deu chances para Evans e conseguiu uma quebra importante no disputado quarto game, após erro do oponente. Centrado, ele administrou a vantagem e liquidou o placar. Federer agora espera seu adversário do duelo entre o experiente francês Gael Monfils e o jovem norte-americano Taylor Fritz.

Da redação

Publicado em 16 de Janeiro de 2019 às 04:14


Notícias Roger Federer Australian Open 2019 Aberto da Austrália Federer Daniel Evans