ATP/WTA

Djokovic ganha o prêmio de Atleta Masculino de 2018; Osaka é eleita revelação

Sérvio conquistou muitos títulos no segundo semestre, retomando a liderança da ATP


Reprodução Twitter/Laureus

Foram anunciados nesta segunda-feira os vencedores do Prêmio Laureus, espécie de Oscar do esporte mundial. E o tênis foi representado com dois vencedores, ambos os atuais líderes dos rankings da ATP e da WTA: Novak Djokovic e Naomi Osaka.

Leia mais:

Serena volta ao top 10, Halep sobe; confira as principais mudanças no ranking da WTA

Ranking ATP: Monfils e Wawrinka disparam após final em Roterdã

O sérvio foi eleito o Atleta Masculino do ano de 2018, muito pelo segundo semestre, no qual ganhou uma série de títulos, incluindo Wimbledon e US Open. Ele concorria com nomes como Kylian Mbappé, LeBron James e Lewis Hamilton, estrelas do futebol, do basquete e da Fórmula 1, respectivamente.

Esta é a quarta vez que Djokovic leva este prêmio. Antes, havia conquistado em 2012. 2015 e 2016. Roger Federer, com cinco, é o maior vencedor. Rafael Nadal é outro tenista a ter vencido a disputa, em 2011.

Osaka, por sua vez, foi escolhida a Revelação do ano. Ela despontou para o mundo do tênis ao longo de 2018, conquistando o Premier Mandatory de Indian Wells e, depois, o US Open. Já em 2019, levantou o troféu do Australian Open e chegou ao topo do ranking feminino.

A japonesa se junta a outros quatro tenistas que conquistaram o prêmio de revelação. São eles o russo Marat Safin (2001), Nadal (2006), a francesa Amélie Mauresmo (2007) e o britânico Andy Murray (2013).

Além de Djokovic e Osaka, outros nomes do tênis concorreram. Simona Halep e Angelique Kerber disputaram o prêmio de Atleta Feminina do ano, mas perderam para a ginasta norte-americana Simone Biles.

Na briga pelo Para-Atleta de 2018, a holandesa Diede De Groot foi indicada, mas a vencedora foi a eslovaca Henrieta Farkkasova, do esqui. De Groot, que joga em cadeira de rodas, ganhou três Slams na última temporada, além de ter sido vice em Roland Garros.

Da redação

Publicado em 18 de Fevereiro de 2019 às 19:15


Notícias Djokovic Osaka Laureus Tennis