Australian Open

Djokovic elimina Shapovalov em confronto de gerações e vai às oitavas no Australian Open

Sérvio agora encara outro promissor talento, o russo Daniil Medvedev, e está confirmado como líder do ranking após torneio disputado em Melbourne


Foto: Divulgação/ATP Tour

O sérvio Novak Djokovic alcançou sua terceira vitória na chave do Australian Open na madrugada deste sábado (19). Um dos principais candidatos ao título, ele eliminou desta vez o jovem canadense Denis Shapovalov com parciais de 6/3, 6/4, 4/6 e 6/0 depois de 2h21.

Leia mais:

Nishikori domina português e avança com tranquilidade no Australian Open
Serena despacha ucraniana, vai às oitavas no Australian Open e segue em busca do 24º Slam

Aparentemente tenso no início, Shapovalov começou o duelo com uma estratégia agressiva, que tentava surpreender o adversário com fortes golpes do fundo da quadra. Resistente, Nole soube se defender bem e alongar os pontos, aumentando a ansiedade do tenista de 19 anos, que perdeu dois de seus games de serviço e chegou a permitir ao adversário ter o placar 4/2. Em desvantagem visível, Denis enfim se colocou no jogo e diminui logo na sequência para 4/3, mas Djokovic seguiu aproveitando suas falhas - foram 19 erros não forçados somente na parcial - para sair vencedor no primeiro set.

O cabeça de chave #25 no Aberto da Austrália passou a jogar melhor com seu saque, sobretudo o 1ª serviço, na segunda etapa. Com 87% dos pontos conquistados nessas condições, ele confirmou seus games com mais facilidade, mas continuou pouco efetivo quando era vez do líder do ranking sacar. Novamente controlando as jogadas, o hexacampeão em Melbourne soube o momento certo para aproveitar uma queda de rendimento do promissor oponente e assim quebrar seu saque e, deste modo, abrir 2 sets a 0.

No terceiro set, Djokovic aproveitou um "apagão" de Shapovalov para quebrar o saque do oponente logo no segundo game, sem que Denis marcasse sequer um ponto. Tenista de 31 anos, Nole chegou a ter 4/1 no placar e parecer ter encaminhado uma vitória tranquila também nesta parcial. Sem peso nas costas e no papel de franco-atirador, Shapovalov passou a jogar o melhor de seu tênis e vencer, em sequência, quatro games para ter a oportunidade de sacar para diminuir a vantagem para 2 sets a 1. Vibrante, o astro da NextGen apostou na potência de seus golpes e descontou o placar em seu terceiro set point.

Na quarta etapa, Djokovic retornou ao nível apresentado no começo do embate e passou a jogar de forma cirúrgica, provocando erros no adversário e aproveitando suas oportunidades de marcar os cada vez mais disputados jogadas. Deste modo, ele alcançou importantes quebras no segundo e no quarto game para, depois de 2h17, finalizar o duelo e confirmar a vitória.

Classificado para as oitavas, Djokovic agora fará seu próximo duelo com o russo Daniil Medvedev, #19 do mundo aos 22 anos. Mais cedo, Medvedev eliminou o cabeça #21 David Goffin com parciais de 6/2, 7/6 (7-3) e 6/3 depois de 2h01. Djokovic venceu os dois confrontos anteriores contra Daniil, sendo o mais recente na grama do ATP de Eastbourne, em 2017, com o placar de 6/4 e 6/4 na semifinal.

Número #1 garantido

A classificação alcançada neste sábado terá outros resultados positivos para Djokovic. Com o resultado, ele não pode mais ser ultrapassado pelo espanhol Rafael Nadal e está garantido como número #1 do ranking da ATP após o Australian Open, independente de qualquer resultado até o final do torneio.

Da redação

Publicado em 19 de Janeiro de 2019 às 05:24


Notícias Novak Djokovic Denis Shapovalov Australian Open 2019 Daniil Medvedev