Instrução Golpe

Deixadinha: confira 6 dicas de como aplicar a jogada de forma surpreendente e vencer pontos

Confira através do movimento de Roger Federer como aplicar um drop shot vencedor em quadras rápidas


Foto: Divulgação/US Open

Deixadinhas são golpes desconcertantes para quem perde o ponto depois de uma dessas. Há quem perca a paciência depois de levar um drop-shot, pois perder um ponto assim pode significar algumas coisas: que seu adversário tem uma habilidade que você não previa, ou que ele teve domínio completo da jogada que terminou assim.

Leia mais:
Federer, Murray e Kyrgios: veja as mais inacreditáveis deixadinhas do mundo do tênis

+ Veja mais dicas sobre instrução técnica e dicas de tênis para melhorar seu jogo 

Em quadras lentas de saibro, contra adversários que ficam metros atrás da linha de fundo, deixadinhas são ótimas alternativas. Mas ver drop-shots em quadras rápidas é raro. Não à toa, pois, em pisos duros, as bolas quicam mais alto. Sendo assim, para executar um drop-shot é necessário muito mais do que habilidade, é preciso uma boa tática e uma dose de surpresa.

Saiba como fazer uma deixadinha surpreendente:

1. Quando executar uma deixadinha vencedora? Quando tiver total domínio do ponto, de preferência posicionado dentro da quadra e com seu adversário recuado. Nesta jogada, Roger Federer preencheu todos esses requisitos básicos. Além disso, vai surpreender o oponente.

2. O posicionamento do corpo é de ataque. Tudo indica que a próxima bola será uma batida forte, no fundo da quadra. O adversário acredita nisso. Porém, Federer sutilmente vai mudar o movimento e a empunhadura. Em vez de levar o braço para trás, leva-o para frente para cortar a bola.

3. Assim como no slice de backhand, Federer vai interceptar a bola à frente do corpo em um movimento similar, com a cabeça da raquete vindo de cima para baixo. Ele vai atacar a bola, desta vez, todavia, com delicadeza, fazendo com que ela caia pouco depois da rede, dentro da área de saque do oponente.

4. Perceba como Federer mantém o pulso firme durante todo o movimento, levando o braço diagonalmente para a frente, acompanhando, na verdade, o próprio movimento de seu corpo, que se desloca em direção à bola. O golpe pouco difere de um slice de forehand.

5. O movimento segue com uma terminação um pouco mais curta do que o convencional, para controlar a bola, que não pode passar muito alta sobre a rede. Se ela quicar alto do outro lado, o adversário terá chance de alcançá-la com facilidade e vencer o ponto.

6. Não espere que suas deixadinhas sejam sempre winners. A melhor tática para finalizar o ponto, caso seu oponente consiga devolver a bola, é avançar e fechar a rede. Se ele alcançar a bola, estará desequilibrado para tentar a passada.

Confira as melhores deixadinhas de Roger Federer:

Por Arnaldo Grizzo

Publicado em 15 de Setembro de 2019 às 08:00


Notícias Roger Federer Golpe drop-shot deixadinha Instrução

Artigo publicado nesta revista