Roland Garros

Conheça a história de Roland Garros, aviador que dá nome ao Grand Slam francês

Apesar da homenagem, ele jamais jogou tênis profissionalmente


Roland Garros foi importante nome da aviação (Foto: Christophe Guibbaud/FFT)

Nos próximos dias, começa a disputa de Roland Garros, segundo Grand Slam do ano. E para quem imagina que o nome do torneio é em homenagem a alguma grande estrela do tênis, a história é bem diferente. 

Roland Garros foi, na verdade, um aviador francês. Ele foi um dos pioneiros no desenvolvimento da aviação em vários lugares diferentes, sendo o primeiro a atravessar o Mediterrâneo sem precisar de paradas, em 1913. O percurso foi o primeiro voo intercontinental da história.

Leia mais:

Thiago Monteiro bate francês e fica a uma vitória da chave principal em Roland Garros

Há 15 anos, Guga arrasou Federer em Roland Garros; relembre o jogo histórico

A partir da eclosão da Primeira Guerra Mundial, Garros se dedicou às Forças Aéreas da França, participando ativamente das batalhas. Ele chegou a se tornar prisioneiro da Alemanha por alguns anos, mas conseguiu fugir. Porém, acabou atingido por tropas adversárias e morreu aos 29 anos.

Antes de se dedicar à guerra, Roland Garros chegou a ter passagem pelo Brasil, dando inclusive aulas de pilotagem e tornando-se amigo de Santos Dumont. Não à toa, ele dá nome a uma avenida em São Paulo. Em terras brasileiras, ele foi um dos responsáveis pela primeira viagem de ida e volta da capital paulista até Santos.

A relação do aviador com o tênis nunca foi profissional. Ele jogava em nível amador, entre tantas outras atividades que exercia. Em 1928, quando a Federação Francesa de Tênis resolveu construir um estádio para abrigar partidas, o nome do local foi dado em homenagem a Roland Garros. 

Como o Grand Slam francês passou a ser disputado no local após a construção do local, Roland Garros acabou se solidificando como nome do torneio.

Veja mais informações sobre o lado piloto de Roland Garros no site da Aero

Da redação

Publicado em 22 de Maio de 2019 às 18:10


Notícias Roland Garros Grand Slam quem foi Roland Garros França