Ranking

Confira aqui como ficará o ranking a partir de segunda-feira; destaque para Bia no top 50

A uma semana de Roland Garros, mudanças no ranking serão vistas a partir de amanhã


Reprodução Twitter

O último torneio de ATP/WTA 1000 de saibro foi disputado nesta semana antes do início de Roland Garros - o segundo slam do ano. Neste domingo (15), Roma coroou os dois líderes do ranking com o título. Enquanto Iga Swiatek ergueu o quinto troféu seguido em 2022 em cima de Ons Jabeur, Novak Djokovic passou por Stefanos Tsitsipas e chegou ao primeiro título da temporada. No cenário do tênis brasileiro, Bia Haddad Maia foi finalista em Challenger em Paris e entrará no top 50 a partir de amanhã. Confira aqui as novidades no ranking a partir de segunda-feira (16).

 

No top 10 masculino, algumas mudanças aconteceram após o torneio italiano. Veja aqui:

 

#4 Stefanos Tsitsipas (+1)

Após cair nas quartas de final no ano passado, o grego melhorou seu desempenho e alcançou a final desta vez. Apesar de ter tido o mesmo algoz nas duas últimas edições, Tsitsipas continua a ser um dos nomes no saibro e pode chegar forte em Roland Garros.

 

#5 Rafael Nadal (-1)

Se podemos destacar a atuação de Tsitsipas no saibro, o mesmo não pode ser dito para o espanhol. Nadal, campeão de Roma no ano passado, caiu precocemente nas oitavas de final para Denis Shapovalov. Perdendo 910 pontos, isso fez com que o grego o superasse no ranking.

 

#8 Casper Ruud (+2)

Se o norueguês estava deixando a desejar na terra batida até o momento, é possível que muitos tenham mudado de opinião ao assistir o Masters 1000 de Roma. Semifinalista desta edição, Ruud não tinha pontos a defender no torneio já que não disputou na edição passada. A boa campanha o ajudou a subir na tabela.

 

#10 Matteo Berrettini (-2)

Afastado do circuito desde março quando disputou Indian Wells, Berrettini segue se recuperando de lesão e cirurgia na mão direita. O italiano já voltou às quadras, mas não estará presente em Roland Garros. Natural que tenha queda no ranking.

 

Ascensões a partir de segunda-feira:

#29 Botic Van de Zandschulp (+3)

Botic Van de Zandschulp irá aparecer na melhor posição da carreira a partir de amanhã (16). Finalista em Munique e o fato de passar da estreia em Roma estão colaborando para o holandês seguir crescendo. Van de Zandschulp já vem chamando os holofotes desde a temporada passada quando veio do qualificatório e chegou às quartas de final do US Open. Botic foi o único tenista a tirar um set de Daniil Medvedev, que viria a ser campeão da edição, no último major da temporada.

 

#34 Jenson Brooksby (+4)

O estadunidense é outro tenista que vai amanhecer com ascensão no ranking. Apesar de não ser considerado um bom saibrista, Brooksby surpreendeu em Roma ao passar da estreia e depois ter vencido David Goffin na segunda rodada. O belga vinha de boa campanha em Madri em que vendeu caro a vitória para Rafael Nadal chegando a ter mais de um matchpoint.

 

#36 Cristian Garin (+9)

Apesar de já ter sido top 20, o chileno está voltando a se recuperar aos poucos. Após início de temporada em que teve cinco derrotas seguidas, Garin impressionou em Roma chegando às quartas de final e o esforço estará sendo recompensado subindo quase 10 posições.

 

Holger Rune, Francisco Cerundolo e Marcos Giron são mais três tenistas que irão alcançar a melhor posição no ranking a partir de segunda-feira (16). O dinamarquês, argentino e estadunidense irão ser #40, #44 e #49 respectivamente.

 

Já no circuito feminino, poucas mudanças aconteceram no top 10:

 

#6 Ons Jabeur (+1)

Após ter conquistado o maior título da carreira na última semana quando foi campeã do WTA 1000 de Madri, Jabeur seguiu o bom ritmo e foi finalista em Roma. Com o grande desempenho, irá subir uma posição e alcançar o melhor ranking da carreira.

 

#7 Aryna Sabalenka (+1)

A bielorrussa foi outra vítima da imparável Iga Swiatek. Sabalenka foi semifinalista do torneio italiano e isso concedeu 245 pontos já que na temporada passada ela havia caído nas oitavas de final.

 

#8 Karolina Pliskova (-2)

Do top 10, a tenista tcheca foi a única a cair no ranking. Após ter sido finalista do torneio romano na última edição, Ka Pliskova foi surpreendida por Jill Teichmann e caiu na estreia desta vez.

 

Ascensões a partir de segunda-feira:

Tanto Daria Kasatkina quanto Jill Teichmann fizeram bela campanha nesta semana e subirão na tabela. Subindo três posições, a russa entrará no top 20 enquanto a suíça subirá cinco posições e assumirá a 24a colocação - a melhor da carreira.

Por último, mas não menos importante, Bia Haddad Maia aparecerá amanhã como número 49. Com o título na última semana no Challenger de Saint-Malo e a final no Challenger 125 de Paris, Bia se tornará a quinta brasileira a alcançar o top 50 em simples. Além dela, Maria Esther Bueno, Patrícia Medrado, Niege Dias e Teliana Pereira alcançaram a seleta lista. Laura Pigossi e Carol Meligeni também terão ascensão e irão assumir #123 e #203 respectivamente.

+ Leia mais: clique aqui e saiba como foi a vitória de Bia em Saint-Malo

Marcela Linhares

Publicado em 15 de Maio de 2022 às 20:06


Notícias ATP WTA Bia Haddad Maia Ons Jabeur Stefanos Tsitsipas Caper Ruud Holger Rune Aryna Sabalenka Laura Pigossi Carol Meligeni