ATP World Tour

Com treze novos campeões, temporada 2018 se destaca pela renovação na ATP

Circuito masculino vê novos atores atingirem a maturidade enquanto geração mais velha apresenta declínio


Foto: Divulgação/Intrum Stockholm Open

A cada semana que passa fica mais clara a mudança de ares que vive o circuito da ATP. Torneio após torneio surgem novos talentos, ao mesmo tempo em que nomes consagrados dão sinais de despedida. É sangue novo na área. 

Esse cenário ficou em pauta no último final de semana, em que três tenistas com 23 anos ou menos se sagraram campeões. Dois deles, inclusive, levantaram o primeiro troféu em torneios da elite do tênis mundial. Um sinal do que virá pela frente nos próximos anos.

Leia mais:

Edmund bate Monfils e conquista o título na Antuérpia; Demoliner vice-campeão de duplas 

Tsitsipas fatura o título em Estocolmo e se torna o 1º grego campeão de ATP

O choque de gerações fica evidente quando comparamos a idade dos novos vencedores. Dono do título no ATP 250 de Estocolmo, o grego Stefanos Tsitsipas, de apenas 20 anos, superou o letão Ernests Gulbis, de 30. Já o britânico Kyle Edmund, de 23 anos, ficou com a vitória na Antuérpia após bater o showman francês Gael Monfils, de 32. Em Moscou, o dono da casa Karen Khachanov, de 22, se sagrou campeão após bater na decisão o francês Adrian Mannarino, de 30.

Ao todo, foram treze novos campeões no ATP World Tour em 2018. Além de Tsitsipas e Edmund, os outros campeões foram, em ordem: Daniill Medvedev (Sydney), Roberto Carballes Baena (Quito), Mirza Basic (Sofia), Frances Tiafoe (Delray Beach), Marco Cecchinato (Budapest), Taro Daniel (Istambul), Marton Fucsovics (Genebra), Mischa Zverev (Eastbourne), Matteo Berretini (Gstaad), Nikoloz Basilashvili (Hamburgo)e Yoshihito Nishioka (Shezhen).

Tal dado coloca esta temporada como a sexta com mais vencedores novatos desde 1990. Na frente temos apenas 1991 e 1995 (ambas com 18), 1999 (16), 1992 (15) e 1990 (14). A informação é do analista de dados Luca Brancher. Vale citar também que o número pode aumentar, uma vez que temos em disputa os ATP 500 de Viena e da Basileia, nesta semana, e o Masters de Paris, na seguinte.

Por Guilherme Souza

Publicado em 22 de Outubro de 2018 às 19:00


Notícias Kyle Edmund Stefanos Tsitsipas Novos Campeões ATP 2018 NextGen ATP 2018