ATP

ATP lança ranking para definir participantes de competição entre países

Entidade promoverá primeira edição do novo evento em 2020


ATP Cup estreia no calendário em 2020 (Foto: Reprodução Twitter/ATP Cup)

Nesta segunda-feira, a Associação dos Tenistas Profissionais lançou o ranking a ser utilizado para a disputa da ATP Cup, nova competição entre países, que estreará no calendário de 2020 do circuito.

O evento será uma espécie de Copa do Mundo entre nações e reunirá jogadores de 24 países. O torneio pode render até 750 pontos no ranking, além de premiação total de 15 milhões de dólares.

Leia mais:

Ranking ATP: Tsitsipas sobe e fica perto do top 5; João Menezes dispara

Monteiro estreia com vitória tranquila no quali de Roland Garros; Rogerinho é eliminado

A competição será disputada na Austrália, entre os dias 3 e 12 de janeiro, nas cidades de Perth, Brisbane e Sydney, e servirá também de preparação para o Australian Open, primeiro Slam do ano.

De acordo com o regulamento, os 18 primeiros países do ranking no dia 13 de setembro garantem vaga. Os seis restantes sairão da lista do dia 13 de novembro. No torneios, os 24 times serão divididos em seis grupos de quatro. Os líderes e os dois melhores segundos colocados avançam ao mata-mata, começando nas quartas de final.

Para poderem participar do evento, os países devem ter pelo menos dois tenistas com ranking em simples, além de um terceiro, seja em simples ou duplas. A lista terá como base o melhor tenista individual de cada país. Por exemplo, hoje os líderes são Sérvia e Espanha, já que Novak Djokovic Rafael Nadal são os números 1 e 2 do mundo, respectivamente.

O ranking será atualizado semana após semana, de acordo com as mudanças da lista da ATP. Nesta primeira atualização, o Brasil ocupa o 37º posto, ainda bem longe da lista de corte para jogar a competição.

Da redação

Publicado em 20 de Maio de 2019 às 19:25


Notícias ATP ATP Cup Novak Djokovic Rafael Nadal