Presença

Após dois anos, Sharapova volta a defender a Rússia na Fed Cup

Musa russa está garantida para o confronto diante da França em Moscou, pela primeira rodada do Grupo Mundial do torneio


Divulgação
Sharapova retorna ao time russo da Fed Cup; time enfrenta a França em fevereiro de 2011, em Moscou
Mesmo que o foco da imprensa ligada ao tênis nessa semana esteja apontado para a decisão da Copa Davis, a versão feminina, a Fed Cup, também entrou na pauta nesta terça-feira. O capitão russo Shamil Tarpischev definiu a equipe que defenderá o país na primeira rodada do Grupo Mundial em 2011. Jogando em casa diante das francesas em Moscou, a Rússia contará com a musa Maria Sharapova, atual 18ª colocada do ranking, Anastasia Pavlyuchenkova, 21ª do mundo, Svetlana Kuznetsova, 27ª da lista e Dinara Safina, atualmente na 63ª posição da WTA no duelo entre os dias 5 e 6 de fevereiro.

O destaque da lista é a volta de Sharapova ao time na competição após dois anos ausente. O último jogo defendendo as cores da Rússia na competição foi em fevereiro de 2008, quando encarou o time de Israel. A sua participação na maior competição entre equipes do tênis feminino pode ser uma estratégia visando às Olimpíadas de Londres, em 2012. Caso queira ir à Inglaterra, deve participar de confrontos da Fed Cup nos dois anos anteriores aos Jogos Olímpicos.

A grande ausência do poderoso time russo é Vera Zvonareva, vice-líder do ranking, e atual vice-campeã de Wimbledon e do US Open. Nos oito embates entre Rússia e França, vantagem de cinco vitórias para o lado das russas. Os dois últimos confrontos entre os dois países foram nas finais de 2004 e 2005, em que as jogadoras do Leste Europeu levaram a melhor no último e decisivo ponto. Inclusive, em 2005, a decisão foi assistida por mais de 15.000 pessoas na quadra central de Roland Garros. Mesmo com todo o favoritismo das adversárias, as francesas contam com uma perigosa marca - a última derrota russa em seu território foi exatamente para a França, em 2003, na fase de semifinal.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Na expectativa, Ivanovic afirma desejo de comparecer à final da Davis

+ Sharapova, Serena e Stosur são os principais destaques do Premier deStanford em 2011

+ Eterna musa do tênis, Kournikova teria se casado às escondidas com Iglesias

+ Capa de revista, Ivanovic declara: "Tenho jogo para ganhar mais um Grand Slam"

+ Antes de duelo de musas, Wozniacki e Azarenka visitam hospital do câncer em Minsk


ESPECIAL:  As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 30 de Novembro de 2010 às 11:28


Notícias