Brasileiro está nas oitavas no Uruguai
Da redação em 31 de Outubro de 2007 às 08:02
O nível de dificuldade do desafio aumentou, mas o paulista Thomaz Bellucci, grande revelação brasileira na temporada, respondeu à altura. Sem se deixar intimidar, o garoto de 19 anos teve grande atuação na primeira fase da etapa de Montevidéu da Copa Petrobras e derrubou o argentino Diego Hartfield, 83o do mundo, por 4/6, 6/4 e 7/6 (7/5). Foi sua primeira vitória sobre um top 100.
Longe da altitude, onde obteve os melhores resultados da carreira, Bellucci não conseguiu tantos pontos de graça com o serviço, mas teve mais tempo para armar o forehand (seu lado esquerdo, porque é canhoto) e assim colocou o favorito todo o tempo na defensiva. "Treinei bastante aqui, a adaptação foi ótima, bati bastante esquerda alta com o Leo (Azevedo, treinador)", contou.
No primeiro set o brasileiro desperdiçou dois break-points e sempre pressionou mais que o rival. A experiência de Hartfield, contudo, falou mais alto. Na primeira oportunidade de quebra, o argentino fechou a parcial em 6/4. "Ele vem de quartas-de-final de ATP, é grande jogador, fica muito firme mentalmente. Do 120o ao 80o do mundo não tem muita diferença, mas hoje foi um dos meus melhores jogos."
Na volta, Bellucci foi mais eficiente na devolução de saque, embora continuasse alternando bolas potentes e sutis deixadas com erros por displicência. Chegou a ter 3/1, permitiu o empate por 3/3, mas deu o troco em seguida e bastou essa quebra para logo fechar em 6/4.
O set decisivo foi uma batalha. Nenhum deles aproveitou break points. No desempate, o paulista fez um ace de segundo saque e chegou a 6/4. O lance e a coragem do novato impressionaram o público e sobretudo o argentino Sergio Roitman, que assistia ao jogo. Na primeira chance, Bellucci aplicou uma curta e errou um voleio incrivel. A recuperação se deu na seqüência, com um winner de forehand na paralela.
"Não foi só nos momentos decisivos, voltar a ter um técnico, alguém que te apóia durante o jogo, dá dicas, ajudou bastante, isso te deixa mais confortável em quadra", disse o jogador, que ainda não tem técnico definido - nesta semana ele faz uma experiência com Leo Azevedo, ex de Fávio Saretta e Ricardo Mello.
Na próxima rodada, Bellucci mede forças com o vencedor da partida entre os espanhóis Ruben Ramirez-Hidalgo, ex-top 50, e o qualifier Pere Riba.