Tomas Berdych
Nome CompletoTomáš Berdych
Também conhecido comoBerdych
Data Nascimento17/09/1985
38 anos, 7 meses
Local NascimentoValasske Mezirici, República Checa
Site Oficial Tomas Berdych
Facebook Oficial Tomas Berdych
Twitter Oficial Tomas Berdych
Instagram Oficial Tomas Berdych
Wikipedia Tomas Berdych

Combinação de golpes fortes e físico em dia ajudou Berdych a se consolidar no top 10 e chegar ao menos na semi em todos os Majors

Poucos atletas do mundo podem colocar no currículo uma vitória sobre Roger Federer nas gramas de Wimbledon, especialidade do suíço, um dos melhores tenistas de todos os tempos. Tomáš Berdych pôde se orgulhar desse feito em 2010. E ele fez mais: no jogo seguinte, válido pela semifinal do torneio, ele deixou para trás Novak Djokovic, na época o número 2 do mundo, atrás apenas do próprio Federer.

Naquela campanha, Berdych foi parado apenas por Rafael Nadal, já na decisão do Grand Slam. Não por acaso, o tcheco é considerado um dos melhores tenistas da atualidade.

Início

Tomáš Berdych iniciou o contato com o tênis ainda criança. Com cinco anos, deu seus primeiros passos no esporte, ainda em sua cidade natal, na então Tchecoslováquia. Como júnior, chegou a ser o sexto melhor do mundo.

Em 2002, o tcheco chegou ao profissionalismo. E, na capital da República Tcheca, Praga, conseguiu seu primeiro troféu, um Challenger. No ano seguinte, Berdych fez sua estreia em um torneio ATP, em Glasgow, na Escócia.

Em 2004, conquistou seu primeiro título ATP, algo que se tornaria rotina nos anos seguintes. Foi em Palermo, na Itália, quando o tcheco derrotou o espanhol David Ferrer na semifinal e o italiano Filippo Volandri na final.

Foi em 2005, no entanto, que Berdych apareceu em destaque para o mundo do tênis. Nessa temporada, o tenista conseguiu seu primeiro título de maior importância, o Master Series de Paris, na França. No torneio, o atleta deixou para trás nomes conhecidos do circuito, como Guilhermo Coria, Juan Carlos Ferrero e Gastón Gaudio. Na final, precisou de cinco sets para derrotar o croata Ivan Ljubičić.

 

Destaques

Berdych nunca conquistou um Grand Slam, mas isso não significa que ele não tenha tido destaques neles, além do feito realizado em 2010, durante o Wimbledon. Nesse próprio ano, o tenista já havia sido semifinalista de Roland Garros. O tcheco foi derrotado pelo sueco Robin Söderling, que fazia a grande temporada de sua carreira, chegando à quarta posição do ranking da ATP. O rival só foi parado por Rafael Nadal no saibro francês.

Em 2010, a decepção de Berdych aconteceu no US Open, após dois Grand Slam de destaques. Foi apenas em 2012 que o tcheco conseguiu brilhar nas quadras rápidas de Nova York. Novamente, o tenista conseguiu tirar Roger Federer de uma disputa; a partida foi válida pelas quartas de final do torneio. Na semifinal, no entanto, teve pela frente o britânico Andy Murray, que poucas semanas antes havia vencido a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos realizados em Londres. A derrota não pôde ser evitada: 3 x 1.

Após uma temporada com três vice-campeonatos e nenhum título, o brilho em um Grand Slam voltou em 2014, dessa vez no Australian Open. Berdych alcançou uma nova semifinal no torneio após novamente deixar David Ferrer para trás. Na partida que antecedeu a decisão, o tcheco não foi páreo para o suíço Stan Wawrinka, que surpreendeu o circuito ao derrotar Rafael Nadal e se tornar campeão da primeira grande disputa da temporada.

Em 2015, o tenista conseguiu sua melhor colocação no ranking da ATP, sendo considerado o quarto melhor tenista do mundo. A marca foi alcançada após a boa campanha no Masters de Monte Carlo, em que o atleta ficou com o vice-campeonato após ser derrotado pelo servo Novak Dokovic.

 

Pessoal

Berdych chegou a ter um relacionamento amoroso com a tenista conterrânea Lucie Šafářová, também uma das melhores do mundo. Hoje, a modelo Ester Satorova, também tcheca, é quem é vista com o tenista nos principais torneios do mundo.

Outra curiosidade envolvendo Berdych é que o tenista já posou nu para a revista Cosmopolitan. A razão, no entanto, era nobre: uma campanha contra o câncer de testículo.