WTA suspende Presidente da Federação Russa de Tênis por ofensas às irmãs Williams

Shamil Tarpischev se referiu à Venus e Serena como se elas fossem homens e gerou revolta no mundo do tênis


williams

Ao todo, as Irmãs Williams somam 42 títulos de Grand Slam na carreira

O Presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpischev, foi banido por 1 ano do esporte pela WTA e terá que pagar 25 mil dólares, maior punição monetária da Associação, por conta de comentários misóginos sobre Venus e Serena Williams. Ao lado de Elena Dementieva, o mandatário russo chamou as americanas de Irmãs Williams após a ex-tenista ser indagada como era a sensação de jogar contra as duas.

Não contente com a piada desagradável, Tarpischev ainda comentou: "É assustador quando você olha para elas. Mas realmente você precisa apenas jogar contra a bola." Dementieva não se mostrou nem um pouco confortável com o comentário do russo e muito menos Stacey Allaster, Presidente da WTA, classificando os comentários como insultantes, humilhantes e sem espaço no esporte.

Serena também decidiu vir à público e reiterar a posição da WTA. "Eu penso que a Associação fez um grande trabalho ao tomar a iniciativa e punir imediatamente os seus comentários," declarou a número 1 do mundo em Singapura. "Eu penso que ele foi muito insensível e extremamente sexista assim como racista ao mesmo tempo. Creio que foi uma forma de bullying."

Após toda a polêmica, Shamil Tarpischev se retratou e afirmou que tudo não passava de uma brincadeira e que o próprio programa em que participava era de humor e alega que a piada foi tirada de seu contexto. O russo ainda afirmou que não comentaria mais sobre o assunto por entender que houve muita repercussão sobre um assunto que não merecia.

Membro do Comitê Olímpico Internacional e Presidente de uma das maiores federações de tênis do mundo, Tarpischev também foi repreendido pela USTA, Associação de Tênis dos Estados Unidos. "Espera-se que o Sr. Tarpischev se comporte com o mais alto grau de integridade e espírito esportivo. Infelizmente, seus comentários não incorporam essas características e de fato são repreensíveis."

Da redação

Publicado em 20 de Outubro de 2014 às 13:59


Notícias Venus Serena Williams Shamil Tarpischev Tarpischev