Desespero

Wilander quer volta de Stefan Edberg para defender a Suécia na Davis

Agora capitão, Wilander faz convite ao ex-número um do mundo, atualmente com 43 anos


Edberg está fora do circuito profissional desde 1996
Se todos falam que a hora mais difícil na carreira de um atleta é saber o momento certo de parar, mais importante ainda é saber a hora (isso se ela deve chegar) de voltar. Aos 43 anos, Stefan Edberg pode estar voltando às quadras para defender as cores da Suécia na Copa Davis.

Pelo menos é isso o que espera o capitão da equipe, Mats Wilander, outro grande ídolo da história do tênis no país. Em um momento muito difícil, os suecos contam com apenas um tenista entre os cem melhores do mundo, Robin Soderling (17ª). Sempre boas opções nos anos anteriores, Jonas Bjorkman (aposentado) e os Johansson, Joachim e Thomas (ambos machucados), não estão à disposição do capitão para o confronto contra Israel, em março.

Diante das dificuldades, Wilander fez um pedido formal para que o ex-número um do mundo voltasse a defender as cores do país, já que "em uma quadra rápida, ele poderia ser uma boa opção". Aposentando desde 1996, Edberg disputa atualmente o circuito de veteranos da ATP, no qual tem mostrado estar em muito boa forma.

O objetivo do atual treinador é colocar o ex-tenista como quarto jogador da equipe, para, além de passar experiência, poder ser uma boa opção caso algo de diferente aconteça. Porém, sem querer ser deselegante, Edberg preferiu ser político quanto ao convite. "Isto é muito, muito, muito improvável", declarou.

Com a primeira rodada do grupo mundial a ser disputada apenas entre os dias 6 e 8 de março, o ídolo local terá ainda um mês inteiro para pensar na hipótese de voltar às quadras. Se optar pelo retorno, será recebido de braços abertos pelo capitão. "Se ele me falar que está interessado, estará lá", garante Wilander.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 26 de Janeiro de 2009 às 13:36


Notícias