Primeiro do dia

Wawrinka estreia com vitória em belo jogo contra top 30

Diante de Kohlschreiber, suíço protagonizou partida bem disputada nesta quarta-feira


Cinco fusos à frente do horário oficial de Brasília, o terceiro dia do Masters 1000 de Monte Carlo começou logo às 6h. A manhã, que conta com estreias importantes, começou com o jogo entre o cabeça de chave número quatro Stan Wawrinka e o alemão Philippp Kohlschreiber, 28º do ranking ATP. Favorito, o top 5 conquistou sua quarta vitória sobre o rival por parciais de 7/6 (7-2) e 7/5, após 1h36 de partida.

Classificado para as oitavas de final, o suíço tem como próximo adversário o francês Gilles Simon. Cabeça de chave número 16, ele vem de vitória sobre o húngaro Grigor Dimitrov por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 e 6/3. Se confirmar novamente o favoritismo, Wawrinka pode encarar o espanhol Rafael Nadal, nas quartas de final.

Oito vezes campeão em Mônaco, o “rei do saibro” é o próximo a entrar na quadra principal do Monte-Carlo Country Club, nesta quarta-feira. Cabeça de chave número cinco, ele encara o britânico Aljaz Bedene (60º), em confronto inédito. Em seguida, o número um do mundo Novak Djokovic enfrenta pela primeira vez o tcheco Jiri Vesely (55º).

O jogo
Na Court Rainier III, o suíço começou sacando. Nas primeiras trocas de bola, entretanto, cometeu dois erros não forçados – uma bola fora e outra na rede - com dois backhands de uma única mão. Todos os pontos do primeiro game terminaram em erros, resultando em vantagem para o alemão. Na primeira bola do segundo game, porém, Wawrinka mandou uma paralela e largou na frente para, em seguida, devolver a quebra em seu segundo break point.

No terceiro game, Wawrinka virou o confronto sem deixar que seu rival pontuasse. O jogo voltou a ficar empatado e seguiu a mesma toada até o 11º game. No oitavo, o quarto melhor tenista da atualidade teve a chance de quebrar o serviço alemão pela segunda vez, mas a desperdiçou. Já no nono, aconteceram a primeira dupla falta e o primeiro ace do duelo, ambos provenientes da raquete suíça.

Wawrinka foi campeão do Masters 1000 de Monte Carlo em 2014

Usufruindo de boas jogadas, Kohlschreiber venceu o 12º game de zero e levou a decisão do primeiro set para o tie break. Nele, Wawrinka foi bastante superior, saindo na frente com um 2/0 e chegando a abrir 5/1, logo em seguida. Com quatro chances para fechar a parcial, o suíço precisou de apenas uma para – com uma deixadinha – sair verdadeiramente em vantagem na partida.

O segundo set, assim como o primeiro, também começou com quebra de serviço; mas desta vez a favor do cabeça de chave. Após conquistar os dois primeiros games, Wawrinka começou o terceiro com um dos pontos mais bonitos da partida, com direito a lob. Apesar de visivelmente mais solto em quadra, a inconstância do suíço se fez presente e permitiu a virada por 4/3.

Pouco depois, os dois tenistas protagonizaram o game mais longo da partida, com duração superior a oito minutos. Após sua disputa, Kohlschreiber anotou 5/4, mas assistiu ao seu rival passar novamente à frente no marcador. Quebrando o saque alemão e vencendo de zero o 11º game, Wawrinka sacou para fechar o jogo. A vitória veio com uma bola alemã na rede em duplo match point.

Da redação

Publicado em 13 de Abril de 2016 às 07:47


Notícias ATP Masters 1000 de Monte Carlo Stan Wawrinka Philipp Kohlschreiber