Assim que funciona

Você acha que a bola saiu, mas seu adversário continuou o ponto. O que fazer?

Resolução do problema depende se o jogo acontece em quadra dura ou de saibro


A situação é mais comum do que parece. Você está sacando um primeiro serviço. Faz o movimento, golpeia a bola e percebe que ela foi para fora. No entanto, para sua surpresa, seu adversário responde. Você, pasmo, fica sem reação, não sabendo se vai para a bola ou já se prepara para o segundo saque. No fim, deixa a bola passar, acreditando que o saque foi mesmo fora, mas, quando você olha para seu oponente, ele já está na outra diagonal esperando o próximo ponto. Espantado, você questiona: “Mas o saque foi fora, não foi?” E recebe como resposta: “Eu acho que foi boa, então respondi e ganhei o ponto”.

Pronto, o impasse está criado. Você argumenta que não foi em direção à devolução de saque, pois viu que a bola tinha sido fora. Ele retruca, contudo, que quem faz as marcações em sua quadra é ele. Quem está com a razão? Depende. Se a partida está sendo disputada em quadra rápida, que não deixa marcas, o que vale é a marcação do “dono da quadra”. Ou seja, se ele considerou a bola boa, ela é boa. Se achou que foi fora, ela é fora.

Mas e em quadra de saibro? Em um campo de terra batida, você pode checar a marca deixada pela bola. Se ela apontar fora, dando razão para a sua reclamação, ótimo, você vai para o segundo saque. Se não, perdeu o ponto. Vale lembrar, porém, que mesmo na quadra de saibro, cada jogador faz as suas chamadas e mostra as suas marcas. Então, caso seu rival aponte uma marca fora, mesmo você dizendo que não foi aquela, ele terá razão – a não ser que um árbitro possa interferir alegando que a marca não pode corresponder ao golpe em questão.

Ou seja, na dúvida, se seu adversário não chamou bola fora, continue o ponto.

LET

Outra situação similar e que também causa muita controvérsia é o let, ou seja, quando o saque toca a fita e cai no quadrado de serviço da quadra adversária. Às vezes, esse toque é tão sutil que nem todos os jogadores percebem e, quando isso ocorre, há discordâncias. No entanto, diferentemente da bola fora ou dentro, o let pode ser chamado tanto pelo sacador quanto pelo recebedor. Portanto, mesmo que seu adversário não tenha percebido a bola tocar na rede, você tem todo o direito fazer a chamada, esteja sacando ou recebendo.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 30 de Dezembro de 2016 às 15:27


Notícias Instrução Regras Tênis