Vim, joguei e venci!

A contusão da grande estrela do Grand Champions Brasil, Pete Sampras, fez com que o torneio fosse adiado. E, recuperado, o norte-americano mostrou que não veio à toa


#R#

Luiz Cândido/Alpha Imagem

13 de maio. Uma semana antes do início do Grand Champions Brasil, que anunciava a presença de Pete Sampras pela primeira vez no País, surge uma notícia devastadora: "Ele não vem mais!" Uma contusão nas costas sofrida durante outro torneio-exibição deixaria a grande estrela de molho por um mês. Porém, da tragédia logo se seguiu um alento: "O torneio será adiado em um mês!" Pronto. Os brasileiros poderiam ficar tranqüilos, pois veriam o norte-americano de perto, sim.

O tempo passou, com muita gente ainda duvidando da vinda e das condições dele, é verdade, mas, no fim, Sampras não só apareceu, como jogou e jogou muito. O norteamericano mostrou que, mesmo longe do circuito profissional há mais de cinco anos, seu nível ainda está muito alto. O saque, principal arma de seu jogo, continua tão mortal quanto antes. A exuberância dos voleios, com precisão e toques de classe, é incrível. O instinto de antecipação na devolução de saque, especialmente para atacar o segundo serviço adversário, se manteve. A direita na corrida em contra-ataque, quando as pernas deixam, segue devastadora.

Fora isso, Sampras continua extremamente sério e focado. É uma exibição? É, mas nem por isso ele quer fazer gracinhas. O único jeito que ele aprendeu a se exibir é dando o seu melhor e vencendo. Se o adversário quiser bancar o engraçadinho, tudo bem, o norte-americano simplesmente passa como um trator sobre ele, destilando jogadas plásticas com saque-e-voleio, bate-pronto, winners e o que mais lhe convir para ganhar. Fernando Meligeni, Marc Groellner e Thomas Muster que o digam.

No primeiro dia, Fininho entrou um pouco brincalhão, porém, em pouco tempo percebeu que a diversão de Sampras era fazê-lo correr de um lado para outro da quadra para ganhar o primeiro set. Se não jogasse sério, o brasileiro tomaria uma aula. Com o norte-americano se poupando um pouco e Meligeni mais centrado, Fino venceu a segunda parcial. No match-tiebreak, contudo, a precisão do saque de Pete falou mais alto.

Um dia antes, na coletiva de imprensa, o brasileiro já havia antecipado o seu sofrimento em tentar responder o saque de Sampras. Por que ele é considerado o melhor sacador de todos os tempos? Qual a grande dificuldade de seu saque? "É o único jogador que você não sabe onde vai sacar. Por ele colocar a bola sempre no mesmo lugar no momento do toss, fica muito difícil você adivinhar. Só dá para saber quando a bola passa a rede. Aí já é tarde", comentou Meligeni. Depois do jogo, perguntado como se sentiu ao tentar pegar o saque do norte-americano, ele replicou: "Como um goleiro no pênalti".

Melhor ainda por vir

Apesar da boa apresentação contra Fininho, Sampras admitiu que ainda não estava 100% e sentiu um pouco as costas. A preocupação com o estado de sua lombar, entretanto, foi logo dissipado com uma apresentação magistral no dia seguinte diante do meio-brasileiro meio-alemão Marc Groellner, desconhecido da maioria do público. Nascido no Rio de Janeiro, este filho de diplomata alemão foi campeão da Copa Davis pela Alemanha em 1993, em um time que tinha Michael Stich. Diante de Goellner, Sampras, sem medo das dores, exibiu o melhor do estilo saque-e-voleio. Foi uma partida rápida, mas extremamente bem jogada. Pelo visto, a mãos de Gary Kitchell, preparador físico de Pete, são mesmo mágicas.

Por fim, o norte-americano enfrentou Muster. Se em 1996, no fatídico confronto da Davis contra o Brasil, também em São Paulo - em que abandonou a partida de duplas tamanha a hostilidade da torcida - o austríaco não ficou com uma boa impressão do País, ao menos agora o público riu muito com suas brincadeiras. Assumindo o papel de palhaço, Muster tentou tirar um pouco da seriedade de Sampras. Conseguiu poucos sorrisos e nada mais. Enquanto isso, no outro grupo de jogadores, quem se destacava era Marcelo Ríos. Assim como Sampras, o chileno continua mostrando em quadra, e fora dela, boa parte das características que o consagraram. A habilidade na canhota, o raciocínio rápido, a improvisação e até mesmo a displicência dos golpes continuam suas marcas registradas. No entanto, nem mesmo os anos de aposentadoria o deixaram menos intragável e antipático.

#Q#

fotos: Luiz Cândido/Alpha Imagem

Os repórteres bem que tentaram entrevistá- lo, mas, como sempre, a receptividade do tenista que um dia foi considerado o mais odiado do mundo do tênis, pela revista Sports Illustraded, foi nula. A Revista TÊNIS foi um dos veículos que tentou falar com Ríos, mas desistiu diante de sua má vontade. Ao ser perguntado sobre sua habilidade, que seu ex-técnico Larry Stefanki chegou a comparar com Rod Laver, o "Chino" foi lacônico e disse mesmo que nunca havia visto o australiano jogar. Sobre a afirmação da Sports Ilustrated acima citada, retorquiu com um: "Nunca a li".

Regina Lages/Alpha Imagem

Juvenis jogam e convivem com ídolos

Oito bons nomes do tênis juvenil brasileiro também disputaram jogos na quadra montada no Golden Hall do World Trade Center em São Paulo. Os convidados, Ídio Escobar (RJ), Vitor Manzini (SP), Lucas Lopasso (SP), João Bosco (MT), Rodrigo Schaefer (SC), Augusto Laranja (SP), Thomaz Takemoto (SP) e Gilberto Azevedo Neto (SP) podem dizer que tiveram uma experiência inigualável.

"O Ríos tem aquele timing impressionante, o Meligeni, a vontade, o Jaiminho, a devolução... Se conseguirmos fazer um pouco de cada um na carreira, seria perfeito", afirmou Lopasso. "Queria ter um pouco do talento de todos. A facilidade do Sampras, a raça do Meligeni. A atitude de cada um pode ser um algo a mais", disse Escobar. "Cada um tem o seu estilo, mas queria jogar como Sampras, claro. É o que todo mundo busca, ser um jogador completo", contou Laranja.

Todos os dias, antes de os veteranos entrarem em ação, os meninos também jogaram um torneio-exibição entre si. O campeão foi Escobar, que venceu Lopasso na final, por 6/4 e 6/1. Os finalistas ganharam passagens para disputar torneios. Escobar para a Europa e Lopasso para os Estados Unidos. Entretanto, outro prêmio para os dois jovens foi uma partida de duplas ao lado de Marc Goellner e Andrei Cherkasov. Com o russo, desta vez Lopasso se deu melhor e venceu Escobar e seu parceiro, por duplo 7/5.

 

Yzaga: jogo fácil


#Q#

Muster: pouco jogo, muita festa

Se lhe faltam tato e boa vontade, ainda lhe sobra destreza em quadra. Tanto que a imprensa chilena o tem instigado sobre a possibilidade de defender o Chile no próximo confronto pela Copa Davis diante da Austrália, pelo play-off do Grupo Mundial. Com a má fase de Nicolas Massú, os chilenos acreditam que Ríos é um bom nome, ao menos para a dupla. No entanto, ele se irrita com a indagação sobre o assunto.

Amarelinha

Tamanha era a diferença de nível entre o chileno e os outros tenistas de seu grupo, que a sua displicência foi notável. O russo Andrei Cherkasov, de golpes potentes, mas pouco ortodoxos, não foi páreo. Assim como o brasileiro Jaime Oncins, que de vez em quando ainda se complica no saque apesar de conservar a bela esquerda. Tampouco o peruano Jaime Yzaga, que, assim como Ríos, bate muito fácil na bola, conseguiu trazer problemas para o primeiro sul-americano a se tornar número um do mundo.

Sendo assim, a expectativa era de que a final entre Sampras e Ríos fosse de alto nível. Mas o chileno continuou desleixado, pelo menos no primeiro set. No segundo, tentando ficar mais focado, levou a decisão para o tiebreak, mas sua habilidade não foi suficiente para parar o saque do norte-americano. Durante a cerimônia, diversos seguranças estiveram a postos na quadra para deixar Sampras tranqüilo. Dias antes a "fúria" da platéia foi tanta que Pete ficou assustado, pois as pessoas o puxavam por todos os lados. Aliás, muita gente reparou que ele quase não se sentava na cadeira nos intervalos dos games ímpares durante os jogos, tamanha a impertinência de uma parte da torcida.

Joguei com Sampras

Ver um ídolo de perto já significa muito. Conseguir um autógrafo, então, pode ser a realização de um sonho. E bater uma bola com ele, seria o quê? "Foi uma experiência indescritível ter feito dupla com Pete Sampras", revela Milton Luiz de Melo Santos, presidente do banco Nossa Caixa, patrocinador do evento.

Durante um Pro-Am, Santos atuou ao lado do norte-americano contra um amigo empresário, que formou parceria com o chileno Marcelo Ríos. Ganharam? "Perdemos, porque acho que fui um peso muito grande para o Sampras", ri o presidente da Nossa Caixa, que completa: "Joguei uma paralela boa no Ríos. Consegui um ace. Mas não deu para recuperar".

No entanto, dois jovens experimentaram emoção ainda maior. No sábado, Ídio Escobar, 16 anos, foi convidado pelo norte-americano para aquecer durante cerca de 15 minutos. "Fiquei meio assustado, sem saber o que fazer, mas depois fui soltando. Ele foi ajudando", recorda o rapaz, que ainda recebeu dicas do ídolo: "Ele é bem legal, até me deu um toque no voleio. Falou para eu deixar a raquete mais na frente, o cotovelo mais esticado e fazer o movimento mais curto".

Por fim, outro que dividiu a quadra com Sampras por alguns minutos foi o garoto Luiz Felipe Inaimo, 14 anos. "Vem muita coisa na cabeça. É muita emoção. No começo fiquei sem reação. Tremi para caramba. Tive medo de errar. Era uma responsabilidade. Só eu sei o que senti", recorda o menino, que afirma: "Ele é 'o' cara". Além de guardar para sempre esta lembrança na memória, Inaimo terá algo mais para ajudá-lo a recordar este dia especial, pois o norte-americano lhe presentou com as munhequeiras e o troféu que recebeu pelo título no torneio em São Paulo.

 

Meligeni: malabarismos


#Q#

fotos: Luiz Cândido/Alpha Imagem
Cherkasov: eficiência sem plástica

No entanto, Sampras foi extremamente simpático. Falou bem da cidade, apesar de pouco ter saído do hotel (quando saiu foi apenas para alguns shoppings), e da recepção do público. Para a alegria de todos, ao ganhar de presente uma camisa da Seleção brasileira de futebol, fez questão de vesti-la (não havia problema, já que seu patrocinador de roupas é o mesmo do Brasil). Por fim, Sampras quis provar que todo o esforço para trazê-lo ao País valeu a pena. Ele veio, jogou e venceu. Era isso o que se esperava dele, foi isso o que ele fez.

Goellner: meio-brasileiro

 

Resultados

Grupo Thomaz Koch
Pete Sampras
Thomas Muster
Marc Goellner
Fernando Meligeni

Grupo Carlos Kirmayr
Jaime Yzaga
Marcelo Ríos
Andrei Cherkasov
Jaime Oncins

Quinta-feira, 19 de junho
Goellner v. Muster 6/2 e 6/4
Oncins v. Yzaga 6/4 e 6/4
Ríos v. Cherkasov 6/3 e 6/2
Sampras v. Meligeni 6/3, 4/6 e 10/6

Sexta-feira, 20 de junho
Cherkasov v. Yzaga 6/3 e 6/2
Meligeni v. Muster 6/3 e 6/2
Ríos v. Oncins 6/2 e 6/1
Sampras v. Goellner 6/3 e 6/2

Sábado, 21 de junho
Oncins v. Cherkasov 6/7(2), 6/4 e 10/7
Meligeni v. Goellner 7/6(10), 3/6 e 10/7
Ríos v. Yzaga 6/0 e 7/5
Sampras v. Thomas Muster 6/3 e 6/2

Domingo, 22 de junho
Oncins v. Meligeni 6/2, 6/7(6) e 10/7
Sampras v. Ríos 6/2 e 7/6(5)

Arnaldo Grizzo

Publicado em 2 de Julho de 2008 às 11:01


Torneio

Artigo publicado nesta revista