"Velhinhos" voltam ao Brasil

Turnê de veteranos da ATP terá novamente uma etapa no Brasil, desta vez em maio e com jogadores "mais jovens"


fotos: Luiz Cândido/Alpha Imagem
O sueco Mats Wilander e o argentino Guillermo Vilas (página ao lado) foram algumas das atrações da etapa brasileira em 2007

Aposentadoria foi feita para descansar, dormir até mais tarde e aproveitar a vida após anos de trabalho duro. Menos no tênis masculino. Em 1997, a ATP criou um circuito de veteranos. Com o tempo, ele ganhou fama e conseguiu reunir os melhores nomes que o esporte já viu. No ano passado, com novo patrocinador, passou a ser chamado de Black Rock Tour of Champions e visitará novamente no Brasil em 2008.

Em novembro do ano passado, o ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, abrigou a competição, que reuniu nomes como Sergi Bruguera, Guillermo Vilas, Mats Wilander etc. Neste ano, o torneio terá a mesma sede, mas será antecipado para maio, do dia 21 a 24. "Queremos trazer jogadores mais jovens para que o nível de jogo seja mais equilibrado", afirma Dácio Campos, um dos promotores do evento.

Nesta temporada, o circuito terá 12 etapas, além do Masters, disputado em Londres, no Royal Albert Hall. A turnê começa em Belfast (Irlanda do Norte) e passa por Barcelona (Espanha), Hamburgo (Alemanha), São Paulo, Istambul (Turquia), Graz (Áustria), Algarve (Portugal), Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Eindhoven (Holanda), Budapeste (Hungria), Frankfurt (Alemanha) até chegar à Londres, para o evento que reunirá os oito melhores colocados no ranking.

E somente oito tenistas participam de cada uma das etapas do ano. Para garantir a qualidade das edições, a ATP tem três pré-requisitos: o tenista precisa ter sido número um do mundo, ou ter chegado à final de um Grand Slam, ou ter participado em simples de uma equipe campeã da Copa Davis. Cada sede também poderá oferecer dois convites.

SAMPRAS
Em 2007, Bruguera terminou como líder do ranking após vencer sete das oito etapas que disputou, incluindo a brasileira, quando derrotou Fernando Meligeni na final. Mas, ano após ano, o circuito, agrega novos nomes para se juntarem às atrações já confirmadas como John McEnroe, Bjorn Borg, Thomas Muster, Marcelo Ríos, entre tantos outros. Desta vez, cogita-se que Pete Sampras também jogará.

Sampras já mostrou que ainda tem jogo para competir com os profissionais. Venceu o atual líder do ranking da ATP , o suíço Roger Federer, em uma das três exibições que fizeram no fim de 2007. E, em fevereiro deste ano, atropelou o alemão Tommy Haas por 6/4 e 6/2 em apenas 42 minutos.

Os organizadores da etapa brasileira não quiseram confirmar a presença de nenhum jogador, mas garantem que o torneio terá jogos de alto nível técnico. Especula-se que as negociações com Sampras e Ríos estejam bem encaminhadas. Vamos torcer.

Etapas de 2008

Belfast - Irlanda do Norte 21 a 24 de fevereiro

Barcelona - Espanha 24 a 27 de abril

Hamburgo - Alemanha 14 a 17 de maio

São Paulo - Brasil 21 a 24 de maio

Istambul - Turquia 17 a 20 de julho

Graz - Áustria 29 de julho a 2 de agosto

Algarve - Portugal 5 a 8 de agosto

Paris - França 18 a 21 de setembro

Bruxelas - Bélgica 25 a 28 de setembro

Eindhoven - Holanda 2 a 5 de outubro

Budapeste - Hungria 9 a 12 de outubro

Frankfurt - Alemanha 13 a 16 de novembro

Londres - Inglaterra 2 a 7 de dezembro

Da redação

Publicado em 3 de Março de 2008 às 07:25


Torneio

Artigo publicado nesta revista