Um bom ano

Quarta edição do Prêmio TÊNIS consagra Bruno Soares e Teliana Pereira em um ano em que o Brasil voltou à elite do tênis mundial


EM 2012, THOMAZ BELLUCCI ganhou mais um título de ATP, seu terceiro na carreira e liderou o Brasil na volta ao Grupo Mundial da Copa Davis. Porém, quem roubou a cena no ano foi Bruno Soares. Ele conquistou seis títulos, entre eles, o Grand Slam de duplas mistas do US Open, e, juntamente com Marcelo Melo, deu o ponto decisivo para o País no confronto contra a Rússia na Davis. Por isso, ele desbancou Bellucci (que havia vencido nas três vezes anteriores) e foi eleito o principal tenista do ano no Prêmio TÊNIS 2012, realizado pela Revista TÊNIS, com apoio da CBT.

A maior festa do tênis nacional ocorreu no dia 15 de dezembro, na Costa do Sauípe, logo após a finalização do Masters da CBT, que reuniu os grandes nomes do tênis do Brasil durante um semana na costa baiana, e teve transmissão ao vivo pelo canal Bandsports. Durante a apresentação, além de Soares, foram premiados os principais destaques da temporada em diversas categorias.

Teliana Pereira, que terminou 2012 como a melhor brasileira no ranking WTA, foi eleita a melhor em simples e duplas, subindo ao palco duas vezes para receber seus troféus. "Foi um ano bastante difícil, de muita luta, mas queria agradecer a todos os que me apoiaram e também agradecer pelo reconhecimento", apontou a tenista.

Os melhores duplistas de 2012, Teliana Pereira e Bruno Soares João Zwetsch, melhor técnico pela terceira vez
Monica Yanagi e Cesar Kist (representando Roger Guedes), os melhores veteranos Dupla de juvenis Thiago Monteiro e Beatriz Haddad Maia repetiu o prêmio de 2011
Natalia Mayara e Daniel Rodrigues, os melhores cadeirantes Carlos Bernardes, o melhor árbitro de 2012

Entre os juvenis, nova dobradinha na dupla Thiago Monteiro e Beatriz Haddad Maia, que havia sido eleita no ano passado. Bia ficou com seu quarto troféu. Assim como Roger Guedes nos veteranos. Apesar de ter atuado em um único torneio durante o ano, o nome do bauruense foi o mais lembrado na votação do público e dos especialistas. Entre os cadeirantes, a jovem Natalia Mayara também levou o segundo troféu para casa. Por ter capitaneado o Brasil na volta ao Grupo Mundial da Davis, João Zwetsch foi eleito pela terceira vez em quatro anos.

Entre os torneios, a Copa Gerdau, torneio de mais alto escalão da ITF juvenil no Brasil, comemorou a quarta vitória e o Brasileirão foi eleito pelo terceiro ano consecutivo a melhor competição nacional. A cidade de São José do Rio Preto também pode se orgulhar dos eventos que realiza, pois no ano passado havia vencido com o melhor Challenger e agora com o melhor Future, realizado no clube Monte Líbano.

Aimar Ribeiro, do clube Harmonia de S. J. do Rio Preto recebe homenagem das mãos de Christian Burgos Nilton Vasconcelos é homenageado pelo presidente da Federação Baiana de Tênis, Gian Biglia
Aparecido Martan, da Koch Tavares, recebe prêmio pelo Brasil Open Ennio Moreira, organizador da Copa Gerdau
Jorge Lacerda ganhou placa dos presidentes das federações estaduais Armando Braga, do clube Monte Líbano, recebe o prêmio pelo melhor Future

HOMENAGENS

Próximo ao final da apresentação do Prêmio TÊNIS, algumas personalidades e empresas foram homenageadas. Gustavo Kuerten, assim como no ano passado, estava presente e recebeu o prêmio pelas ações sociais do Instituto Guga Kuerten, eleito o melhor projeto social de 2012. "Estamos vivendo uma época bastante promissora do tênis brasileiro e esse apoio, que a Confederação por meio dos Correios proporciona aos nossos tenistas, é fundamental. A gente espera que cada vez mais empresas venham se unir a essa família do tênis e fiquem com a gente, cresçam com a gente", afirmou o catarinense pouco antes de o vice-presidente de tecnologia dos Correios, Antônio Luiz Fuschino, subir ao palco para receber uma homenagem e reafirmar o compromisso da empresa com o tênis nacional.

Na mesma toada, Nilton Vasconcelos, secretário de esportes do estado da Bahia, e Aimar Ribeiro, presidente do clube Harmonia de São José do Rio Preto, sede da Copa Davis, também receberam homenagens por seu apoio à modalidade, assim como também o canal Bandsports, representado pelo jornalista Francisco Leite Moreira, um dos grandes divulgadores do tênis.

Por fim, o presidente da Federação Baiana de Tênis, Gian Biglia, falando em nome de todos os presidentes de federações do Brasil, prestou uma homenagem ao presidente da CBT, Jorge Lacerda, por seu trabalho frente à entidade, entregandolhe uma bandeira de prata. Agora resta desejar que os bons ventos de 2012 continuem soprando no próximo ano.

Antônio Luiz Fuschino

Roberto Marcher, da Koch Tavares, recebe prêmio pelo Gillett e Federer Tour

Teliana Pereira, melhor em simples e duplas

Francisco Leite Moreira, do canal Bandsports, e Chris kypriots, da ITF
Luiz Fernando Baliero, presidente eleito da Federação Paulista de Tênis, recebe troféu em nome do aberto de São Paulo
Graziela Cavaggioni, dos Correios entrega prêmio para Thomaz Bellucci
 
Paulo Moriguti , da CBT, levanta troféu pelo Campeonato Brasileira Infanto-Juvenil  

 

Guga levou o prêmio pelo melhor projeto social com o Instituto Guga Kuerten

 

LISTA DOS PREMIADOS DE 2012

Melhor tenista geral - Bruno Soares
Melhor tenista simples masculino - Thomaz Bellucci
Melhor tenista simples feminino - Teliana Pereira
Melhor duplista masculino - Bruno Soares
Melhor duplista feminino - Teliana Pereira
Melhor juvenil masculino - Thiago Monteiro
Melhor juvenil feminino - Beatriz Haddad Maia
Melhor veterano masculino - Roger Guedes
Melhor veterano feminino - Monica Yanagi
Melhor cadeirante masculino - Daniel Rodrigues
Melhor cadeirante feminino - Natalia Mayara
Melhor treinador - João Zwetsch
Melhor árbitro - Carlos Bernardes
Melhor Projeto Social - Insti tuto Guga Kuerten
Melhor torneio juvenil nacional - Campeonato Brasileiro
Infanto-Juvenil (Brasileirão)/ Circuito Correios
Melhor torneio juvenil internacional - Copa Gerdau
Melhor Future - São José do Rio Preto F-21
Melhor Challenger - Aberto de São Paulo
Melhor ATP - Brasil Open
Melhor torneio exibição - Gillett e Federer Tour

Arnaldo Grizzo

Publicado em 26 de Dezembro de 2012 às 08:44


Especial

Artigo publicado nesta revista

A turnê de Federer pelo Brasil

Revista TÊNIS 111 · Janeiro/2013 · A turnê de Federer pelo Brasil

Analisamos os golpes do suíço em São Paulo