Treino Tático

Saber o que fazer em cada situação de jogo é fundamental. Para entender isso, é preciso treinar taticamente


Ella Ling/RCA Productions

Quem já não teve a experiência de ficar na dúvida do que fazer durante uma jogada? “Vou para a rede ou fico no fundo? Bato forte ou dou uma deixada? Dou um lob ou uma passada?” Muitas vezes, a decisão tomada não foi a melhor, ou a dúvida do que fazer gerou um problema de má execução da jogada e, consequentemente, à perda do ponto.

#Q#

Essas dúvidas podem aparecer no jogo e, quando acontecem em um momento importante, podem ser fatais. Para melhorar o seu conhecimento tático e ter a clareza de qual é a melhor opção de jogada em um determinado momento da partida, sugerimos que você se atente para o que chamamos de treinamento tático.
No artigo da edição anterior, falamos sobre o tênis de porcentagem. Uma vez que compreendamos que o tênis é um jogo de porcentagens (números e probabilidades de acerto e erro), torna-se imprescindível que, durante nossas sessões de treinamento, tenhamos treinos específicos de táticas de jogo. É através do treino tático que o jogador é estimulado a pensar e refletir sobre o resultado de suas decisões diante de situações específicas. Treino tático é fazer o jogador “usar a sua inteligência” para solucionar o problema.

Vejamos quais outros benefícios o treino tático traz ao jogador:

- Comprova qual jogada traz ou não resultado em uma determinada situação;
- Solidifica conceitos táticos padrões, como, por exemplo, subir à rede na paralela, devolver o saque cruzado e fundo, fazer o adversário bater em deslocamento etc;
- Incentiva continuamente o jogador a utilizar a sua liberdade de escolha;
- Conscientiza o tenista de suas possibilidades e limitações.

Clareza de pensamento

Ao organizar a sessão de treinamento tático, é importante que sejam incluídas as situações que se repetem com maior frequência nos jogos. É vital que o jogador tenha claro em sua mente quais são as opções táticas favoráveis em cada situação, ou seja, “se acontecer isso, farei aquilo”.
Também é importante que se construam exercícios e pontos em condições semelhantes a uma partida. Quanto maior a variedade de adversários, melhor. A seguir, vamos ilustrar alguns exercícios que servirão como dicas para você criar outros moldes de treino tático:

#Q#

Objetivo tático: Tomar a iniciativa do ponto após o saque/ devolução


- Execute um saque seguido de um golpe de fundo (preferencialmente o forehand) que pressione o adversário;
- Faça um saque seguido de um primeiro voleio sólido;
- Tente uma devolução ofensiva seguida de um ataque de forehand;
- Vá para uma devolução ofensiva seguida de um voleio firme.

Objetivo tático: Utilizar a sua melhor arma na hora do break- point a favor ou contra

- Modificar a contagem, iniciando o ponto em situações de break-point. A principal arma do tenista deve ser utilizada neste momento, podendo variar de acordo com cada estilo de jogador. Se for atacar com o forehand, ataque. Se for subir à rede, suba. Se for trocar bolas, troque bolas. Se for usar o slice, use o slice, e assim por diante, sempre com sua principal arma.

Objetivo tático: Utilizar o elemento surpresa em um momento importante da partida

- Outra possibilidade para os chamados “Big Points” (Grandes Pontos, ou pontos-chave) é executar não somente a jogada que você faz bem, mas a jogada que seu adversário não esteja esperando – mesmo que não seja a sua jogada preferida. Nesse caso, surpreenda.

#Q#

Drills

Os exemplos anteriores são todos simulações em situações de jogo. Caso você queira treinar uma situação específica, inicie o ponto a partir dela e utilize a tática adequada. Exemplo: Se seu objetivo tático for rebater uma bola alta e pesada no backhand, peça para o adversário ou treinador iniciar o ponto com esta bola e, a partir daí, treine as opções táticas para esta jogada.

Sabemos que a tática varia entre outras coisas – de acordo com o adversário, a superfície da quadra, a contagem do jogo etc. Por isso, explore ao máximo as possibilidades e limitações do adversário, da quadra. Busque a máxima performance em cada ponto, como se fossem todos match points. Quanto mais você vivenciar cada opção tática, maior confiança terá na hora de aplicá-las.
Uma vez que já tenha o hábito de realizar treinos táticos, lembre-se sempre de usar nos jogos as táticas que oferecem as melhores possibilidades e com as quais você já teve êxito anteriormente.

Cesar Kist - Depto. De Capacitação Da Cbt

Publicado em 28 de Setembro de 2009 às 06:49


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista