Destaque

Título do Brasil Open coloca Soares e Butorac na zona de classificação do ATP Finals

Em SP, dupla conseguiu primeiro título e manteve-se no 6º posto do ranking do ano; próximos eventos serão Memphis, Acapulco, Indian Wells e Miami


Divulgação/Marcelo Ferrelli
Entrosamento de Butorac e Soares foi mostrado em quadra - título do Brasil Open
O início da parceria entre o mineiro Bruno Soares e o norte-americano Eric Butorac não poderia estar caminhando melhor. Após chegar às quartas de final do Australian Open, em janeiro, o time conquistou seu primeiro título na temporada, no Brasil Open, em São Paulo, resultado que manteve a dupla na 6ª posição do ranking da temporada.

Mesmo com muitos eventos ainda por vir em 2012, incluindo três Grand Slams, nove eventos Masters 1000 e demais ATPs 500 e 250 que vierem a escolher, Soares e Butorac estariam classificados para o ATP Finals de Londres, competição que é realizada em novembro e que reúne as oito melhores parcerias do ano.

No momento, os dois contabilizam 450 pontos, empatados com a parceria norte-americana Scott Lipsky e Rajeev Ram. Os melhores de 2012 até aqui são Leander Paes (IND) e Radek Stepanek (RTC), campeões do Aberto da Austrália.

Evitando pensar no término do ano, Bruno, que se tornou bicampeão do evento brasileiro (em 2011, venceu ao lado de Marcelo Melo), disse em entrevista coletiva após a final que ele e Butorac vêm adquirindo um entrosamento fundamental e o foco é apenas jogar bem as próximas competições.

Divulgação/Gaspar Nóbrega
Em São Paulo, dupla conquistou primeiro evento juntos
"A gente se considera uma dupla boa o suficiente para brigar por esses lugares lá de cima, mas é muito cedo para pensar em ATP Finals. Todo ano, isso é definido nos Grand Slams e nos Masters 1000. A gente está jogando bem, está com ritmo, está entrosando e agora vêm aí dois ATPs 500, além de Indian Wells e Miami. Então, é importante começarmos a jogar bem para pensar lá na frente", analisou Soares, atual número 18 do ranking de duplas.

Nesta semana, Butorac e Soares jogam o ATP 500 de Memphis, nos EUA, onde estreiam diante do time formado pelos britânicos Colin Fleming e Ross Hutchins. "Estou em São Paulo há dez dias, foi incrível. Muito disso é graças a Bruno, seus amigos, sua família, que me proporcionaram dias ótimos e me aceitaram como parte da família. Foi melhor do que eu sonhava. Acho que, em Memphis, vai ser parecido. Teremos bastante apoio de minha família e dos meus amigos e provavelmente a experiência vai ser a mesma. Só que ao contrário", concluiu o americano.

Após Memphis, a dupla encara o ATP 500 de Acapulco e, logo em seguida, parte para os primeiros eventos da série 1000 da temporada - em Indian Wells e Miami, ambos no mês de março.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Bellucci sobe em ranking, mas desiste de Buenos Aires e sairá do top 40 na próxima semana

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Em desafio Brasil x França, Bellucci e Mello tentam igualar Guga e quebrar barreira da 2ª rodada na Austrália

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Matheus Martins Fontes, De São Paulo

Publicado em 20 de Fevereiro de 2012 às 07:03


Notícias