Tênis Social

"Raquete para o Futuro" fomenta o tênis entre crianças de escolas públicas de Corumbá


foto: Divulgação
fotos: Divulgação

Em Corumbá (MS), reside um dos mais bem sucedidos projetos sociais envolvendo a prática de tênis no Brasil. Idealizado pelo campinense Orlando Papa Jr., o "Raquete para o Futuro" fomenta o esporte das raquetes entre crianças de escolas públicas da região.
Embora não tenha se transformado em um grande tenista, o pai do projeto corumbaense há anos dedica parte de seu tempo ao esporte; não para vencer grandes atletas ou apenas para melhorar seus golpes, mas, fundamentalmente, para mudar a cara de "esporte de rico" que o tênis apresenta ainda hoje para muitos. "A razão de ser do projeto é quebrar as barreiras do tênis para todos aqueles que querem jogar", diz Papa Jr.

Atendendo mais de 80 crianças, o projeto conta com apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que contribui através de seu Departamento de Capacitação com doações de bolas, camisetas e bonés. "Por se tratar de um projeto sério e pioneiro no Mato Grosso do Sul", justifica a CBT, em declaração oficial.
A iniciativa conta ainda com o apoio da prefeitura local e do Corumbaense Futebol Clube, que oferece estrutura para treinamento aos jovens, que a cada dia descobrem os prazeres do universo tenístico. Outro parceiro que tem contribuído com o "Raquete para o Futuro" é o promotor público Marcelo Morais, amante do esporte e entusiasta da causa de Papa Jr. "O tênis é um esporte para a vida toda. Ele é completo", diz Morais. "Além de tirar as crianças da ociosidade".

Criado em 2006, o "Raquete para o Futuro" é a continuação de outro trabalho social de Papa Jr, o "Criança na Quadra", criado em 2002, que também envolvia o tênis como meio de inclusão. Desde então, acertar a bolinha amarela tornou-se a diversão preferida de muitos dos mais de 99 mil habitantes da "capital do Pantanal".
Hoje, Corumbá conta com uma quadra pública, fato raríssimo Brasil afora. Mais que propiciar a prática do tênis, o "Raquete para o Futuro" modifica a visão de mundo das crianças, que, não fossem as raquetes e as quadras à disposição, talvez estivessem ocupadas com outras atividades menos educativas.

No extremo oeste do Mato Grosso do Sul, incrustada na imensidão de rios e mata do Pantanal, Corumbá é um cenário inédito e apaixonante aos olhos do resto do Brasil. Porém, para as crianças que lá nascem tudo parece normal. Novo e surpreendente para elas são as quadras, as raquetes... O jogo de tênis. Vivendo num lugar tão naturalmente belo, é curioso pensar que elas tenham encontrado um mundo tão fascinante apenas ao cruzar as linhas de uma quadra de tênis.

Felipe De Queiroz

Publicado em 29 de Setembro de 2009 às 05:49


Social

Artigo publicado nesta revista