Preparação física

Praticar tênis ajuda a entrar em forma

Aulas do esporte podem dar resultados excelentes


Sim, a vida cotidiana hoje rouba o nosso tempo. Você ama jogar tênis, mas crê que aquelas duas aulas semanais, apesar de divertidas e relaxantes, não são suficientes para ajudá-lo a manter a forma física. Então, começa a pensar que seria melhor gastar seu tempo caminhando ou correndo na esteira do seu prédio, pois teria um gasto calórico equivalente ao das aulas.

Para você que pode estar pensando nisso, vale um lembrete: em 30 minutos de tênis pode-se queimar muito mais calorias do que correndo. Como? Certamente não será com aquele joguinho vagaroso contra o seu colega que vive parando a cada game. Porém, em uma aula bem programada com drills de movimentação intensa, você vai gastar mais calorias do que em uma simples e monótona corrida na esteira. Sim, o tênis vai fazer você entrar em forma.

“Mas sempre me falaram que o tênis não condiciona, que eu preciso primeiro entrar em forma para poder jogar tênis”. Sim, é verdade. O tênis por si só não condiciona. O ideal é ter um bom condicionamento antes de entrar em quadra e, mais do que isso, complementar a prática do tênis junto com atividades de corrida e musculação. No entanto, o que não condiciona, na verdade, como já dissemos, é aquela partida esporádica, que servirá mais para aliviar o estresse do que para gastar calorias. Quando você faz um treino (aula) bem planejado, com foco que vai além da diversão proporcionada pelo esporte, os resultados físicos (e também técnicos) podem ser excelentes.

Não tenha medo do drill

Se você é daqueles que quando ouve a palavra drill logo pensa em aulinhas em grupo para crianças, perca esse preconceito, pois um treino em grupo, com tenistas do mesmo nível técnico, é capaz de trazer dois benefícios importantes: melhora técnica e física. Acredite, fazer drills é fundamental para melhorar a sua técnica. Mas não é necessário fazer apenas exercícios “estáticos”. Um bom professor deve ser capaz de montar drills que aprimorem os fundamentos básicos, simulando situações reais de jogo, portanto, sempre em movimentação.

Para se ter uma ideia, ao caminhar ritmicamente por uma hora, o gasto calórico é cerca de 300 kcal, valor que dobra caso você decida correr. Na bicicleta, seu gasto gira em torno de 200 e 300 kcal por hora, o mesmo que ao fazer musculação. Aqui, vamos mostrar (veja sugestões de treinos no box final) que, em uma aula de tênis de 30 minutos, você pode ter um gasto calórico maior do que uma hora de caminhada. Se seu treino tiver uma hora, ele vai valer mais a pena do que correr pelo mesmo período de tempo.


Treinos intervalados

Um dos porquês de o tênis poder ser uma atividade de alto gasto calórico é a possibilidade de criar os famosos e cultuados “treinos intervalados”. É muito comum executivos e aficionados por academias passarem horas nas esteiras e bicicletas dia após dia em busca do famoso corpo “seco” – ou melhor, com baixo percentual de gordura – , e o que se vê normalmente são meses de treinos com mudanças pouco significativas em relação às horas gastas nessas atividades.

Já não é de hoje que as corridas longas e de baixa intensidade caíram por água abaixo como a maneira mais eficiente de condicionamento e, principalmente, ganhos estéticos. Os “interval trainings” estão deixando de serem treinos apenas para os atletas de ponta e vão ganhando cada vez mais espaço dentro das rotinas de treino das pessoas. Inúmeros estudos já comprovaram maior gasto calórico total, maior oxidação de gordura, aumento do limiar anaeróbio e, a melhor parte, pode ser feito com a atividade da sua preferência, acabando com aquele famoso “sacrifício” de passar horas na esteira.

Uma aula de tênis, para aprimoramento técnico, com longas pausas, correções detalhadas, provavelmente vai ter um gasto calórico mais baixo, mas o foco é esse: aprimoramento técnico, porque a aula foi planejada para isso.Já não é de hoje que as corridas longas e de baixa intensidade caíram por água abaixo como a maneira mais eficiente de condicionamento e, principalmente, ganhos estéticos. Os “interval trainings” estão deixando de serem treinos apenas para os atletas de ponta e vão ganhando cada vez mais espaço dentro das rotinas de treino das pessoas. Inúmeros estudos já comprovaram maior gasto calórico total, maior oxidação de gordura, aumento do limiar anaeróbio e, a melhor parte, pode ser feito com a atividade da sua preferência, acabando com aquele famoso “sacrifício” de passar horas na esteira.

Agora, se o seu objetivo é queimar calorias, basta aplicar os princípios dos treinos intervalados aos seus drills, mesclando exercícios intensos com leves, fazendo intervalos de descanso mais curtos. O aprimoramento técnico talvez não seja o ideal nesses casos, mas qual era o foco da aula? Gasto calórico. Objetivo atingido.

Caso você queira mesclar ambos os objetivos dentro de uma mesma aula, não tem problema, basta deixar a parte técnica no inicio, quando o sistema nervoso está mais aguçado para os novos aprendizados e o corpo menos cansado para aprimoramento de novos movimentos. No decorrer da aula, os intervalos vão diminuindo e a intensidade vai aumentando, criando um treino mais metabólico voltado para a parte de condicionamento e ganhos estéticos, diminuindo a necessidade de tomadas de decisão e movimentos “perfeitos”.

Transformar o corpo não é uma tarefa fácil, demanda muito comprometimento e responsabilidade, então, se pudermos fazer isso com o esporte que nos motiva e nos faz felizes, melhor ainda. Está mais do que comprovado que o envolvimento da parte cognitiva e atividades prazerosas trazem os maiores resultados.

Sugestão de treinos de alto gasto calórico

Aula de 30 minutos

  • 5 minutos de aquecimento: alongamentos dinâmicos + quadradinho controle;
  • Movimentação lateral com forehand: 4 séries de 10 bolas com 1 minuto de intervalo (sai do meio da quadra, bate um forehand e volta para o meio);
  • Movimentação lateral com backhand: 4 séries de 10 bolas com 1 minuto de intervalo (sai do meio da quadra, bate um backhand e volta para o meio);
  • Forehand + backhand: 10 bolas com 1 minuto de intervalo (se uma bola quicar antes do T, o aluno paga 5 abdominais);
  • 4 voleios + 4 smashs: 4 séries com 45 segundos de intervalo;
  • 5 minutos de jogos sem intervalos.

Gasto calórico aproximado: 300 a 350 calorias

Aula de 1 hora

  • 10 minutos de aquecimento: alongamentos dinâmicos + quadradinho controle e jogos;
  • Forehand da linha de base, volta para o meio da quadra e faz um forehand de approach: 4 séries de 6 bolas com 1 minuto de intervalo;
  • Backhand da linha de base, volta para o meio da quadra e faz um backhand de approach: 4 séries de 6 bolas com 1 minuto de intervalo;
  • Forehand e backhand + dropshot valendo  o ponto: 3 séries de 3 a 6 bolas no fundo com 1 minuto de intervalo;
  • Approach com 6 voleios: 3 séries com 1 minuto de intervalo;
  • Curta e lob: 3 séries de 2 curtas + 2 lobs com 45 segundos de intervalo;
  • 10 minutos de jogos situacionais com pausa de um minuto e meio na metade.

Gasto calórico aproximado: 600 a 700 calorias

André Cunha

Publicado em 22 de Dezembro de 2015 às 15:42


Notícias drill forma física treinos intervalados aula