Táticas para saque e devolução nas duplas

Algumas boas opções para você executar durante o jogo de duplas e levar vantagem sobre seus adversários


Tenha sempre estratégias para saque e devolução

fotos: Arnaldo Grizzo
Devolução no pé é uma boa opção

Neste terceiro e último capítulo da série de táticas básicas de duplas, discorremos sobre como pressionar os adversários e obter vantagem a partir do saque ou da devolução. Quando falamos de obter vantagem, queremos dizer que com o serviço, ou a resposta, você pode: desequilibrar os oponentes; atrasar o ponto de contato deles, obrigando-os a fazer golpes mais defensivos; confundi-los (ao dar uma bola no meio, "quem vai pegar?"); ou abrir espaços entre eles na quadra para finalizar a jogada. Cada dupla deve funcionar como um time, em que o jogador prepara a bola para seu parceiro "matar" o ponto ou pressionar ainda mais os adversários.

Então, a pergunta é: como posso "pressionar" desde a primeira bola?

Se o seu time estiver sacando, é importante:

1. Colocar o primeiro saque na quadra.

Nos níveis iniciante e intermediário, é muito comum que os tenistas não tenham uma técnica de saque muito desenvolvida - dão aquela "bomba" sem direção no primeiro serviço, que raramente entra, e um "tapinha" no segundo. Nossa dica é que você desenvolva um saque razoável, para ser capaz de colocar o primeiro o mais fundo possível na área de serviço. Psicologicamente, colocar o primeiro pressiona mais e, acertá-lo fundo no quadrado, inibe respostas mais ofensivas.

2. Se conseguir controlar a direção, saque em direção ao corpo do oponente ou perto do "T".

Esse tipo de serviço faz com que o adversário fique sem ângulo para passar seu parceiro na paralela e ainda pode resultar em uma devolução no meio da quadra, mais fácil para seu companheiro interceptar (poaching) e realizar um voleio vencedor.

Quando o seu time estiver recebendo, há algumas possibilidades interessantes para experimentar:

1. Respostas bem anguladas abrem espaço na quadra entre os adversários. Nos níveis iniciante e intermediário, as devoluções direcionadas para o corredor de duplas podem pegar o adversário - que sacou - desprevenido e mal posicionado. Cuidado apenas para não fazer isto sempre, pois este tipo de jogada pode gerar passadas na paralela.

2. Responder no meio quando os dois adversários estão no fundo ou na rede. Isso poderá confundi-los, levando-os para aquela situação de "deixa que eu deixo!". Portanto, também pode ser uma boa opção tática. Além disto, este tipo de resposta evita que seus adversários angulem muito as bolas.

3. Algumas boas opções táticas para níveis mais avançados são: responder no pé do oponente que saca e sobe, lobar o adversário que está na rede, subir à rede atrás da devolução caso o saque tenha sido curto.

Como você está percebendo, um dos aspectos mais bacanas do jogo de duplas é a variedade de opções táticas que você e seu parceiro podem experimentar a cada partida. Isso vai enriquecer bastante seu repertório de golpes. Procure desenvolver um clima de camaradagem e confiança com seu parceiro, combinando o que vocês irão experimentar naquele dia, contra "aqueles" adversários.

Quando você joga com um parceiro chato, que não cria um clima positivo de confiança, fica com medo de errar, de experimentar, e assim seu nível de jogo estaciona no "feijão com arroz" de sempre, não é mesmo? Procure tomar a iniciativa de ser um bom parceiro e... divirta-se!

fotos: Arnaldo Grizzo
Experimente respostas anguladas para abrir espaço na quadra

Suzana Silva desenvolveu a linha de Raquetes"EZ Wilson" e é diretora da Tote Esporte com Arte. tote@tote.com.br

Suzana Silva

Publicado em 23 de Março de 2009 às 11:35


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista