Ready?Play!

Tabus Quebrados

Tabus Quebrados

Andy Murray

A ÚLTIMA VEZ QUE UM BRASILEIRO HAVIA CHEGADO A UMA FINAL em Wimbledon estávamos nos anos 1960. Desde então, os feitos de Maria Esther Bueno jamais passaram perto de serem repetidos por qualquer outro tenista nacional. Neste ano, porém, dois deles estiveram muito perto de um título na grama londrina. Bruno Soares e Marcelo Melo chegaram à decisão do torneio, o primeiro em duplas mistas ao lado de Lisa Raymond e o segundo em parceria com Ivan Dodig.

Eles ficaram com o vice-campeonato, porém, a cada competição que passa, ficam mais próximos das grandes conquistas e, com isso, de uma sonhada vaga no ATP Finals, que reúne as oito melhores duplas da temporada. Aliás, a última (e única) vez que representantes nacionais participaram desse torneio estávamos nos anos 1980. Ou seja, Melo e Soares vão, aos poucos, escrevendo um novo capítulo da história do tênis do Brasil. Assim como Andy Murray fez no Reino Unido.

O escocês, assim como seus antecessores que despontaram no esporte, parecia fadado a viver à sombra das grandes conquistas britânicas. Assim como Tim Henman, Murray vivia sendo atormentado pelos compatriotas que não viam um homem vencer em Wimbledon desde 1936, com Fred Perry. No entanto, depois da conquista das Olimpíadas e do US Open no ano passado, ficou cada vez mais claro que um novo título britânico estava ao alcance. Neste ano, sem a concorrência de dois grandes nomes, Roger Federer e Rafael Nadal, que ficaram pelo caminho, mas ainda tendo que lutar contra o incansável Novak Djokovic, o escocês Murray juntou novamente a nação em um só Reino Unido.

Nesta edição, além de conferir as histórias de Wimbledon, você verá quais foram os destaques do Brasileirão juvenil, o torneio que atrai os mais promissores jovens do país. Muitos desses garotos, caso ainda não tenham, certamente logo receberão propostas de patrocínio, portanto, mostramos os cuidados que devem ser tomados na hora de assinar os contratos. Os pais precisam ficar atentos, assim como também podem fazer algo de útil enquanto assistem aos jogos dos seus filhos nas competições.

Aproveitando o sucesso nas duplas, pegamos dicas com quatro dos maiores duplistas da história. Depois, conversamos com Gabriel Jaramillo, um expert em formação de tenistas, que deu macetes importantes para os treinadores em sua recente vinda ao Brasil para um workshop. E não paramos por aí. Esta edição está repleta de informações para você poder ir para a quadra e dar o melhor de si.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos


Editorial tabu quebrado chegam decisão Bruno Soares Marcelo Melo torneio Wimbledon

Artigo publicado nesta revista