Slice Agressivo

Além de defesa, Nadal transformou seu slice em uma arma para agredir os adversários e construir seu caminho para a rede


Foto: Ron C. Angle/TPL


1
Um dos pontos principais para alcançar a vitória é ser agressivo, antecipando as jogadas e colocando pressão no adversário constantemente, obrigando ele a sair de situações difíceis. Portanto, assim que Nadal identi ca (percepção visual) que a bola será curta, ele muda sua direção para antecipar a jogada (tomada de decisão) e dominar a rede.

Foto: Ron C. Angle/TPL







2 Com o corpo na direção correta, ele inicia a preparação do golpe de slice com um leve giro dos ombros. Apesar de estar se afastando cada vez mais da linha central da quadra, ele sabe que pressionar o adversário na rede pode ser o su ciente para ganhar o ponto.

Foto: Ron C. Angle/TPL




3 O peso do corpo está apoiado na perna direita (em uma posição "open" não muito comum para o golpe de slice), mas mostrando uma atitude bastante agressiva, pois, como não tem tempo para apoiar a outra perna, também não quer dar tempo ao adversário para um contragolpe.

#Q#

Foto: Ron C. Angle/TPL



4 Taticamente, sua jogada já está traçada, então, mesmo sem estar na melhor posição da quadra para um approach, ele faz o contato com a bola bem na frente do corpo, mantendo o equilíbrio, com a cabeça estabilizada e o braço esquerdo rme e estendido no contato com a bola (pontos básicos para um bom slice).

Foto: Ron C. Angle/TPL


5 Assim que toca a bola, seu corpo se inclina acompanhando a terminação do golpe para recuperar a posição na quadra o mais rápido possível. Somente após a batida na bola ele transfere o peso do corpo para a perna esquerda e se prepara para recuperar a posição na quadra.



6 Nadal aproveita o embalo e o peso do corpo para dar o primeiro passo largo depois do contato com a bola (o que é fundamental para ganhar terreno, buscar o centro da quadra e fechar a rede o mais rápido possível).



7 Com uma posição na quadra mais ofensiva, buscando fechar mais a rede no centro e colocando a pressão no adversário, Nadal já está se preparado para fazer novamente a "leitura" do próximo golpe do adversário.

Ricardo Pimentel

Publicado em 14 de Dezembro de 2010 às 17:18


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

2010 - o ano do Touro

Revista TÊNIS 87 · Janeiro/2011 · 2010 - o ano do Touro