Instrução Golpe

Serviço imponente

O saque de Venus Williams impôs respeito em um circuito marcado por "empurradoras" de bola e esta arma deixou sequelas até nas estatísticas da WTA


Quando ingressou no circuito profissional em 1994, Venus Williams encontrava do outro lado da rede um saque cadenciado e que servia, principalmente, para dar início aos pontos. Ao perceber isso e pela força que sempre trouxe de casa, desde os treinos com o pai Richard e a mãe Oracene, a norte-americana pregou respeito quando tinha o saque em mãos.

Venus intimidava a todas as rivais com tiros próximos a 200 km/h. Quase 20 anos se passaram e a tenista, de 32 anos e já com certas limitações físicas, ainda é a líder nesse quesito. Nas estatísticas da WTA, seu nome está no topo da lista dos serviços mais rápidos da história. No US Open de 2007, a ex-número 1 do mundo alcançou a incrível marca de 129 milhas por hora, o equivalente a 207,6 km/h. No ano, ela também não fez feio no único torneio que havia feito antes de Florianópolis e disparou com raiva um saque a meros 190 km/h no Aberto da Austrália. Dessa forma, vale analisar a sua técnica.

  1. O ritual vagaroso para sacar nem parece que mostrará uma Venus capaz de disparar um saque a mais de 200 km/h. Todo o começo de seu movimento é lento e, principalmente, contínuo, como sempre é um bom saque. Nesse momento, ela já está com o apoio na perna de trás, levemente flexionada.
  2. Vale reparar que ela segura a raquete quase na borda do cabo, com empunhadura entre Continental e Eastern, que são excelentes para o serviço. Outro ponto importante e a que poucos dão atenção é o braço do lançamento, completamente esticado, com a mão somente soltando a bola no ar e não jogando, como muitos erroneamente fazem.
  3. Nota-se que, ao mesmo tempo em que ela faz o toss e o braço esquerdo sobe para acompanhar o movimento da bola, o direito começa seu caminho para a alavanca. Repare que a cabeça da raquete desce ao ponto máximo e ela a mantém lá, sem pressa de realizar o resto do movimento, numa cadência perfeita.
  4. Somente quando a bola já está perto no ponto ideal e a raquete começa a subir (o pulso está relaxado), ela começa a transferir o peso do corpo da perna esquerda para a direita. Veja como ela dobra os joelhos.
  5. Mesmo bastante alta, Venus usa o padrão de aproximar os pés, que geralmente é utilizado por quem precisa ganhar altura e potência. Curioso, porém, é que ela não exatamente junta os pés, mas faz com que o pé direito passe pelo esquerdo, como que ajustando seu posicionamento. Parece um ajuste devido a um toss errado, porém, não é. É o seu estilo.
  6. Se o começo do movimento é lento quase que ao extremo, o final é uma explosão. Ela mantém o braço do toss alto até o último instante e a cabeça da raquete sobe. Quando o braço começa a baixar, os joelhos se desdobram e a cabeça da raquete cai atrás do corpo, para gerar a potência.
  7. Repare que ela golpeia a bola muito alto, com o corpo todo esticado e levemente voltado para a frente. Note a altura que ela sai do solo no "salto" resultante da impulsão das pernas. Como todo bom sacador, ela terminar já dentro da quadra.
Matheus Martins Fontes

Publicado em 21 de Março de 2013 às 08:45


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

Tênis feminino

Revista TÊNIS 114 · Abril/2013 · Tênis feminino

Como a força predomina no tênis entre as mulheres