Seleção correta dos golpes

Veja quais jogadas executar nas diferentes situações de uma partida, seja ataque, defesa ou troca de bola


Seqüência 1: Bola alta, funda, com muito spin

Neste sétimo artigo da série de táticas fundamentais da Revista TÊNIS, você aprenderá mais um truque para melhorar sua capacidade de antecipação e, conseqüentemente, selecionar o golpe ideal para cada momento do ponto disputado. Neste caso, o macete se refere a uma analogia feita entre o tipo de bola que seu adversário dispara e as três cores - vermelha, amarela e verde - de um semáforo. Como isso funciona?

SINAL VERMELHO!
Seu adversário disparou uma bola super difícil, que deixou você desequilibrado para trás: muito alta e funda, ou no canto fundo da quadra. Cuidado! Vermelho! Neste caso, a seleção esperta do golpe será uma bola alta, funda, com bastante spin, que proporcione um tempo extra para recuperar uma posição equilibrada na quadra de novo (seqüência 1). Se o adversário tirou você da quadra e do equilíbrio para os lados e subiu para a rede, cuidado também! Neste caso, vale a pena passá-lo por cima com um lob (seqüência 2) ou, se você estiver muito cansado, arriscar uma bola angulada no "tudo ou nada" .

SINAL AMARELO!
Seu adversário rebateu uma bola de dificuldade média e você consegue golpeá-la numa posição razoavelmente equilibrada, perto da linha de fundo. Atenção! Amarelo! Provavelmente esta ainda não é uma bola que você poderá golpear para matar o ponto. Ainda é preciso trocar mais um pouco para receber uma bola com sinal verde. A velocidade desta troca de bolas vai depender muito dos tenistas em questão, mas você deve golpear as bolas amarelas para o fundo do campo adversário com o objetivo de mantê-lo na defensiva, e alternar - se já conseguir - com algumas bolas anguladas para conseguir desequilibrá-lo (seqüência 3).

Foto-Montagem Dayane Queiroz
Seqüência 3: Bolas no fundo do campo para desestabilizar o adversário

Seqüência 4: Direcionar a bola para os ângulos da quadra

Seqüência 5: Aproximação na paralela ou no meio da quadra

Seqüência 6: Voleio ou smash para finalizar o ponto

SINAL VERDE!
Finalmente seu adversário não agüentou a pressão, depois que você trocou bolas o suficiente, e acabou deixando uma bola mais fácil para você. Sinal verde! Avançar! Estas bolas são "fáceis", entre aspas, porque você estará mais perto da rede e da linha de fundo da quadra adversária, portanto, saber imprimir rotação à bola (o famoso topspin) é imprescindível. Nesta situação de sinal verde, você pode:

1. Fazer uma bola vencedora direcionada para os ângulos da quadra (seqüência 4). Esta opção de ataque é a escolhida caso a bola do adversário seja curta e alta, dando tempo para você parar a corrida para frente e flexionar os joelhos antes do impacto.

2. Fazer um golpe de aproximação bem fundo na paralela ou no meio da quadra e subir à rede (seqüência 5). Esta opção de ataque deve ser executada se a bola de seu adversário for curta e baixa, obrigando-o a realizar o golpe durante a corrida para frente.

3. Finalizar o ponto com um voleio ou um smash (seqüência 6). Às vezes, a bola vem tão fácil e lenta que vemos jogadores profissionais se anteciparem e golpearem a bola no ar com a preparação de um golpe de fundo (swing volley). Mas, normalmente, voleios e smashes são complementos da jogada iniciada com o golpe de aproximação.

Quanto antes você identificar que bola virá, melhor! É por isso que acompanhar a trajetória dela atentamente é tão importante. Caso encontre dificuldade técnica para executar alguma destas jogadas, vale a pena praticar com um professor capacitado.

Suzana Silva

Publicado em 6 de Novembro de 2008 às 09:19


Instrução - Tática

Artigo publicado nesta revista