100%

Saiba o que fazer para não errar voleios fáceis

Separamos quatro dicas simples para você acertar este golpe diante de bolas lentas


Você deslocou o adversário, fez um bom approach, veio à rede, o oponente chegou na bola como pôde, apenas encostou nela e ela vem voltando para o seu lado da quadra, altinha, fácil, basta apenas finalizar o ponto com um voleio simples, do lado oposto ao que seu adversário está. De repente, tudo dá errado, você encosta na bola e ela voa longe da quadra, ou então vai direto na rede, dando o ponto de graça para o rival. Há sensação mais frustrante do que isso?

Mas, por que isso acontece? Se você costuma errar voleios fáceis, que deveria matar com tranquilidade, é provável que esteja cometendo erros importantes na hora da execução e não esteja percebendo. Então, para não errar, veja as dicas que preparamos a seguir.

Não tire o olho da bola
É provável que o principal problema esteja neste ponto. Diante de um voleio fácil, com uma bola lenta e na mão, os tenistas amadores tendem a tirar o olho da bola pouco antes do momento do contato para ver ou onde o adversário está ou para onde deve direcionar a jogada. E isso, apesar de parecer insignificante, compromete totalmente a execução do golpe, pois quando se tira o olho da bola, invariavelmente, você também mudará a trajetória da cabeça raquete, fazendo com que a bola não acerte no ponto ideal e, com isso, erre a jogada. Para evitar esse problema, basta simplesmente manter o olho na bola até ela tocar as cordas da sua raquete. Mantenha a cabeça parada. Só depois de feito o contato é que você deve olhar para o resultado da jogada.

Não use o pulso
Outro grave problema que acarreta erros nos voleios é o uso do pulso no movimento. Um bom voleio deve ser feito somente com o movimento do braço e com o punho firme e fixo. Não tente dar uma “chicotada” na bola e nem colocar efeitos, isso só atrapalha e leva a erros. Faça um movimento simples e contínuo, na frente do corpo, sem mexer o punho.

Não leve a raquete para trás do ombro
Muitos erros de voleio, mesmo em bolas lentas, ocorrem porque o jogador atrasou o golpe. Como assim? Os voleios, diferentemente dos golpes de fundo, só são eficientes quando feitos com preparações curtas e rápidas. Portanto, não leve a cabeça da raquete demasiadamente para trás. Mantenha-a sempre à frente da linha do ombro e faça o contato com a bola à frente do corpo.

Mantenha a cabeça da raquete alta
Muitos tenistas amadores que têm problemas nos voleios costumam errar por deixarem a cabeça da raquete baixa na hora do golpe. Isso faz com que a bola vá na rede ou flutue longe, mesmo quando estamos diante de uma jogada lenta. Para um bom voleio, é imprescindível manter a cabeça da raquete alta, mesmo quando estamos voleando bolas abaixo do nível da rede. Lembre-se: são suas pernas que precisam se mexer, não a cabeça da raquete.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 14 de Junho de 2016 às 09:10


Notícias Técnica Tênis Voleio Dicas