Essenciais

Saiba como evitar e forçar erros no tênis

Entenda-os melhor e favoreça seu jogo dentro de quadra


Depois de as batalhas terem sido disputadas em quadra e as multidões terem esvaziado os estádios, é hora de examinar os significados dos padrões e percentagens que determinam o nosso jogo. O tênis, despido de seu glamour, não é tão bonito quanto você pode ter imaginado. É um jogo de erros – muitos erros. Tanto no tênis masculino quanto no feminino, mais de 70% dos pontos nos Grand Slams costumam terminar em erros (forçados ou não).
Se o tênis é dominado pelos erros mesmo nos níveis mais altos, imagine entre os amadores. Então, em vez de tentar fazer winners, seu objetivo deveria ser forçar erros. Mas, como? Aqui seguem oito formas básicas:

1. Consistência
Pense no adversário que devolve bola atrás de bola. O rali já se estende por mais de 20 trocas e você sabe que precisa bater mais uma cruzada, mas decide ir para uma paralela de baixo índice de acerto que espera que caia dentro – e obviamente ela sai. Jogadores assim forçam a tentar uma bola que você não quer, pois sabem que podem jogar uma bola a mais para o outro lado da rede do que você. Eles transformam um ponto em uma batalha de paciência e desgaste.

2. Direção
Este tópico tem dois componentes. Primeiro, digamos que seu oponente sempre jogue a bola em uma direção, provavelmente no seu backhand, atracando seu golpe mais vulnerável. Seu rival sabe que você pode golpear um ou dois backhands, mas não cinco em seguida? Segundo, direção também significa correr de um lado para o outro, como nos pontos em que Novak Djokovic castiga seus adversários para esgotá-los física e mentalmente.

3. Profundidade
Profundidade é a chave para o começo de todos os pontos no tênis em qualquer nível. O jogador que bate a bola mais profunda toma o controle inicial do ponto. Golpear a bola, no mínimo, entre a linha de saque e a de fundo dificulta para que seu oponente entre em quadra e ataque. Da mesma forma que golpear profundamente quase sempre lhe traz benefícios, fazer bolas curtas também – nos momentos certos. Dropshots podem tirar os fundistas de suas áreas de conforto e forçá-los a erros.

4. Altura
A maioria dos tenistas gosta de golpear a bola entre o quadril e os ombros no lado do backhand, não acima de suas cabeças. Golpes mais baixos também são importantes. Use seu slice para manter a bola baixa, abaixo da área de conforto do seu adversário. Muitos tenistas vão jogar essas bolas baixas na rede.

6. Spin
Spin, spin e mais spin. Ele faz com que seus golpes de base caiam dentro da quadra e a bola quique alto, de forma que seu oponente não possa entrar nas bolas. Muitos tenistas não conseguem ler ou respeitam os topspins pesados, o que faz com que sejam pegos desprevenidos e errem. Spin também significa backspin ou slice, que desliza na quadra e fica abaixo da zona de conforto de seu rival.

6. Potência
Bater a bola com força faz com que ela vá pesada na direção das cordas do seu adversário e o inibe de tomar o controle do ponto. Potência também significa bater mais suavemente e não dar nada com que seu oponente possa trabalhar. Os erros podem se suceder livremente diante desse espectro de velocidade.

7. Posicionamento
Seu oponente erra o primeiro saque e olha para você enquanto se prepara para responder o segundo saque. Você dá alguns passos em direção à quadra e pronto, dupla falta. Você se aproxima da rede e força uma passada pressionando com seu posicionamento em quadra. Você está em um duro rali de fundo e melhora sua posição para a linha de base, e seu rival sente isso. Seu lugar na quadra faz seu oponente bater na bola com mais profundidade do que o normal, e ela vai longe. Onde você fica, importa. Ao visualmente diminuir ou expandir as áreas da quadra, você pode forçar erros.

8. Tempo
Há muitas formas de tirar o tempo do seu oponente enquanto ele prepara o próximo golpe, seja antecipando, pegando a bola na subida, indo para a rede ou batendo em ritmo mais acelerado. Todos precisamos de tempo para organizar nossos pés e mãos, e jogadores com preparações mais amplas precisam de mais tempo ainda. Tirando esse tempo, você faz com que ele fique extremamente desconfortável e incapaz de jogar da forma que quer.

Craig O’Shannessy

Publicado em 28 de Dezembro de 2015 às 11:02


Notícias essencia dos erros Grand Slams David Ferrer backhand