Rojer e Tecau vencem ATP Finals e fecham o ano como a melhor dupla da temporada

Título e liderança do ranking vieram após vitória sobre Bopanna e Mergea


Neste domingo, antes de Novak Djokovic vencer Roger Federer e levar o título pela quarta vez consecutiva, aconteceu a final de duplas do Barclays ATP World Tour Finals. A parceria formada pelo holandês Jean-Julien Rojer e pelo romeno Horia Tecau derrotou o indiano Rohan Bopanna e o, também, romeno Florin Mergea.

 

Com duração de 1h, o jogo foi bem administrado pela dupla vencedora. Os adversários só deram mais trabalho a Rojer/Tecau no sexto game, quando tiveram dois break points. A dupla que começou o torneio como segunda melhor no ranking ATP foi superior no aproveitamento dos primeiros saques e também nas quebras de serviço. A partida terminou em 2 sets a 0 com parciais de 6/4 e 6/3.

Nas semifinais, ambas as duplas eliminaram outras duas que eram francas candidatas ao título. Rojer e Tecau venceram, por duplo 6/4, os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, até então, líderes do ranking e campeões do torneio. Bopanna e Mergea, por sua vez, ganharam do brasileiro Marcelo Melo e do croata Ivan Dodig por 6/4 e 6/2.

 

A semana do torneio, que aconteceu na Inglaterra entre os dias 15 e 22 de novembro, certamente teve um saldo bastante positivo para as duas parcerias finalistas. Por um lado, Rohan Bopanna e Florin Mergea, oitava e última dupla a se classificar para a competição, estrearam alcançando a vice-liderança. De outro, Jean-Julien Rojer e Horia Tecau levantaram o troféu do ATP Finals pela primeira vez – eles só haviam disputado o torneio em 2014, quando não passaram da fase de grupos.

Este foi o 11º título da parceria; terceiro do ano e segundo na capital inglesa. Em Londres, eles também conquistaram o Grand Slam de Wimbledon. E os ganhos não param por aí. No sábado, dia 21, antes mesmo da final, Rojer e Tecau receberam o troféu de melhor dupla do ano, encerrando o reinado dos Bryan que ocupavam o posto desde 2008. Esta foi, também, a primeira vez que uma dupla, no atual formato da competição, se sagra campeã do ATP Finals sem ter perdido um único set.

 

Apesar do romeno e do holandês terem subido três posições no ranking individual de duplas, ultrapassando Bob e Mike Bryan (quarto e quinto, respectivamente) em 650 pontos, o mineiro Marcelo Melo continua na liderança e terminará 2015 como melhor do mundo com quase 1.500 pontos de vantagem.

Da redação

Publicado em 23 de Novembro de 2015 às 13:17


Notícias ATP Finals Rojer Tecau Bopanna Mergea