Tênis no Brasil

CBT anuncia parceria inédita com Wimbledon para incentivar a disputa do tênis na grama no país

Em 2020, o Brasil será pioneiro na América do Projeto Road to Wimbledon. Campeões e vice ganham viagem com tudo pago para Londres


Richard Lewis, diretor executivo da AELTC, e Rafael Westrupp, presidente da CBT, assinaram os termos da parceria em Londres. Foto: Andy Barker, AELTC

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou nesta quarta-feira (13) uma parceria com a All England Lawn Tennis Club (AELTC) com o propósito de incentivar a prática do esporte em nível juvenil no país. Através do projeto Road to Wimbledon, o Brasil será anfitrião de uma competição voltada para jovens da categoria 14 anos. Realizado pela AELTC desde 2002, o projeto acontecerá pela primeira vez na América.

Leia mais:

Confira as principais notícias do Torneio de Wimbledon

Meligeni e Matos caem em Houston; Clezar eliminado na Itália
Programação ATP Finals: Nadal e Medvedev duelam nesta quinta; veja o horário

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da AELTC, que busca incentivar a disputa do tênis no piso da grama ao redor do planeta. O programa começou como uma tentativa de estimular a prática entre os tenistas juvenis locais e ganhou corpo a partir de 2014, quando passou a se expandir para outros continentes com a criação da série de eventos Road to Wimbledon Internacional na Ásia.

O Road do Wimbledon Brasil será realizado entre 16 e 22 de março de 2020 com o apoio da CBT e da HWT Sports, na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo. Os campos de futebol da HWT serão convertidos em quadras de tênis de forma temporária em processo já iniciado. Depois, os 16 meninas e 16 meninos mais bem classificados do Brasil, na categoria 14 anos poderão participar de uma semana de prática no local com orientação de treinadores da AELTC. Os finalistas do torneio ganham viagem para Londres com tudo paga para representar o país no Road to Wimbledon Finals, que será realizado em agosto de 2020 no AELTC.

"Estamos muito satisfeitos que o Brasil se junte à família Road to Wimbledon no próximo ano. Para nós, é emocionante expandirmos esta série de eventos para a América do Sul, oferecendo a oportunidade de celebrar a experiência única e especial do gramado de tênis em um novo continente, além de dar a mais jogadores a chance de descobrirem a alegria da quadra de grama. Gostaríamos de estender nosso agradecimento à Confederação Brasileira de Tênis e à Academia HWT pelo apoio que demonstraram e esperamos receber os finalistas brasileiros no All England Club em agosto", comentou Richard Lewis, diretor executivo da AELTC.

"Em nome da CBT e do tênis brasileiro, tenho orgulho de me juntar ao AELTC nesta importante parceria para sediar o Road to Wimbledon. A CBT trabalhou duro para encontrar as melhores instalações para o evento e gostaríamos de agradecer ao Sr. Wilson Trecenti, proprietário da HWT Sports, que começou a preparação das quadras de tênis de grama da mais alta qualidade no Brasil, além de todas as áreas operacionais necessárias para receber um evento como este. É uma honra para nós hospedarmos o Road do Wimbledon pela primeira vez na América. Nós da CBT estamos sempre procurando novas oportunidades e acreditamos que essa parceria com o AELTC é um passo importante, que aumentará o desenvolvimento dos juniores do Brasil. Estou ansioso pelo nosso evento inaugural em março do próximo ano", Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Clube de tênis que sedia o torneio de Wimbledon, o AELTC fez nos últimos anos um forte investimento na criação de quadras de tênis para criar uma série de três semanas de competições com os 150 melhores tenistas juvenis do mundo. O primeiro compromisso é o Junior International Nottingham, de nível Grade 1 da ITF na categoria 18 anos, desenvolvido em colaboração com a LTA (Lawn Tennis Association, a associação de tênis britânico), e o tradicional Junior International Roehampton, a nova temporada culminará no Junior Championships em Wimbledon. O AELTC também anunciou a intenção de expandir o Junior Championships para incluir um novo torneio internacional na categoria 14 anos, reunindo os melhores do mundo nessa idade, para ser realizado a partir de 2022.

Da redação

Publicado em 13 de Novembro de 2019 às 11:03


Notícias CBT Confederação Brasileira de Tênis Wimbledon Road to Wimbledon