Ready?Play!


Ron C. Angle/TPL

JÁ DIZ UM DITADO NO TÊNIS: "NÃO HÁ COISA PIOR DO QUE PERDER DE 6/0". Realmente, esse é o pior cenário desse esporte e ele geralmente significa que você jogou terrivelmente mal e não conseguiu fazer absolutamente nada de bom em quadra. Uma derrota assim é marcante. Fica gravada na memória. E dói. Dói muito.

Mas, a verdade é que toda derrota machuca. Não importa o placar, perder é sofrido. Porém, aqui vamos lembrar de outro ditado: "Não há vitória sem sofrimento", o famoso "No pain, no gain" que os americanos tanto apregoam. Então, as derrotas precisam significar algo mais do que "abaixar a cabeça e chorar". Elas precisam ser revertidas em uma força para se alcançar a vitória em um próximo confronto. Todo tenista sabe disso, mas nem todos conseguem absorver esse ensinamento.

Nesta edição, conversamos com diversos treinadores e ex-tenistas que deram suas visões sobre o momento mais difícil do tênis, a derrota, e contaram como deve ser trabalhada a mente do jogador para que ele não se deixe abater toda vez que perde.

A parte mental tem grande influência sobre o jogo de qualquer pessoa e, dessa forma, também analisamos como tenistas com backgrounds diferentes podem se tornar campeões.

Deixando a psicologia de lado e passando para a quadra, nesta edição vamos ajudar você a perder o preconceito com as aulas em grupo e entender como os famosos (e malvistos por alguns) drills são capazes de ajudar a desenvolver aspectos importantes do seu jogo, mantendo-o motivado.

Na parte técnica, ensinamos como aprimorar o voleio de forehand e como lidar com os golpes profundos. Em relação à fisioterapia,, trazemos as regras para chamar o fisioterapeuta para a quadra durante uma partida. Quantas vezes pode? Por quais razões?

Por fim, diante do sucesso da novela "A vida da gente", cuja personagem central é uma tenista, pedimos às jogadoras brasileiras para darem suas opiniões sobre como a ficção pode ajudar a alavancar o tênis feminino nacional. Será que "Ana Fonseca" pode realmente inspirar nossas meninas a saltos mais altos? Talvez, mas ela certamente já tem chamado mais a atenção do público para o tênis neste momento em que não temos mais um Guga.

Arnaldo Grizzo E Christian Burgos

Publicado em 21 de Outubro de 2011 às 08:00


Editorial

Artigo publicado nesta revista