Equipamentos

Raquetes diferentes para golpes diferentes

Os profissionais ajustam suas raquetes conforme suas necessidades. Você deveria fazer o mesmo


fotos: ella Ling e Ron C. Angle © Ron C Angle Prod

Os tenistas são um público fiel. Assim que se acostumam com suas raquetes, eles relutam em trocá-las. Ainda assim, você deveria manter sempre suas opções abertas. se seu jogo estagnou, considere a possibilidade de tentar uma nova raquete com aspectos que se adaptem de melhor forma ao seu estilo de jogo. Para isso, experimente trocar o tamanho do grip, adicionar pesos, ou buscar mudanças ainda mais radicais. "Nove em cada dez jogadores, de todos os níveis, podem elevar o nível de seus jogos com algumas adaptações em suas raquetes", afirma o consultor-técnico da TeNNis Magazine, Romam Prokes. sua primeira recomendação: adicionar peso, com fitas de chumbo, em seu instrumento.

"A ideia de que uma raquete mais leve é melhor, é um equívoco", diz Prokes. Mas, onde você deve colocar as tiras e quais outras alterações pode fazer? Assim como os profissionais, você deve mudar características que melhor se ajustem aos seus pontos fortes. A seguir, mostramos configurações comuns para diferentes estilos de jogadores. Porém, lembre-se: cada jogador é único, então tenha certeza de que os ajustes que fará não comprometerão sua sensação de conforto com a raquete e com seu jogo.

O jogador de Fundo de quadra

Você tem um forte forehand (com empunhadura Western) e um topspin pesado como Rafael Nadal? "Cabeças mais pesadas geralmente funcionam melhor", afirma Prokes. Nadal costuma adicionar peso em sua leve Babolat Aero Drive, obtendo um maior peso na cabeça. Colocar fitas de chumbo próximas ao topo da raquete, mais precisamente entre as posições 10h e 2h - ao invés de 9h e 3h do relógio - ressaltam ainda mais esse efeito. Nadal joga com um grip pequeno e incomum de 4 ¼, tendência popularizada por Sergi bruguera e Gustavo Kuerten nos anos 90. "Grips mais finos são a tendência do momento", conta Prokes. isso proporciona a Nadal mais flexibilidade no punho, podendo gerar os potentes spins que são a marca registrada de seu jogo.

Direita e esquerda com duas mãos

Da mesma maneira que os golpes de Marion Bartoli são heterodoxos, ela é um grande exemplo de como pensar na raquete mais adequada. Bartoli bate com as duas mãos em ambos os lados, usando uma raquete de 29 in (polegadas) produzida com exclusividade pela Prince (O3 Red). A raquete mais longa (com o tamanho máximo permitido) possibilita que suas mãos se alojem com perfeição ao cabo e lhe propicia maior alcance, o que ajuda a balancear seus movimentos. "É uma raquete leve", afirma Prokes. "Mas tem que ser assim para ela poder manusear uma raquete tão longa. Contudo, ela dá a sensação de ser mais pesada, já que acrescenta peso na cabeça". Embora seja difícil encontrar uma raquete desse tamanho, existem algumas outras entre 27 e 28 polegadas que podem ajudá-lo a maximizar seu jogo.

Jogadores completos

Para os jogadores completos, os voleadores e os duplistas, Prokes recomenda uma raquete com a cabeça mais leve: "Você consegue manuseá-la melhor". Roger Federer é um típico jogador completo. Ele bate pesados topspins e afiados slices, sempre atento às oportunidades de finalizar o ponto, seja da linha de base, seja próximo à rede. Para fazer isso, sua Wilson [K] Six.One Tour é pesada, mas de cabeça leve (os pesos são adicionados no cabo) e a área da cabeça é muito pequena (90 in2). Federer também costuma jogar com um grip pequeno de 4 3/8, que aumenta o poder de ação de seu punho para gerar mais spin. O perfil de jogador completo de Roger combina com o peso de seu clássico jogo de ataque - com muito trabalho de punho - e com os modernos topspins de seu potente jogo de fundo de quadra.

Sacadores

Michael Chang, historicamente, sempre usou uma raquete maior do que as normais para tentar sacar melhor. O melhor sacador da atualidade, Andy Roddick, também joga com uma raquete meia polegada maior do que as tradicionais, de 27 in. Sua Babolat Pure Drive é mais potente do que as demais raquetes do mercado, e o peso adicionado na cabeça ajuda Roddick a sacar ainda mais forte. Adicionar pesos em raquetes longas aumenta a sensação de peso na hora de fazer o swing, dando a impressão de ser mais pesada do que uma raquete de tamanho normal. Então, tenha cuidado na hora de colocar tiras de chumbo em uma raquete mais longa. "Há uma quantidade média de peso que deve ser adicionado", alerta Prokes. "Quando você pegar a raquete nas mãos, sentirá que ela parece pesada".

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Asad Raza

Publicado em 1 de Junho de 2009 às 13:39


Equipamento

Artigo publicado nesta revista