Irriquieto

O que diz a regra sobre movimentação e fala nas partidas de duplas?

Saiba o que é permitido durante o jogo e não deixe pontos importantes escaparem


Nem todo mundo que joga duplas conhece algumas regras básicas da modalidade. Uma das que mais causa dúvida diz que o parceiro do tenista que está recebendo o saque pode se posicionar em absolutamente qualquer lugar da quadra. Aquela formação clássica, com o recebedor de um lado, no fundo, e o parceiro do outro, no quadrado da rede, ocorre apenas porque, convenhamos, costuma ser a mais interessante em termos estratégicos.

No entanto, quantas vezes você já viu tanto o recebedor quanto seu parceiro ficarem no fundo da quadra na hora do saque? Essa é uma formação comum também. Mas e quando o parceiro do recebedor resolve se posicionar dentro do quadrado de saque em que você supostamente deve sacar, isso é permitido? Segundo as regras, sim, contudo há um porém.

O parceiro do recebedor pode, sim, ficar onde quiser na quadra, mas não pode se mover até que o saque seja efetuado. Se ele se movimentar antes de a bola ser golpeada, esse ato é considerado uma interferência proposital e, dessa forma, ele perde o ponto. Se ele escolheu ficar no quadrado de saque, deve permanecer lá até você golpear a bola. Assim que a bola sair de sua raquete, aí ele pode se movimentar para desviar – pois não pode interceptar seu serviço.

Aliás, vale lembrar que, caso a bola toque no parceiro do recebedor antes de tocar no solo (não importa onde ele esteja posicionado), o ponto também é automaticamente dado para a dupla sacadora.

Outro detalhe a ser frisado é que, além de não poder se movimentar, o parceiro do recebedor também não pode ficar balançando a raquete, raspando os pés no chão, ensaiando movimentos, ou mesmo falando. Tudo isso pode ser considerado uma interferência intencional e, dessa forma, o ponto deve ir para a dupla sacadora.

Só para lembrar, o mesmo se aplica ao parceiro do sacador. Ele pode ficar em qualquer lugar da quadra, mas não pode se mover antes de o saque ser executado.

Falação!
Outra questão importante nas duplas é a comunicação entre os parceiros durante o ponto. Exclamações como: “Minha!”, “Sua!”, “Fora!” são bastante comuns e definitivamente não estão proibidas – desde que não interfiram de algum modo com a dupla adversária. Por exemplo, se você grita “Fora!”, mas seu parceiro rebate a bola, isso pode ser considerado uma interferência intencional e o ponto vai para seus adversários. No entanto, um “Sua!”, desde que não seja escandaloso, definitivamente não atrapalha ninguém e o ponto deve seguir normalmente. Uma situação “comum”, considerada uma interferência proposital nas duplas acontece quando você está prestes a bater um smash fácil e um dos seus oponentes grita algo para o outro, alertando-o para não tomar uma bolada, ou então se lamenta em voz alta, fazendo com que você se distraia e erre o golpe. Esse ponto é seu. Para deixar claro que houve uma interferência, se possível, pare a jogada imediatamente.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 6 de Outubro de 2016 às 11:49


Notícias Instrução Regras Saque Duplas Movimentação