Quadras

Por onde a bolinha quica


fotos: Ron C. Angle/TPL

Depois de três anos os fãs de tênis novamente voltaram a ver uma final de Grand Slam em que não estavam Rafael Nadal ou Roger Federer. A última vez que isso tinha acontecido foi em 2008, também no Australian Open, com Novak Djokovic e Jo-Wilfried Tsonga. Desta vez, o sérvio novamente estava lá, mas contra Andy Murray. E novamente ele levou a melhor e conquistou seu segundo título de Major. Nadal acabou sentindo mais uma vez uma lesão e parou nas quartas. Já Federer foi dominado por Djokovic na semifinal. Será que o Aberto australiano é um prenúncio de novidades na temporada 2011?

BANRISUL NO WIMBELEMDON
O Banrisul é o novo mantenedor "Grand Slam" do Projeto WimBelemDon. As negociações tiveram início durante o a etapa gaúcha do Circuito Empresarial de Tênis e foram concretizadas em novembro, quando o presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, ligou para Marcelo Ruschel, organizador do projeto, dizendo que o banco iria doar através do Funcriança, utilizando o abatimento no Imposto de Renda devido. O Banrisul agora se junta à Fundação John Deere e a outros mantenedores que apóiam o projeto.

DE NOVO NÚMERO UM E SÓ MAIS DOIS ANOS?
Depois de cinco anos, Kim Clijsters voltou ao topo do ranking feminino com o vice-campeonato do WTA de Paris. A belga desbancou a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que havia terminado 2010 na liderança. Contudo, provando ser uma mãe e mulher exemplar ela anunciou que jogará por, no máximo, mais dois. O motivo, como da outra vez quando "se aposentou", é o bem estar familiar. Ela não quer que a filha Jada, que logo entrará numa escolinha, cresça viajando ou sendo cuidada por babás.

ONDA VERMELHA
Foi por pouco. Depois de ter feito uma campanha assombrosa em 2010, quando atingiu as semifinais, perdendo somente para Serena Williams (que seria campeã naquele ano), a chinesa Na Li voltou a surpreender no Australian Open 2011. Desta vez, a tenista foi à final, derrubando a então número um Caroline Wozniacki na semifinal e chegou a liderar o placar na decisão contra Clijsters. O vice-campeonato lhe valeu o sétimo lugar no ranking.

#Q#
João Pires/Fotojump

SAI DA FRENTE!
Fernando Romboli passou como um trator pelo torneio de Bucaramanga, na Colômbia. O jovem de 22 anos superou o ex-top 20 Jose Acasuso, Giovanni Lapentti e Diego Junqueira e chegou à final do Challenger. Infelizmente, não conseguiu bater o francês Eric Prodon e ficou com o vice-campeonato. Essa foi a melhor campanha de Romboli, que nunca havia passado da segunda rodada de um Challenger.

RESULTADOS
Eric Prodon (FRA) v. Fernando Romboli (BRA) 6/3, 4/6 e 6/1

POR POUCO >>
A equipe brasileira fechou sua participação no Zonal Americano da Fed Cup com vitória. Depois de terminar a primeira fase na segunda colocação do grupo B, o Brasil bateu o Peru por 2 a 1 na decisão do terceiro lugar. A Argentina, anfitriã da eliminatória continental, venceu os três jogos da final contra a Colômbia e vai disputar os playoffs de acesso para o Grupo Mundial.

COSAT
Nos primeiros meses de 2011, o Brasil acumulou bons resultados na Gira Cosat. No masculino, Orlando Luz (categoria 14 anos) e João Sorgi (categoria 18 anos) conquistaram, respectivamente, os títulos no Peru e na Bolívia. Além deles, as duplas Gabriel Sydney e Bernardo Moraes (14), Silas Cerqueira e João Vitor Walendowsky (16) e Pedro Guimarães e Guilherme Hadlich (18) foram vice-campeãs no Peru. As meninas não ficaram para trás. Beatriz Maia e Rafaella Miller (18) disputaram as quartas de simples e juntas chegaram à semi de duplas também no Peru, assim como Gabriela Cé e Carla Forte. Nos 16 anos feminino, Carolina Meligeni Alves (vice na final de simples) e Eduarda Santos, que haviam conquistado o título de duplas no Equador, ficaram com o vice-campeonato da etapa peruana.

TÊNIS E VERÃO
Os tenistas brasileiros chegaram em 2011 a todo vapor. Nas cinco etapas do I Circuito Profissional de Verão de Tênis, ocorridas em Salvador, Aracaju, Recife, João Pessoa e Natal, tivemos representantes do Brasil em quatro finais. A única que não contou com um tenista da casa foi em Aracaju, onde a decisão foi disputada pelo carioca naturalizado sueco Christian Lindell e o alemão André Begemann.

RESULTADOS
Salvador (BA) - 3 a 9/01 Andre Begemann (GER) v. Eladio Ribeiro Neto (BRA) 1/6, 6/4 e 6/4
Aracaju (SE) - 10 a 16/01 Andre Begemann (GER) v. Christian Lindell (SWE) 6/4 e 6/2
Recife (PE) - 17 a 23/01 Ricardo Hocevar (BRA) v. Rafael Camilo (BRA) 6/3 e 6/4
João Pessoa (PB) - 24 a 30/01 Andre Ghem (BRA) v. Tiago Lopes (BRA) 6/4, 5/7 e 7/6(1)
Natal (RN) - 31/01 a 06/02 Andre Begemann (GER) v. Tiago Lopes (BRA) 6/3 e 6/3

MAIS UMA VEZ
Após a eliminação precoce no Australian Open, Justine Henin anunciou (mais uma vez) que vai se aposentar. A belga alegou que sofre de um problema crônico no cotovelo direito e que a dor é tanta que a impede de continuar jogando. Em 2008, quando ocupava a primeira colocação na WTA, Henin se afastou das quadras por motivos pessoais, voltando a jogar no início de 2010.

Ron C. Angle/TPL
Da redação

Publicado em 28 de Fevereiro de 2011 às 09:07


Quadras

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2011 - Cobertura completa

Revista TÊNIS 89 · Março/2011 · Brasil Open 2011 - Cobertura completa