Quadras



<< 7 ANOS
A sétima edição da Copa Petrobras foi lançada na primeira semana de setembro. Há sete anos, a série de torneios Challengers vem dando oportunidades aos tenistas sulamericanos e se consolida como o maior circuito deste nível no mundo. Em 2010, a Copa passará por seis países e distribuirá mais de R$ 1 milhão. Con ra o calendário da Copa Petrobras 2010:

1ª etapa - Bogotá (COL), Club Los Lagartos - 18 a 26 de setembro
2ª etapa - Montevidéu (URU), Carrasco Lawn Tennis - 25 de setembro a 2 de outubro
3ª etapa - Buenos Aires (ARG), Vilas Club - 2 a 10 de outubro
4ª etapa - Assunção (PAR), Yacht y Golf Club Paraguayo - 9 a 17 de outubro
5ª etapa - Santiago (CHI), Club de Tenis Providencia (a confirmar) - 16 a 24 de outubro
6ª etapa - São Paulo (BRA), Sociedade Harmonia de Tênis - 23 a 30 de outubro

40 ANOS DE EMOÇÃO >>
Em dia que teve Federer, Sharapova e Djokovic no US Open, não foi exatamente a presença destas estrelas que foi comemorada no dia 2 de setembro em Nova York. Há exatos 40 anos, o torneio entrava para a história como o primeiro Grand Slam a adotar o tiebreak. O desempate estreou no primeiro dia de disputas do US Open de 1970. No ano seguinte, o Australian Open também resolveu adotá-lo para definir os sets, feito seguido por Roland Garros em 1973 e Wimbledon em 1979. Porém, até hoje o Grand Slam norte-americano se difere como o único em que se utiliza o tiebreak na parcial decisiva das partidas (quinto set no masculino e terceiro no feminino).


SÓ DÁ BRASIL... MAIS UMA VEZ! >>
Mais uma vez só deu Brasil nos torneios Futures realizados em solo nacional entre meados de agosto e setembro. Em São José dos Campos, no interior paulista, André Miele voltou a vencer e bateu o brasileiro naturalizado sueco Christian Lindell. Em Campo Grande, vitória de Rogério Dutra Silva (foto) sobre Eládio Ribeiro Neto. Voltando ao interior paulista, Miele venceu novamente, desta vez em São José do Rio Preto, derrotando o argentino Juan-Pablo Amado na decisão. E por fim, na capital cearense, vitória do veterano Júlio Silva, em grande momento e voltando de boa campanha no US Open, em cima do argentino Cristian Benedetti – completando a festa brasileira.

RESULTADOS
São José dos Campos (SP) – 16 a 22/08
André Miele (BRA) v. Christi an Lindell (SWE) 6/4, 1/6 e 6/4
Campo Grande (MS) – 23 a 29/08
Rogério Dutra Silva (BRA) v. Eládio Ribeiro Neto (BRA) 6/7(9), 7/5, 4/0 e des.
São José do Rio Preto (SP) – 30/08 a 05/09
André Miele (BRA) v. Juan-Pablo Amado (ARG) 6/3 e 6/2
Fortaleza (CE) – 06 a 12/09
Júlio Silva (BRA) v. Cristi an Benedetti (ARG) 6/2, 2/6 e 6/2

#Q#


Roxane Vaisemberg

AS MENINAS NÃO FICAM PARA TRÁS >>
Se entre os homens só deu Brasil nos últimos 30 dias, entre as meninas não foi diferente. Foram dois ITF seguidos disputados em Itaparica, na Bahia, ambos com nais totalmente brasileiras. No primeiro evento, melhor para Roxane Vaisemberg em cima de Ana Clara Duarte. Na semana seguinte, porém, Roxane viu Fernanda Hermenegildo frear o seu embalo e faturar o título. Outro destaque positivo cou por conta de Ana Clara, vice no primeiro torneio de Itaparica, que se redimiu com estilo e conquistou o ITF de Cairns, na Austrália, ganhando importantes pontos no ranking mundial.

RESULTADOS
Itaparica (BA) – 09 a 15/08
Roxane Vaisemberg (BRA) v. Ana Clara Duarte (BRA) 7/6(8) e 6/3
Itaparica (BA) – 16 a 22/08
Fernanda Hermenegildo (BRA) v. Roxane Vaisemberg (BRA) 6/1, 6/7(5) e 6/3
Cairns (AUS) – 06 a 12/09
Ana Clara Duarte (BRA) v. Noppawan Lertcheewakarn (THA) 6/3, 3/6 e 6/2



Luis Carlos Enck, Nadal e Clezar

<< TREINO COM O CAMPEÃO
O juvenil gaúcho Guilherme Clezar certamente terá para sempre o US Open 2010 na cabeça. Não por ter feito uma grande campanha no torneio, mas por ter tido a rara oportunidade de treinar com Rafael Nadal. No dia 6 de setembro, o garoto foi convidado para bater bola com o espanhol durante 1h30. No mesmo dia, Clezar já tinha ajudado o francês Richard Gasquet a se aquecer.



<< AQUECIMENTO DE SUCESSO PARA US OPEN

Em mês de US Open, as atenções dos principais nomes do tênis masculino brasileiro estiveram voltadas, claro, para o Grand Slam norte-americano. Pouco antes da viagem à Nova York, porém, a maioria deles se reuniu em Brasília e depois em Salvador para dois importantes Challengers disputados em solo brasileiro. Na capital federal, destaque para as boas campanhas de Ricardo Mello e Rogério Dutra Silva, que chegaram às semi nais. Mas a festa mesmo foi do japonês Tatsuma Ito, que venceu o primeiro grande título da carreira. Na semana seguinte, porém, os ares baianos zeram bem aos tenistas da casa e a nal brasileira, entre Mello e Thiago Alves, teve a vitória de virada do campineiro, atual número dois do País.

RESULTADOS
Brasília (DF) – 09 a 15/08
Tatsuma Ito (JPN) v. Izak Van Der Merwe (RSA) 6/4 e 6/4
Salvador (BA) – 16 a 22/08
Ricardo Mello (BRA) v. Thiago Alves (BRA) 5/7, 6/4 e 6/4
Da redação

Publicado em 28 de Setembro de 2010 às 11:21


Quadras

Artigo publicado nesta revista

Nadal completo - US Open 2010

Revista TÊNIS 84 · Outubro/2010 · Nadal completo - US Open 2010