Quadras

Por onde a bolinha quica


Cynthia Lum
Guga e Philipp e Chatrier para sempre
A quadra central de Roland Garros, batizada de Philippe Chatrier, deu grandes alegrias a Gustavo Kuerten. Agora, o brasileiro está novamente ligado a Chatrier. Desta vez, não à quadra, mas ao prêmio que também leva o nome do dirigente francês. Durante a disputa de Roland Garros deste ano, o presidente da IT F concedeu o troféu Philippe Chatrier, a maior honraria que um tenista pode receber, a Guga. Na cerimônia, ao lado do catarinense estavam sua mãe, Alice, seu irmão, Rafael, seu ex-treinador, Larri Passos e Roger Federer.
Paul Zimmer
Bola da discórdia não no tênis
Durante Roland Garros, a marca adidas resolveu promover uma ação mesclando futebol e tênis. Diversos tenistas patrocinados vestiram a camisa das seleções de seus países e tentaram mostram um pouco de habilidade com a bola que será usada na Copa do Mundo. E, se o objeto foi motivo de discórdia, com diversas declarações de futebolistas insatisfeitos, pelo menos entre os tenistas ninguém reclamouFutures no Brasil .
Divulgação

Futures no Brasil
O gaúcho Marcelo Demoliner (foto) e os paulistas Leonardo Kirche, Rodrigo Guidolin e Daniel Silva foram os destaques dos Futures masculinos realizados em meados de maio. Kirche, de 25 anos, se deu bem em Marília e Juiz de Fora. No primeiro, ganhou de Demoliner, 21, e no segundo, de Guidolin, 24. Já Demoliner se sagrou campeão em Caldas Novas ao bater Guidolin na final. Por fim, Daniel Silva sagrou-se campeão em Araguari.

Resultados
Caldas Novas (GO) – 10 a 16/05
Marcelo Demoliner (BRA) v.
Rodrigo Guidolin (BRA) 7/6(5) e 6/4

Marília (SP) – 17 a 23/05
Leonardo Kirche (BRA) v.
Marcelo Demoliner (BRA) 6/3 e 6/4

Juiz de Fora (MG) – 24 a 30/05
Leonardo Kirche (BRA) v.
Rodrigo Guidolin (BRA) 4/6, 6/3 e 7/6(4)

Araguari (MG) – 31/05 a 06/06
Daniel Silva (BRA) v.
Eládio Ribeiro Neto (BRA) 6/3, 1/6 e 6/1

#Q#

Divulgação
Argentina é tetra
Na Copa do Mundo de Nações, que ocorreu em Dusseldorf, Alemanha, a Argentina sagrou-se campeã pela quarta vez na história. Com um time formado por Horacio Zeballos, Juan Monaco, Eduardo Schwank e Diego Veronelli, os argentinos venceram, na final, a equipe norte-americana de Robby Ginepri, Sam Querrey e os irmãos Bob e Mike Bryan. Com isso, a Argentina se iguala a Alemanha, Espanha, Suécia e Estados Unidos em número de conquistas de campeonato.
Duplas beneficentes
De 10 a 22 de maio ocorreu a quarta edição da Copa Mart Plus de Tênis, em Belo Horizonte. O evento beneficente (em prol do Projeto “Ler é Viver”, do Instituto Gil Nogueira) teve, como sempre, grande participação. Como prêmio aos vencedores foi oferecido uma clínica de tênis com o experiente treinador norte-americano Robert Salum.
Divulgação
Meninas bem nos 14 e meninos nos 16
A equipe feminina brasileira de 14 anos se deu bem no Campeonato Sul- Americano realizado em Bauru, entre 10 e 15 de maio. O time formado por Beatriz Maia, Ingrid Martins e Luana Trauwein ficou com o título ao bater o Paraguai na final. Com isso, elas se classificaram para o Mundial da categoria, que será realizado em Prostejov, na República Tcheca. Na mesma semana, a equipe masculina, com Silas Cerqueira, Gabriel Hocevar e Thiago Souza, acabou em quarto ao perder para a Venezuela e não garantiu vaga no Mundial. O Chile ficou com o título e a Argentina com o vice. Na semana seguinte, no Paraguai, foi disputado o Sul-Americano de 16 anos. Aí, os garotos Pedro Dumont, Tiago Monteiro e Gustavo Castro ficaram em segundo lugar (perderam a decisão para o Chile), mas garantiram vaga no Mundial de San Luis Potosí, no México. Já as meninas, Rebeca Andrade, Bruna Magalhães e Laura Pigossi, terminaram em sexto lugar.
Yohan Brandt
Primeiro título do ano
Até meados de maio, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo não haviam conseguido firmar a parceria. Contudo, durante o AT P de Nice, eles apresentaram seu melhor tênis e conseguiram conquistar o primeiro título da nova dupla. Na final, eles derrotaram o paquistanês Aisam-Ul-Haq Quresh e o indiano Rohan Bopanna, por 1/6, 6/3 e 10/5. A conquista lhes valeu entrar no top 20 do ranking e ganhar motivação para o resto do ano.

#Q#

Divulgação
Jordan vence em Fortaleza
Principal tenista brasileiro cadeirante, Carlos “Jordan” Santos (foto) conquistou o título do Set Point Classic Wheelchair, em Fortaleza. Na final, ele derrotou Daniel Rodrigues por 6/0, 3/6 e 6/4. O torneio é válido pelo ranking da IT F.
Gigantes
No dia 29 de maio, ocorreu o I Torneio Unimed Paulistana de Duplas, batizado de “Encontro de Gigantes”. Funcionários, amigos, parceiros e outros tantos colaboradores se reuniram na academia Slice Tennis para, além de disputar, divertir-se em quadra. Quem prestigiou o evento foi Flávio Saretta, que ainda bateu bola com os convidados. No fim, a dupla vencedora (foto) foi Eduardo Kauffmann (Gafor) e Gustavo Kiyoshi Guedes Inumaru (Essencis). Por fim, Valdemir Gonçalves da Silva, diretor financeiro da Unimed, celebrou o evento: “Não só a Unimed como outras empresas de saúde devem organizar torneios de tênis, pois o esporte é o melhor rémedio para a saúde. Devemos voltar ao tempo em que a medicina preventiva tinha mais espaço. Na China, o médico de família é pago todos os meses e, durante o tempo que um membro da família fica doente, o médico não recebe. Este é o incentivo correto.”
Divulgação
Brasileiras bem no Brasil
Em uma final brasileira, a paulista Nathalia Rossi conquistou o título da primeira etapa da Copa Nestlé Chocolovers, torneio Future da IT F, que foi realizado no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo. Duelando contra Roxane Vaisemberg, Rossi, de 21 anos, venceu por 6/4 e 6/3 e garantiu seu quarto título profissional na carreira.

#Q#

Ron C. Angle
Líder dos dois rankings
Com o título em Roland Garros ao lado da irmã Venus, além de ganharem os quatro últimos Grand Slams disputados (Australian Open 2010, US Open e Wimbledon 2009), completando assim o “Petit Slam” – nome comumente dado à conquista dos quatro Majors, mas não em um mesmo ano –, Serena Williams assumiu o primeiro lugar no ranking de duplas e de simples. Assim, ela é apenas a sexta mulher a conseguir tal feito na Era Aberta, repetindo Martina Navratilova, Arantxa Sanchez, Martina Hingis, Lindsay Davenpont e Kim Clijsters.
Divulgação
Nanda perto do top 100
Se o Brasil não tem uma tenista top 100 em simples há mais de 20 anos e nenhuma menina tem sequer se aproximado disso ultimamente, pelo menos em dupla a catarinense Maria Fernanda Alves vem se dando bem e tem chances de ingressar nesse seleto grupo. Na última semana de maio, ela e a austríaca Tamira Paszek venceram o IT F de Izmir, na Turquia. No ano, Nanda ainda tem o título do IT F do Rio de Janeiro e mais dois vice-campeonatos. Com isso, está muito perto do top 100.
Curitibano venc e In terclubes Inf anto-Juvenil
O Clube Curitibano sagrou-se campeão do Interclubes Paranaense de Infanto-Juvenil 2010, realizado entre os dias 2 e 4 de junho nas quadras do Graciosa Country Club, em Curitiba. A competição contou com a presença de 15 agremiações e cerca de 150 atletas. Na soma geral dos pontos, o Clube Curitibano ficou em primeiro lugar com 450 pontos, o Graciosa Country Club conquistou o segundo lugar com 360 pontos e na terceira posição ficou o Didier Rayon Team Tennis Imbituva com 310 pontos.
Da redação

Publicado em 16 de Junho de 2010 às 06:33


Quadras

Artigo publicado nesta revista

Nadal - Grand Slam da terra

Revista TÊNIS 81 · Julho/2010 · Nadal - Grand Slam da terra