Quadras


Zebra argentina é destaque da Davis

O primeiro fim de semana de março foi de Copa Davis, com oito confrontos válidos pela oitavas-de-final da competição. E, como era esperado, a primeira rodada da edição de 2010 se desenhava sem surpresas. Porém, um retorno triunfal e uma demonstração de amor à pátria sem igual mudaram o destino do mais equilibrado entre todos os duelos. Enquanto várias estrelas abriram mão de jogar esta fase da competição, o contundido David Nalbandian fez questão de viajar em cima da hora, após liberação dos médicos, e defender as cores da Argentina contra os suecos fora de casa. O sul-americano fez a diferença e ajudou os "hermanos" a desenharem a única zebra do torneio nesta temporada.

RESULTADOS

Logrono - Espanha Espanha
4 x 1 Suíça

Toulon - França
França 4 x 1 Alemanha

Moscou - Rússia
Rússia 3 x 2 Índia

Estocolmo - Suécia
Suécia 2 x 3 Argentina

Varazdin - Croácia
Croácia 5 x 0 Equador

Belgrado - Sérvia
Sérvia 3 x 2 EUA

Coquimbo - Chile
Chile 4 x 1 Israel

Bree - Bélgica
Bélgica 1 x 4 República Tcheca

Que venha o Uruguai!

Já de olho no caminho de volta para o Grupo Mundial da Copa Davis, o Brasil conheceu seu adversário no próximo compromisso pela competição. Fora de casa, em Santo Domingo, o Uruguai bateu com facilidade a República Dominicana e será o rival dos brasileiros entre os dias 7 e 9 de maio, em confronto válido pela segunda rodada do Zonal Americano e que marcará a estreia do novo capitão brasileiro João Zwetsch. O duelo será no Brasil, mas ainda sem sede definida.

João Pires/Fotojump

Fino levanta a torcida

A edição 2010 do Rio Champions, realizada no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, terminou com a conquista de Fernando Meligeni. O torneio contou ainda com nomes como Mark Philippoussis, Cedric Pioline, Mats Wilander e Marat Safin, que fazia sua estreia como "veterano" após se aposentar no final do ano passado. E, embora o quadro de jogadores apresentasse nomes mais "consagrados", foi o irreverente e batalhador Fininho quem fez a alegria do público carioca, não só com suas tradicionais brincadeiras como também com o título conquistado em cima do australiano Philippoussis, o primeiro do brasileiro desde que voltou às quadras para jogar etapas seniors.

Capacitação

Com o objetivo de aprimorar o nível técnico dos treinadores, a IT F criou um programa de cursos de capacitação nos países da América do Sul. E, para coordenar as atividades, o escolhido da entidade foi justamente um brasileiro, membro do programa de capacitação de treinadores da CBT, Elson Longo. A primeira etapa contempla Venezuela, Colômbia e Bolívia, e o tema em questão é "Biomecânica e golpes avançados". É a primeira vez que um brasileiro é escolhido para a função de capacitador da IT F em cursos específicos.

#Q#

Coração brasileiro

Após bom desempenho na primeira rodada da Fed Cup, quando surpreendeu e venceu a canadense Aleksandra Wozniak, Maria Fernanda Alves recebeu indicação ao “The Heart Award” (Prêmio Coração) da IT F. Durante a disputa, a brasileira chamou a atenção dos organizadores, atentos a atletas que “representam seus países com distinção, excepcional coragem em quadra e que demonstram total comprometimento com suas equipes”

Parceria de gigantes

Após realizar excelente campanha no Australian Open, Marin Cilic anunciou o ex-tenista e compatriota Goran Ivanisevic como seu técnico temporário. Um mês depois, a dupla anunciou a extensão daparceria, agora válida até os Masters 1000 de Miami e Madri. O jovem Cilic, por sinal, tem como técnico oficial justamente o ex-treinador de Ivanisevic, Bob Brett, mas, de fevereiro até maio, quando disputará o Masters 1000 de Madri, é justamente o campeão de Wimbledon quem acompanhará o promissor tenista.

fotos: Ron C. Angle

Capitão? Não, obrigado!

Após uma série de maus resultados na Copa Davis, os britânicos começaram a especular sobre a mudança no comando da equipe. E o nome de Tim Henman esteve entre os favoritos para assumir o lugar ocupado por John Lloyd, que se tornou o primeiro na história do país a perder cinco confrontos consecutivos na competição e acabou se demitindo. Porém, sem deixar o assunto ganhar força, Henman logo tratou de abdicar do possível cargo. “Estou desfrutando da companhia da minha família e jogando golfe, não quero perder isso”, declarou.

fotos: Ron C. Angle
Duelo de estrelas

No início de março, quatro das maiores estrelas do tênis feminino na atualidade duelaram em um dos mais tradicionais palcos do esporte norte-americano, o Madison Square Garden, em Nova York. O torneio exibição contou com a participação de Venus Williams, Kim Clijsters, Ana Ivanovic e Svetlana Kuznetsova. No final, melhor para a tenista da casa. Venus bateu Clijsters na decisão e levou ao delírio os milhares de presentes ao ginásio

Da redação

Publicado em 23 de Março de 2010 às 12:17


Quadras

Artigo publicado nesta revista