Quadras


Semana Guga Kuerten agita Florianópolis

Fernando Willadino

Maior ídolo da história do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten começa a mostrar o seu legado para a modalidade no País. Entre os dias 7 e 14 de junho, aconteceu, no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis, a Semana Guga Kuerten. Foram diversas atrações durante todo o evento, que contou com uma palestra de Nuno Cobra. Guga esteve sempre presente, jogou em uma miniquadra em uma escola, foi ao cinema com um grupo de garotos, deu show durante alguns treinamentos com Larri Passos e, por fim, fez uma exibição contra Sergi Bruguera, reeditando a final de Roland Garros 1997.

Finais Semana Guga Kuerten:
12M - Gabriel Sidney v. Renato Rosa Jr. 6/3 e 6/4
14M - João Walendowsky v. Silas Cerqueira 6/2, 2/6 e 7/5
16M - Karue Sell v. Thiago Pinheiro 6/3 e 6/3
18M - André Baran v. Henrique Tsukamoto 6/3 e 6/3
12F - Júlia Gomide v. Letícia Vidal 6/7(3), 6/2 e 7/6(4)
14F - Beatriz Maia v. Leciane Silva 6/4 e 7/6(5)
16F - Stefania Haddad v. Manoela Chiacchio 6/2 e 6/0
18F - Gabriela Cé v. Nathaly Kurata 3/6, 7/6(5) e 6/1


Entre os veteranos, melhor para o “garotão” Enqvist

Desta vez, nada de Pete Sampras. Porém, se o norte-americano recordista de títulos de Grand Slam não veio à São Paulo, alguns outros bons nomes da história do tênis estiveram presentes no clube Hebraica para a disputa do AOC Grand Champions Brasil, etapa brasileira do Champions Tour – a liga de veteranos da ATP. Os participantes em 2009 foram: o polêmico chileno Marcelo Rios – ex-número um do mundo –, os espanhóis Emilio Sanchez – atual coordenador do tênis brasileiro – e Sergi Bruguera, o francês Henri Leconte, o sueco Thomas Enqvist (acima), o holandês Paul Haarhuis, o israelense Gilad Bloom e o sempre irreverente brasileiro Fernando Meligeni. Enquanto todos esperavam grandes atuações do talentosíssimo Rios, o chileno decepcionou contundido. Com o perigoso rival combalido, melhor para Fininho, que venceu o seu grupo e se classificou para a final. Na decisão, encontrou o sólido Enqvist, o mais jovem entre todos os participantes. E a saúde do sueco de 35 anos falou alto. Vitória e título para o ex-número 4 do mundo. Mas, como sempre, Meligeni não deixou barato e garantiu a diversão para o público brasileiro.

Luiz Cândido/AlphaImagem

Luiz Pires

Universíade, lá vamos nós!

Já estão definidos os dois representantes do tênis brasileiro na Universíade, principal competição universitária do mundo, que acontecerá em julho, em Belgrado, na Sérvia. Valter Mori (UNIFAE) e Flávia Bonalda (Mackenzie) se garantiram após conquistarem o título do Campeonato Brasileiro Universitário de Tênis, disputado nas quadras do São Paulo Athletic Club, na capital paulista.


Wander Roberto

Só deu Brasil!

Após um início de ano morno, sem muitos torneios, os meses de maio e junho esquentaram no Brasil com a disputa de quatro Futures. Destaque novamente para o experiente Júlio Silva, que tenta reencontrar as melhores posições no ranking após uma queda nos últimos anos e para Fernando Romboli (foto), jovem talentoso que tenta angariar postos na ATP.

RESULTADOS
FUTURES MASCULINOS

Uberlândia (MG) – 18/05/2009
Júlio Silva (BRA) v. José Pereira (BRA) 4/6, 6/3 e 6/3

Ribeirão Preto (SP) – 25/05/2009
Fernando Romboli (BRA) v. Júlio Silva (BRA) 6/4, 3/6 e 6/4

Fortaleza (CE) – 01/06/2009
Leonardo Kirche (BRA) v. Carlos Oliveira (BRA) 6/4 e 6/3

Araguari (MS) – 08/06/2009
Alexandre Bonatto (BRA) v. Cristian Benedetti (ARG) 6/1 e 6/1

O negocio deles é na grama!
O torneio de Queen’s parece ser um refúgio para a dupla brasileira Marcelo Melo e André Sá. Assim como no ano passado, os mineiros chegaram à decisão, afastando a má fase e a ausência de resultados que vinham os acompanhando na temporada. Melo e Sá fizeram jogos duros até a decisão, quando não resistiram à parceria do russo Mikhail Youzhny e do sul-africano Wesley Moodie – algozes do também brasileiro Bruno Soares e de seu parceiro Kevin Ullyett nas oitavas.

#Q#
divulgação

Famílias reunidas, vamos ao tênis!
Pelo quarto ano consecutivo, o Kids Tennis Experience animou as crianças durante o IV Sportv Tennis Cup, realizado no dia 23 de maio, em São Paulo. O torneio, capitaneado pelo comentarista Dácio Campos, reúne parceiros do Canal Globosat e suas famílias. Houve três estações de atividades para a criançada com a coordenação da professora Suzana Silva: cama elástica, minitênis e desenho com colagem. O tema? Tênis, obviamente! Enquanto os pais jogavam o divertido torneio, as mães podiam passar por sessões de massagens em um SPA montado no local.

Marcelo Ruschel

Gigantinho receberá os brasileiros na Davis

Após 11 anos, Porto Alegre voltará a receber a equipe brasileira da Copa Davis. A capital gaúcha foi a cidade escolhida para sediar o duelo entre Brasil e Equador, de 18 a 20 de setembro, pelo playoff do Grupo Mundial. Em 1998, a equipe comandada por Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni perdeu por 3 a 2 para os espanhóis, que tinham Alex Corretja e Carlos Moyá. O duelo contra os equatorianos – que devem ter a equipe formada pelos irmãos Lapentti – acontecerá no ginásio Gigantinho e será disputado em quadras de saibro. O vencedor se garante no Grupo Mundial da Davis em 2010.


Bob Paulino

Veteranos em alta

Se estão faltando grandes resultados para o Brasil entre os tenistas profissionais, entre os veteranos o sucesso do País continua. No início de junho, foi disputado o Mundial Individual de Seniors, em Palma de Mallorca, na Espanha. E a delegação brasileira voltou com três medalhas. Uma das principais personagens da história do tênis brasileiro, a experiente Patrícia Medrado (foto) confirmou o favoritismo e faturou o ouro da categoria 50 anos. Já Roger Guedes, que tem trazido sempre bons resultados para o Brasil, continuou em bom momento e ganhou a medalha de prata nos 55 anos masculino. A outra medalhista foi Simone Vasconcelos, que levou o bronze nos 45 anos feminino.

Da redação

Publicado em 24 de Junho de 2009 às 14:11


Quadras

Artigo publicado nesta revista