Quadras


João Pires

50 ANOS DEPOIS

Há meio século, Maria Esther Bueno conquistava seu primeiro título de simples em Wimbledon. Campeã de duplas ao lado de Althea Gibson, em 1958, a brasileira surpreendeu o mundo e, com apenas 19 anos, venceu o mais tradicional torneio do mundo no ano seguinte. A importante vitória abriu as portas do tênis mundial para Maria Esther, que ainda venceria mais 19 Grand Slams (simples, duplas e duplas mistas). Este ano, cinco décadas após o primeiro grande título, a paulista será convidada de honra da organização em Wimbledon, onde receberá homenagem pela histórica data. Antes disso, porém, em Brasília, a ex-tenista participou de um evento que contou com a presença de Thomas Koch e de Anna Cristina Kubitschek, neta do ex-presidente JK. Além de uma clínica de tênis ao lado de Koch, Maria Esther aproveitou a ocasião para dar à neta do famoso presidente duas fotos em que aparece sendo condecorada por Juscelino pelo seu título nas quadras de grama inglesas. As imagens ficarão devidamente expostas no Memorial JK, na capital do País.

Ron C. Angle/TPL

JOGANDO COMO NÚMER O UM!

Dinara Safina assumiu o posto de número um do mundo no fim de abril, tornando-se a 19a mulher a liderar o ranking na história da WTA. Se muitos colocaram em dúvida seu potencial para ser a líder, a irmã mais nova de Marat Safin provou, em quadra, que merece o lugar em que se encontra. Em Stuttgart, já como número um, só parou em Svetlana Kuznetsova na decisão. Em Roma, a vingança, e o primeiro título como líder do ranking - batendo justamente Kuznetsova na final. Para fechar em grande estilo a série de torneios preparatórios para Roland Garros, mais uma c o n q u i s t a , desta vez, em Madri, com vitória sobre Caroline Wozniacki na decisão.

Ron C. Angle/TPL

Nadal, Nadal... Federer

O quadro da temporada europeia de saibro estava se desenhando como nos anos anteriores, com Rafael Nadal desbancando seus adversários e monopolizando os importantes títulos que antecedem Roland Garros. Nos Masters 1000 de Monte Carlo e Roma, apenas Novak Djokovic ofereceu alguma resistência, mas caiu nas duas finais diante do espanhol. Antes disso, em Barcelona, o número um do mundo já havia conquistado o pentacampeonato do tradicional Conde de Godó, mostrando o que estava por vir nas semanas seguintes. Porém, a festa de Nadal acabou diante de sua torcida. O que muitos achavam improvável, aconteceu, e o "Rei do Saibro" foi derrotado justamente em seu país, no Masters 1000 de Madri. Na decisão - cansado após duelo de quatro horas na semifinal contra Djokovic -, Nadal perdeu para Roger Federer, que levou seu primeiro título na temporada.


Wander Roberto

COMEÇAM OS FUTURES NO BRASIL

Enfim começaram os esperados torneios Futures no Brasil. Grande chance para jovens tenistas pontuarem pela primeira vez no ranking mundial, o número destes torneios disputados em solo brasileiro tem crescido a cada ano. Em 2009, a disputa começou por Campinas e Caldas Novas. No interior paulista, o cenário foi parecido com o do final da última temporada, com o experiente Júlio Silva dominando este tipo de competição. Já na cidade goiana, uma surpresa. Aos 32 anos, Carlos Oliveira mostrou que ainda tem lenha para queimar, venceu tenistas muito mais jovens e ficou com o título. Leonardo Kirche também se destacou, alcançando as duas finais.

RESULTADOS
FUTURES MASCULINOS
Campinas - 04/05/2009 Júlio Silva (BRA) v. Leonardo Kirche (BRA) 6/3 e 6/2
Caldas Novas - 11/05/2009 Carlos Oliveira (BR A) v. Leonardo Kirche (BR A) 4/6, 7/5 e 7/6(8)


Marcelo Ruschel

Fernandes vence na Itália

O jovem alagoano Tiago Fernandes conquistou um importante título na Gira Europeia. O garoto disputou o torneio "Città di Santa Croce", de nível 1, um dos mais importantes antes de Roland Garros. Na final, o brasileiro derrotou o neozelandês Sebastian Lavie, por 7/6(5) e 6/2.

Ivan Pontes
Pedro Cafardo, Fernando Salvia, Fábio Silberberg e Ronaldo Martins

Jogando não só com as palavras

Em maio, a academia Ripol Spain organizou o 2o Martins & Salvia Tennis Day, evento reunindo jornalistas e empresários. Cerca de 30 participantes disputaram um divertido torneio de duplas, que foi vencido pela parceria de Pedro Cafardo, do jornal Valor Econômico, e do empresário e ex-tenista Fábio Silberberg. Depois do esforço físico, foi servida uma bela paella.

Luiz Candido

Meninas se classificam para Mundial dos 14

A equipe brasileira de 14 anos, composta por Leciane Silva (foto), Beatriz Maia e Maria Vitória Beirão, terminou o campeonato Sul-Americano de 14 anos - disputado no Uruguai - em segundo lugar, perdendo apenas para a Argentina na final. Com isso, as meninas se classificaram para o Mundial na República Tcheca em agosto. Já o time masculino, com João Walendowksy, Osni Santos Júnior e Carlos Servato Borges, terminou em sétimo lugar.

Cristiano Andujar

BRASILEIROS PELO MUNDO

Enquanto os colegas defendiam o Brasil pela Copa Davis, na Colômbia, Marcos Daniel surpreendia no recém-criado torneio de Belgrado, na Sérvia. Com vitórias convincentes sobre Guillermo Cañas e Ivan Ljubicic, o gaúcho chegou às quartas de um ATP pela segunda vez na carreira. Em seguida, embalado, venceu o Challenger de Zagreb, na Croácia, batendo o experiente belga Olivier Rochus (algoz de Ricardo Hocevar na semi). Já no Aberto de Santa Catarina, disputado este ano em Blumenau, o jovem Marcelo Demoliner (foto) passou pelo paulista Rogério Dutra Silva na final. Outros bons resultados em Challengers foram as semifinais de Thiago Alves em Rodhes (Grécia) e Johanesburgo (África do Sul), além da semi de João Souza em Pereira, na Colômbia.

Da redação

Publicado em 1 de Junho de 2009 às 14:27


Quadras

Artigo publicado nesta revista