Quadras


fotos: Ron C. Angle/TPL

Del Potro no top Five

Depois de vencer o número um do mundo no Masters 1000 de Miami, Juan Martin Del Potro chegou à quinta posição no ranking da ATP, a melhor classificação da sua carreira, e ganhou a confiança dos compatriotas argentinos. Uma enquete realizada no país mostrou que 41% das 88 mil pessoas que votaram acreditam que Del Potro pode chegar a ser o número um do mundo. O jovem de 20 anos é o sexto tenista argentino na história a alcançar o top 5.


fotos: Ron C. Angle/TPL

Sharapova fora do top 50

Em abril, Maria Sharapova ficou fora do top 50 da WTA pela primeira vez desde 2003. A musa russa não joga uma partida de simples desde agosto de 2008 por causa de uma séria lesão no ombro. Agora, seu retorno às quadras ficará ainda mais complicado. Distante das primeiras posições, ela deixará de ser cabeçade- chave nos Grand Slams e não deve escapar de jogos duros logo nas primeiras rodadas dos principais torneios do circuito. Nas últimas cinco temporadas, ela terminou o ano no top 10.


ATP elege os melhores de 200

A temporada de 2008 já acabou há meses, mas o grande desempenho continua rendendo frutos a Rafael Nadal. Desta vez, ele foi escolhido o melhor jogador pela ATP. Além dele, foram premiados o sérvio Nenad Zimonjic e o canadense Daniel Nestor – como melhor dupla –, o francês Jo-Wilfried Tsonga (jogador que mais evoluiu), o japonês Kei Nishikhori (revelação), o norte-americano James Blake (prêmio por ações humanitárias) e Roger Federer, o preferido dos fã.

fotos: Ron C. Angle/TPL

fotos: Ron C. Angle/TPL

Inocente

O italiano Filippo Volandri estava há três meses sem jogar devido a uma punição por doping imposta pela ATP. Porém, ele foi absolvido pelo Tribunal de Arbitragem Desportiva de Lausana, na Suíça, e poderá voltar às quadras. O tenista era acusado de usar substância irregular durante o torneio de Indian Wells, em 2008. Volandri provou que estava apenas tomando um remédio para conter problemas de asma. “O pesadelo acabou”, garantiu. “Mas alguém terá que pagar pelo tempo que fiquei parado”, promete.


fotos: Ron C. Angle/TPL

McEnroe é campeão no Rio

Aos 50 anos, o norte-americano John McEnroe conquistou o título do Rio Champions, torneio válido pelo Circuito Outback de veteranos. Na final, o ex-número um do mundo venceu o compatriota Jim Courier, por fáceis 6/2 e 6/3. No caminho rumo ao título, o polêmico ex-jogador venceu o sueco Mikael Pernfors, o também norte-americano Jimmy Arias e o brasileiro Jaime Oncins. Como sempre, o irreverente “Big Mac” deu show e encantou o público carioca.

#Q#

Challengers exclusivos

A ATP está estudando uma proposta da Federação Asiática de Tênis (ATF) para criação de torneios nível Challenger exclusivos para tenistas do continente. Anil Khanna, presidente da ATF, alega que os jogadores asiáticos têm mais dificuldades para iniciar a carreira, pois estão distantes dos torneios da Europa e da América e precisam pagar viagens muito caras para jogar.

Cristiano Andujar

Em recuperação

A tenista Teliana Pereira passou por uma cirurgia para retirada de parte do menisco do joelho direito no dia 30 de março, em Curitiba. A atleta já recebeu alta e está em casa se recuperando. A previsão é de que retorne aos treinos dentro de um mês e volte a jogar no início de julho. Teliana sofreu a lesão durante disputa do Challenger de rancho Mirage, na Califórnia, no início de fevereiro.


Marca histórica

Bruno Soares está entre os três brasileiros mais bem colocados no ranking de duplas da ATP na história. em abril, ele alcançou a 16ª posição. esta é a melhor colocação de um brasileiro em 25 anos. os melhores duplistas do país na ATP foram Cássio Motta e Carlos kirmayr que, na década de 80, alcançaram o top 5 da categoria. “é sinal que estou no caminho certo. Agora, é continuar treinando firme para subir ainda mais”, declarou o tenista mineiro.

fotos: ron C. Angle/BeImages Sports

fotos: ron C. Angle/BeImages Sports

Parceria promissora

O ex-tenista espanhol Alex Corretja voltou a trabalhar com Andy Murray a partir de abril. em 2008, ele preparou Murray para os torneios de saibro. Grande especialista no piso, o espanhol chegou à final de roland Garros em 1998 e 2001. Desta vez, a parceria deve se ampliar também para outros pisos e mais semanas. o tenista britânico reforçou que o trabalho com Corretja não significa que ele vai desfazer a união com o seu atual treinador, Miles Maclagan.


fotos: ron C. Angle/BeImages Sports

Brasileiros em ação

Enquanto não começam os torneios no País, os brasileiros jogaram em diferentes cantos do mundo. o gaúcho Marcos Daniel conseguiu recuperar seu bom nível de tênis e venceu o Challenger de Marrakesh, no Marrocos, além das quartas em Napoli, na Itália. Nos torneios ATPs, seu desempenho não foi bom e ele saiu do top 100. Já Franco Ferreiro continua tendo um bom ano em 2009. Fez quartas no Challenger de San luis Potosí, no México, e se aproximou do top 150.

Brasil inicia temporada de futures

A partir do dia 4 de maio, o Brasil dá início a mais uma temporada de torneios Futures. A idéia da Confederação Brasileira de Tênis é ajudar os atletas do País na transição do juvenil para o profissionalismo. o calendário prevê a realização de 34 torneios até o final de 2009, começando por Campinas (SP) e passando por 23 cidades. em 2008, o Brasil ficou em segundo lugar no mundo em realização de Futures masculinos, com 35 torneios. No feminino, o número de torneios pode chegar a dez.

Da redação

Publicado em 5 de Maio de 2009 às 07:29


Quadras

Artigo publicado nesta revista