Por onde a bolinha quica

Luto / Premiado / Torneio-imprensa / Pé direito / Bons princípios


Luto

Uma triste notícia comoveu a comunidade tenística do Brasil no começo de janeiro. O ex-tenista José Amin Daher Neto (ao centro da foto, ladeado por Dácio Campos e Christian Burgos, publisher da Revista TÊNIS) faleceu após sofrer um acidente na rodovia Rio-Santos, próximo à cidade de Paraty, quando seu carro colidiu com um ônibus de excursão no sentido oposto. Zé Amin, 47 anos, estava em Angra dos Reis e retornava a São José dos Campos, cidade onde morava. Natural de São Paulo, o empresário teve uma carreira de destaque no juvenil, sendo considerado o melhor brasileiro na categoria 18 anos, na década de 1980. Como profissional, chegou a ser o 139º em simples e 188º de duplas, além de integrar a equipe brasileira na Copa Davis de 1986, 1987 e 1988. Recentemente, ele fundou a academia Daher Tennis Lounge, na cidade do Vale do Paraíba, para fomentar novos talentos do tênis nacional. A equipe da Revista TÊNIS oferece suas condolências à família de José Amin Daher.

Premiado

O Projeto Social WimBelemDon, que atende mais de 100 crianças na Zona Sul de Porto Alegre, é a primeira instituição brasileira a ser contemplada pela Associação dos Tenistas Profissionais com o ATP Aces for Charity. A promoção foi criada em 2011 com o objetivo de apoiar e reconhecer ações sociais relacionadas ao tênis. O projeto, coordenado pelo fotógrafo Marcelo Ruschel, receberá uma verba de US$15 mil (cerca de R$35 mil), além da divulgação pelo mundo afora. Em 2013, o Projeto WimBelemDon também recebeu outras premiações, entre elas o título de Melhor Projeto Social ligado ao Tênis no Brasil, concedido pela Revista TÊNIS e a CBT. “Todo este reconhecimento é um incentivo para continuarmos trabalhando em nome de um objetivo maior, em que todos os integrantes do projeto são os verdadeiros vencedores”, ressalta Ruschel.

Henrique Moretti, Maurício Noriega e Manuel Cunha Pinto

Torneio-imprensa

Nos primeiros dias de 2014, o Esporte Clube Sírio sediou a I Copa Luiz Noriega, torneio disputado entre jornalistas e que homenageou o saudoso Luiz Noriega, ícone da locução esportiva nacional e que faleceu no final de 2012. Após quatro dias de disputa, Manuel Cunha Pinto, da ESPN, foi o campeão na categoria Avançado ao bater Henrique Moretti,  repórter do Terra, na final por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 10/6. Na chave feminina, Ione Sawao derrotou Neila Silva com direito a uma “bicicleta” (duplo 6/0). E, na categoria iniciante, Sérgio Turrin bateu Michel Cury por 6/2 e 6/3. A cerimônia de premiação contou com a presença da família Noriega - a esposa Ângela, os filhos Maurício (que participou do torneio) e Fernanda e os netos Clara e Rafael.

Feijão

Melo e Knowle

Pé direito

O sucesso do tênis brasileiro não tem descanso. Mal começou 2014 e já tivemos nossos primeiros títulos. Em Auckland, o mineiro Marcelo Melo não ligou de jogar sem seu parceiro habitual e se sagrou campeão ao lado do austríaco Julian Knowle. Na final, Melo bateu o conterrâneo Bruno Soares, que ficou com o gostinho de campeão engasgado pela segunda vez, já que, na semana anterior, ficou com o vice também em Doha. Em simples, o paulista João Souza, o Feijão, ficou com o título do tradicional Aberto de São Paulo, nas quadras do Parque Villa-Lobos. Após estar próximo da eliminação logo na estreia do torneio, o pupilo de Ricardo Acioly ganhou confiança e despachou seus adversários com propriedade. Na final, Feijão bateu o colombiano top 100 Alejandro Gonzalez por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, tornando-se o quarto brasileiro vencedor do evento (junta-se a Ricardo Mello, Flávio Saretta e Thiago Alves).

RESULTADOS
ATP 250 de Doha (Catar) – 30 de dezembro a 5 de janeiro
Final de duplas: Tomas Berdych e Jan Hajek (CZE) v. Alexander Peya (AUT) e Bruno Soares (BRA) 6/2 e 6/4
ATP 250 de Auckland (Nova Zelândia) – 6 a 12 de janeiro
Final de duplas: Julian Knowle (AUT) e Marcelo Melo (BRA) v. Alexander Peya (AUT) e Bruno Soares (BRA) 4/6, 6/3 e 10/5
Aberto de São Paulo (Brasil) – 30 de dezembro a 5 de janeiro
Final de simples: João Souza (BRA) v. Alejandro Gonzalez (COL) 6/4 e 6/4

Bons princípios

Nossa garotada começou a temporada em grande estilo nos torneios juvenis. Em dois torneios G1, foram três troféus para o Brasil. No 50º Coffee Bowl, na Costa Rica, a paulistana Luisa Stefani acabou com o vice-campeonato da chave de duplas ao lado da britânica Emily Arbuthnott e repetiu a dose na semana seguinte na tradicional Copa Gatorade, na Venezuela, jogando com a equatoriana Rafaella Baquerizo. Já no masculino, o gaúcho Orlando Luz (foto) mostrou todo seu potencial alcançando a final em Caracas, perdendo no detalhe para o peruano Nicolas Alvarez.

RESULTADOS
50º Coffee Bowl (Costa Rica) – 6 a 11 de janeiro
Final de duplas feminino: Morgane Michiels e Greetje Minnen (BEL) v. Emily Arbuthnott (GBR) e Luisa Stefani (BRA) 6/4 e 7/5
Copa Gatorade 2014 (Venezuela) – 13 a 19 de janeiro
Final de simples masculino: Nicolas Alvarez (PER) v. Orlando Luz (BRA) 3/6, 6/2 e 6/0
Final de duplas feminino: Anna Blinkova (RUS) e Jessica Ho (USA) v. Rafaella Baquerizo (ECU) e Luisa Stefani (BRA) 6/3 e 6/3
Da redação

Publicado em 1 de Fevereiro de 2014 às 00:00


Quadras José Amin Daher Neto Zé Amin Projeto Social WimBelemDon I Copa Luiz Noriega Manuel Cunha Pinto Marcelo Melo Julian Knowle

Artigo publicado nesta revista

Descalibrou?

Revista TÊNIS 124 · Fevereiro/2014 · Descalibrou?

Dicas para pegar o tempo de bola e voltar à forma