Por onde a bolinha quica


Foto: Marcelo Ruschel/Poapress

>> BRILHARAM
Mais uma vez os brasileiros brilharam nos futures nacionais. Nas simples dos dois torneios de Porto Alegre e em Lins, Guilherme Clezar, Fabiano de Paula e Fernando Romboli foram supremos. Em São Paulo, o carioca Romboli duelou com André Miele no saibro e levou a melhor. Já na capital gaúcha, o primeiro a triunfar foi o tenista da casa Guilherme Clezar, que precisou vencer Leonardo Kirche numa partida bastante equilibrada. Na semana seguinte, foi a vez de Fabiano de Paula, que jogou contra o argentino Gaston-Arturo Grimolizzi e levantou a taça. Nas duplas, também deu Brasil nos três, com Victor Maynard e Romboli vencendo em Lins e Fabiano de Paula e Diego Matos e Felipe Soares e Thales Turini em Porto Alegre.

RESULTADOS
FUTURE DE LINS (SP) - 17 A 23/10
Simples: Fernando Romboli (BRA) v. Andre Miele (BRA) 6/1 e 6/2
Duplas: Victor Maynard (BRA) e Fernando Romboli (BRA) v. Diego Hidalgo
(ECU) e Ricardo Siggia (BRA) 2/6, 6/2 e 10/0

FUTURE DE PORTO ALEGRE (RS) - 24 A 30/10
Simples: Guilherme Clezar (BRA) v. Leonardo Kirche (BRA) 7/5 e 7/6 (4)
Duplas: Felipe Soares (BRA) e Thales Turini (BRA) v. Gabriel Pereira (BRA) e
Pedro Sakamoto (BRA) 6/3 e 6/3

FUTURE DE PORTO ALEGRE (RS) - 31/10 A 06/11
Simples: Fabiano de Paula (BRA) v. Gaston-Arturo Grimolizzi (ARG) 2/6, 6/4 e 6/3
Duplas: Fabiano de Paula (BRA) e Diego Matos (BRA) v. Augusto Laranja (BRA) e Gabriel Pereira (BRA) 7/5 e 6/1

Foto: João Pires/Fotojump

RECORDISTA
Depois de vencer em Recife e empatar com Marcos Daniel como maior ganhador de Challengers da história do Brasil, Ricardo Mello venceu mais um em Rio Preto e se isolou na liderança com 15 títulos, um atrás do japonês Takao Suzuki, recordista mundial. O campineiro venceu o argentino Eduardo Schwank e, de quebra, ainda conseguiu voltar ao top 100. Com o ranking (ele agora é o 81o da ATP), Mello está com a vaga do Australian Open garantida.

RESULTADOS
CHALLENGER RIO PRETO (SP) - 24 A 30/10

Ricardo Mello (BRA) v. Eduardo Schwank (ARG) 6/4 e 6/2

Foto: Ron C. Angle/TPL



TCHAU, JEJUM!
Longe de sua melhor fase, Roger Federer comemorou em Basileia o m de um dos jejuns de títulos mais longos de sua carreira. Depois de dez meses sem vencer um torneio (sua última vitória foi no começo da temporada, em Doha), o suíço bateu o japonês Kei Nishikori (que deu pneu em Djokovic na seminal) e comemorou o quinto título no torneio. Federer venceu em casa em 2006, 2007, 2008 e 2010 e foi vice em 2000, 2001 e 2009.

RESULTADO
ATP 500 BASILEIA (SUI) - 31/10 A 06/11

Roger Federer (SUI) v. Kei Nishikori (JPN) 6/1 e 6/3


MENINAS NO ITF >>
As brasileiras mostraram garra durante os ITFs de Goiânia. No primeiro, Nanda Alves faturou seu quarto título da categoria ao passar sem diculdades pela argentina Carla Lucero. Em seguida, foi Bia Maia quem se impôs, batendo a portuguesa Bárbara Luz e conquistando seu primeiro título como prossional. A paulista ainda teve pique para vencer nas duplas ao lado de Paula Gonçalves.

RESULTADOS
ITF DE GOIÂNIA (GO) - 17 A 23/10
Maria Fernanda Alves (BRA) v. Carla Lucero (ARG) 6/2 e 6/4

ITF DE GOIÂNIA (GO) - 24 A 30/10
Simples: Beatriz Maia (BRA) v. Bárbara Luz (POR) 6/2 e 6/0 Duplas: Beatriz Maia (BRA) e Paula Gonçalves (BRA) v. Flávia Araújo (BRA) e Karina Venditti (BRA) 6/4, 5/7 e 12/10


#Q#


Além do WTA Championships, que reúne as oito melhores tenistas do mundo em Istambul, o circuito feminino também promove o International Tournament of Champions, em Bali, em que jogam as oito tenistas de melhor resultado em torneio na categoria Internacional, o segundos mais altos, depois dos Premier. Mesmo sem ter vencido uma competição desse nível em 2011, Ana Ivanovic ganhou um convite e repetiu o título obtido no ano passado.

RESULTADO FINAL
Ana Ivanovic (SRB) v. Anabel Medina Garrigues (ESP) 6/3 e 6/0


Foto: Divulgação


Em 30 dias, o brasiliense Pedro Dumont Guimarães se superou e conquistou três títulos de simples da ITF. De quebra, o tenista carimbou seu passaporte para a chave júnior do Australian Open. A escalada começou em Quillota, no Chile, com a vitória no Open Junior Chirimoya Bowl. Em seguida, Guimarães foi campeão do 15º Arthrom Tennis Cup, em Londrina. O terceiro título chegou em Itajaí, na Copa Santa Catarina de Tênis.

RESULTADOS
OPEN JUNIOR CHIRIMOYA BOWL (CHI) - 12 A 17/09

Pedro Dumont Guimarães (BRA) v. Francisco Bahamonde (ARG) 6/4, 1/0 ab.

15º ARTHROM TENNIS CUP (PR) - 03 A 08/10
Pedro Dumont Guimarães (BRA) v. João Walendowsky (BRA) 7/6 e 6/1

COPA SANTA CATARINA DE TÊNIS (SC)- 17 A 22/10
Pedro Dumont Guimarães (BRA) v. Gabriel Friedrich (BRA) 7/5 e 7/5


Foto: Paulo Fenalti


SÃO LEO OPEN

Depois de oito anos, o tradicional Future de São Leopoldo se transformou em Challenger e, quebrando a escrita, um tenista estrangeiro se sagrou campeão. A vitória no evento coube ao argentino Leonardo Mayer, que venceu o sérvio Nikola Ciric, por 7/5 e 7/6 (1) na nal. Os melhores brasileiros no torneio foram Ricardo Mello e André Ghem, que pararam nas quartas-de-nal.



Foto: João Pires/Fotojump


No dia 23 de outubro, Alexandre Simoni e Fernando Meligeni organizaram uma partida-exibição entre eles na Academia de Tênis Quadra Coberta. A iniciativa foi de Simoni, que atualmente é treinador de tênis e se empenha em difundir o esporte no País. O evento reuniu convidados, amigos e patrocinadores, que adotaram cerca de 50 crianças e deram a elas roupas e comida. Depois do jogo, que foi vencido por Simoni por 2 sets a 1, houve um "bate-bola" com os convidados e uma roda de conversa com todos eles.


>> FED CUP
A República Tcheca comemorou, na Rússia, seu primeiro título na Fed Cup em 23 anos. A equipe, liderada por Petra Kvitova, Lucie Safarova e as duplistas Kveta Peschke e Lucie Hradecka, conseguiu vencer o forte time da casa - campeão em 2004, 2005, 2007 e 2008 -, que não contava com as lesionadas Maria Sharapova e Vera Zvonareva, por 3 a 2. Com a vitória, a República Tcheca soma seis títulos, mas todos os outros foram vencidos quando o país ainda fazia parte da extinta Tchecoslováquia.

Foto: Ron C. Angle/TPL

Da redação

Publicado em 16 de Novembro de 2011 às 14:28


Quadras

Artigo publicado nesta revista