Por onde a bolinha quica



Campeão mais uma vez

Três anos depois de vencer o Future de Recife, Thiago Alves repetiu o feito. Vindo de uma fase complicada - o tenista luta contra uma série de lesões desde 2010 -, Alves derrotou a promessa Bruno Sant'Anna, de 18 anos, que fazia sua primeira final profissional da carreira.

Resultados
Future de Recife (PE) - 19 A 25/09
Thiago Alves (BRA) v. Bruno Sant'Anna (BRA) 6/3 e 6/2

Marcelo Ruschel/Poapress

Junior fed cup

Classificado para disputar as finais do Junior Fed Cup ao lado das seleções da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, China, Espanha, Itália, Japão, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Tailândia e México, o Brasil terminou a competição satisfeito com o resultado. A equipe formada por Bia Maia, Carolina Alves e Luísa Rosa, estava na chave D com as seleções canadense, chinesa e romena, e finalizou a primeira fase na terceira colocação, com uma vitória e duas derrotas. Em seguida, entrou em quadra contra o Japão e Argentina, vencendo os dois duelos e garantindo o 9º lugar.

Incansável Julinho

Cheio de fôlego, Júlio Silva conquistou, em menos de um mês, seu quarto Challenger e o 16° Future da carreira. No BH Open, em Minas Gerais, Julinho derrotou o português Gastão Elias, 11 anos mais jovem, por duplo 6/4. Já no Open Tênis CCSP, o paulista de 32 anos precisou de jogo de cintura para vencer, mais uma vez, Gastão Elias. A final, que estava sendo disputada no Clube de Campo São Paulo, foi paralisada por conta da chuva e terminou no ginásio do clube Paineiras.

Resultados
Challenger BH Open (MG) - 10 A 18/09
Júlio Silva (BRA) v. Gastão Elias (POR) 6/4 e 6/4

Future São Paulo (SP) - 03 a 09/09
Júlio Silva (BRA) v. Gastão Elias (POR) 7/5 e 7/5

Brilhou na Austrália

Maria Fernanda Alves excursionou pela Austrália e teve bons resultados em duplas. A brasileira, jogando ao lado da britânica Samantha Murray, foi campeã dos torneios de Darwin e Alice Springs, vencendo tenistas da casa em ambos, e só parou diante das indonésias Ayu-Fani Damayanti e Jessy Rompies em Cairns, quando perdeu por duplo 6/3. Na temporada, Nanda ainda tem mais três títulos em duplas: Santiago, São Paulo e São José.

Resultados
Alice Springs (AUS) - 05 A 11/09
Maria Fernanda Alves (BRA) e Samantha Murray (GBR) v. Brooke Rischbieth (AUS) e Storm Sanders (AUS) 3/6, 7/5 e 10/3

Cairns (AUS) - 12 A 18/09
Ayu-Fani Damayanti (INA) e Jessy Rompies (INA) v. Maria Fernanda Alves (BRA) e Samantha Murray (GBR) 6/3 e 6/3

Darwin (AUS) - 19 A 25/09
Maria Fernanda Alves (BRA) e Samantha Murray (GBR) v. Stephanie Bengson (AUS) e Tyra Calderwood (AUS) 6/4 e 6/2


João Pires/Fotojump

Kirche em Belém

O Future de Belém foi ótimo para Leonardo Kirche. O paulista de 26 anos saiu do Pará com o título de campeão de simples, ao vencer Tiago Lopes e levou também o de duplas ao lado do argentino Maximiliano Estevez, contra Lopes e Diego Matos. "Foi a minha melhor semana este ano", vibrou Kirche.

Resultados
Future de Belém (PA) - 12 A 18/09
Simples: Leonardo Kirche (BRA) v. Tiago Lopes (BRA) 1/6, 6/2 e 6/1

Duplas: Leonardo Kirche (BRA) e Maximiliano Estevez (ARG) v. Tiago Lopes (BRA) e Diego Matos (BRA) 7/6 (2) e 6/3

#Q#

Recife Open

Os ares de Recife fizeram bem para os brasileiros que disputavam o Challenger. As semifinais do torneio foram totalmente brasileiras e contaram com a presença de Caio Zampieri, Júlio Silva, Rogério Silva e Ricardo Mello, que sagrou-se campeão. O campineiro venceu Rogerinho e conquistou seu 14° título na categoria, tornando-se, ao lado de Marcos Daniel, o maior vencedor da história do tênis brasileiro em Challengers.

Resultados
Recife Open (PE) - 24/09 A 02/10
Final: Ricardo Mello (BRA) v. Rogério Dutra Silva (BRA) 7/6 (5) e 6/3

Primeirão

Paula Gonçalves conquistou seu primeiro título profissional na sexta etapa do Circuito Feminino do Estado de São Paulo, realizada no Clube Hípico de Santo Amaro. A paulista de 21 chegou à final após vencer Nanda Alves, que já havia levado três troféus do circuito para casa, na semifinal e, na final, derrotou a portuguesa Barbara Luz por 6/2 e 6/3.

Resultados
Future São Paulo(PE) - 03 A 08/10
Paula Gonçalves (BRA) v. Barbara Luz (POR) 6/2 e 6/3


Brasil no board da ITF

A AGM (Annual General Meeting), reunião anual entre membros da ITF, reelegeu o italiano Francesco Ricci Bitti como presidente. Na reunião também foram eleitos os membros do board, formado por 13 integrantes, e o brasileiro Chris Kypriotis foi o quinto mais votado, atrás apenas da Austrália, França e Inglaterra, países-sede de Grand Slams e representados pelos presidentes das respectivas federações nacionais. Chris Kypriotis foi indicado para presidir a comissão de tênis feminino, uma das categorias mais importantes, que envolve tanto a WTA quanto a Fed Cup.

Ron C. Angle/TPL

Copa Davis

Os últimos duelos da Copa Davis foram emocionantes. Nas semifinais do Grupo Mundial, quem levou a melhor foram os times da Espanha e Argentina. Enquanto a Espanha teve facilidade em bater, em casa, a equipe francesa, a Argentina precisou suar a camisa para vencer a forte Sérvia, que contava com um Djokovic machucado. O número um do mundo até tentou entrar em quadra contra Juan Martin del Potro, mas não aguentou as dores e abandonou, dando a vitória para a equipe Argentina, que já vencia por 2 a 1. Já nos playoffs, que davam vaga para o Grupo Mundial, o Brasil perdeu para a Rússia por 3 a 2 e vai precisar esperar mais um ano para tentar voltar à elite, que contará com a equipe japonesa após 26 anos. Além do Japão (que venceu a Índia), entraram para o grupo principal as equipas da Áustria (com vitória tranquila sobre a Bélgica), Croácia (que passou fácil pela África do Sul), Canadá (que despachou Israel mesmo com a inesperada derrota de Milos Raonic), Itália (que superou facilmente os chilenos fora de casa), República Tcheca (que não deu chances para a Romênia) e Suíça (que só garantiu vaga no quinto set do quinto jogo com Stanislas Wawrinka).

Resultados
Semifinais
Espanha 4 x 1 França
Argentina 3 x 2 Sérvia

Play-off
República Tcheca 5 x 0 Romênia
Rússia 3 x 2 Brasil
Canadá 3 x 2 Israel
Croácia 4 x 1 África do Sul
Itália 4 x 1 Chile
Japão 4 x 1 Índia
Áustria 4 x 1 Bélgica
Suíça 3 x 2 Austrália

Da redação

Publicado em 24 de Outubro de 2011 às 09:04


Quadras

Artigo publicado nesta revista