Ready?Play!

Pode começar?!

Editorial - Edição 127


VAMOS PARA A QUADRA. Começa o bate-bola para aquecer. Troca-se alguns golpes no fundo, alguns voleios, smashes, uns poucos saques e play! Quem começa? “Pode começar”, costuma dizer a maioria dos tenistas amadores com uma falsa gentileza, pois, no fundo, querem se aproveitar da notória inconstância no serviço de quem ainda está um pouco frio no início da partida.

É engraçado como o único golpe sobre o qual se tem total controle (a bola está na sua mão, literalmente) pode assombrar tantos tenistas. Basta uma empunhadura menos favorável, um lançamento “torto”, uma “travada” na mecânica, um pensamento negativo e lá se vai a sua fluência no movimento e os erros começam a se suceder. O que deveria ser uma vantagem se torna uma vulnerabilidade.

Se você é daqueles que aceita a “gentileza” de começar a partida sacando, não se desespere. O saque é, sim, uma arma e precisa ser usada. Quando bem utilizada, suas chances de vitória aumentam muito. Mas, se você ainda não é capaz de tirar o máximo proveito desse golpe, esta edição vai lhe mostrar como.

Em uma matéria especial, esmiuçamos todos os detalhes do saque com a ajuda de alguns dos maiores treinadores do Brasil, que revelaram suas principais dicas na hora de executar um bom serviço. Eles falaram sobre a técnica do golpe, para que você possa executá-lo da melhor forma, mas também sobre a importância de usá-lo taticamente. Além disso, tratamos da parte mental que envolve o fundamento e que pode fazer com que você cometa as fatídicas e dolorosas duplas-faltas. Se seguir as dicas desta edição, acredite, você se tornará um ás no serviço.

Com um bom saque, você poderá mandar no jogo, ditar os pontos. Ter um serviço eficaz facilita a sua vida em quadra de várias maneiras. Há quem confunda “ter um bom saque” com “fazer aces”. Aqui você vai descobrir que esta relação, contudo, não é diretamente proporcional. Melhorar este golpe não necessariamente quer dizer acertar mais aces, porém, ser capaz de vencer mais pontos quando se está sacando – com aces, ou, especialmente, na continuação da jogada.

Nesta edição, além de tratarmos desse golpe primordial do tênis, também trazemos diversos outros assuntos que chamam a atenção dos tenistas, como a famigerada mononucleose, doença que já acometeu até Roger Federer e, nos últimos anos, tem afastado muitos tenistas das quadras. Falamos ainda sobre as regras para ingressar na equipe que disputa a Gira Europeia, uma ótima forma de os jovens testarem suas habilidades contra os melhores do mundo. Isso e muito mais você confere nas páginas a seguir.

Bom jogo!
Arnaldo Grizzo e Christian Burgos

Da redação

Publicado em 9 de Maio de 2014 às 00:00


Editorial quadra voleios smashes saques play famigerada mononucleose Roger Federer

Artigo publicado nesta revista

Torne seu SAQUE uma arma!

Revista TÊNIS 127 · Maio/2014 · Torne seu SAQUE uma arma!

Aprenda as técnicas e táticas mais usadas pelos profissionais e confira dicas que vão melhorar o seu serviço