Beach Tennis

Parceiros de treino

Os benefícios do beach tennis para o tênis contados pelos próprios tenistas


Celso Pupo/Fotoarena

SE POR UM LADO o tênis facilita a estreia nas quadras de areia, o beach tennis também pode contribuir de diversas maneiras para o melhor desempenho dos tenistas. No entanto, apesar de muitos beach tenistas brasileiros serem, também, tenistas, poucos possuem alto nível de conhecimento técnico, tático e estratégico sobre o esporte, ou a experiência de anos no circuito profissional.

Logo, poucos podem fazer análises específicas e relevantes sobre como a prática do tênis e do beach tennis podem ser mutuamente benéficas. Entretanto, conversamos com grandes nomes do tênis que deram suas opiniões sobre como o beach tennis pode favorecer o desempenho nas quadras de tênis: Thomaz Bellucci, Bruno Soares, Thiago Alves e Adriano Ferreira. Enquanto Bellucci, Soares e Alves, que passam por grandes momentos em suas carreiras na ATP, aventuram-se pelas areias de maneira esporádica e recreativa, Ferreira concilia suas responsabilidades como técnico e empresário com treinamentos e competições de beach tennis.

MOBILIDADE, AGILIDADE E REDE

Apesar de diferentes níveis de envolvimento com o beach tennis e de dedicação a esse esporte, os quatro citam a melhora da movimentação e do condicionamento físico como um dos principais benefícios que podem ser aproveitados nas quadras de tênis. O maior grau de dificuldade de deslocamento na areia propicia maior ganho de força muscular, resultando em arranques mais rápidos nas corridas para bolas distantes e em saltos mais potentes para o saque e o smash.

Outra vantagem apontada por eles é o desenvolvimento do jogo de rede. Ao concentrar a maioria dos golpes em voleios e smashs, a própria repetição da execução dos movimentos gera firmeza e ganho de tempo de bola. Soares, um dos maiores duplistas da história do tênis brasileiro, enfatiza: "Há um aumento da agilidade e do tempo de reação", aspectos particularmente importantes para aqueles que buscam o sucesso no jogo de duplas ou mesmo para os que simplesmente gostam de jogar na rede. Lembrando, é claro, que o beach tennis também pode ser uma maneira de tornar mais natural o jogo de rede para aqueles tenistas que não possuem o hábito de buscar os voleios e smash. Após alguns treinos ou partidas na areia, mesmo os tenistas que não são dessa "praia" e gostam de jogar atrás da linha de base vão se sentir mais confortáveis nos voleios.

Além disso, Ferreira aponta a antecipação na rede como um resultado positivo do beach tennis para os tenistas. "Como as distâncias no beach tennis são menores, o jogo torna-se mais rápido e o tempo para a tomada de decisões é mais curto", conta. "Portanto, ao retornar para as quadras de tênis, onde as distâncias são maiores, o jogador tem mais tempo para tomar decisões e executar os golpes, podendo, dessa maneira, antecipar-se e acelerar as jogadas", conclui.

Outro aspecto mencionado por Soares é o aumento do controle de bola, já que o beach tennis é um esporte que mescla força e sutileza, e os espaços, que são menores do que no tênis, devem ser cuidadosamente aproveitados. Bellucci também enfatiza essa característica: "Há um ganho em sensibilidade, principalmente nos voleios, muitos dos aspectos do beach tennis se assemelham ao jogo de duplas".

CONCENTRAÇÃO

Devido às próprias regras da modalidade, como o direito a apenas um saque, Ferreira ainda explica que o jogo de beach tennis ajuda a melhorar a consciência da importância do uso do primeiro saque, além de oferecer a oportunidade de realizar treinos técnicos para o tênis em um ambiente descontraído e divertido. Mais adiante, em casos de queda de rendimento devido à rotina repetitiva de treinamentos, o beach tennis pode ser uma opção de diversificação de treinos técnicos, físicos, além de fonte de motivação para os tenistas.

"Apesar das diferenças de posicionamento, dimensão da raquete e da altura da rede, a prática do beach tennis tem muito a contribuir para tenistas que buscam melhorar seu desempenho ou desenvolver aspectos específicos do seu jogo", acredita Alves. Bellucci, que também aprovou sua experiência com o beach tennis, diz que o esporte é muito interessante para quem gosta de jogar tênis.

Para mais informações: marcela@crabbt.com.br

Marcela Evangelista

Publicado em 21 de Março de 2013 às 09:24


Beach Tennis

Artigo publicado nesta revista

Tênis feminino

Revista TÊNIS 114 · Abril/2013 · Tênis feminino

Como a força predomina no tênis entre as mulheres