Instrução Mental

Para ter sucesso dentro e fora das quadras

As 10 dicas de Novak Djokovic para quem quer ter sucesso



Oque leva um tenista ao topo do ranking? O que faz com que ele permaneça lá? O que faz com que sua posição seja raramente ameaçada? Golpes perfeitos? Físico invejável? Mente forte? Muitas hipóteses surgem para explicar o sucesso de Novak Djokovic. Desde que o sérvio se tornou número 1 do mundo em julho de 2014, ninguém ameaçou seu posto. Em 2015, Djoko foi quase perfeito, venceu 11 torneios, sendo três Grand Slams (foi vice em Roland Garros), seis Masters 1000 (foi vice dos outros dois), somando 82 vitórias e apenas seis derrotas na temporada toda. A jornalista Ksenija Pavlovic decidiu perguntar ao próprio Djokovic quais seriam seus segredos para manter o domínio em um dos esportes mais exigentes individualmente e de alta pressão. É surpreendente saber que o número 1 do mundo atribui muito do seu sucesso aos seus esforços fora da quadra. Suas principais prioridades são a família, seus valores pessoais e aptidão física e espiritual. Ela aponta as 10 ideias de sucesso que o sérvio endossa (em um texto transcrito no próprio blog de Novak Djokovic). Confira.

1

Como você compartilha os benefícios de seu sucesso com aqueles ao seu redor?

Tento da melhor maneira possível não permitir que o sucesso me transforme e tire de mim as coisas da vida que mais importam: minha família e amigos. Meu sucesso na quadra nos trouxe uma ótima vida e estamos todos muito gratos e contentes por podermos desfrutar disso com saúde e paz. Tento compartilhar meu sucesso com as pessoas ao meu redor, que estiveram comigo desde o início.

2

Quais os três principais conselhos que você gostaria de passar para as crianças que sonham em se tornar atletas de ponta? O que diria ser o “segredo do sucesso”?

Enquanto perseguir seus objetivos em quadra, não esqueça de construir a si mesmo como um ser humano. A vida de atleta é maravilhosa e cheia de aventuras, mas não dura para sempre. Em uma fração de segundo, uma simples lesão pode interromper ou terminar uma carreira. É por isso que é importante crescer em todos os aspectos de sua vida e investir no seu conhecimento e confiança fora da quadra. Ser um campeão significa dominar tanto o trabalho quanto a vida privada, e isso nem sempre é fácil. Estou sempre em busca de novos conhecimentos, nova inspiração.

3

De que forma sua personalidade foi moldada por sua vida como tenista profissional e como é para você continuar a ter sucesso e prosperar sob pressão quase desumana?

Acredito ela me tornou resiliente. Nunca desisto e, quando prometo fazer algo, cumpro. Sou consistente e persistente.

[Colocar Alt]

4

Quais são as duas coisas que alguém pode fazer para minimizar o estresse? O que você faz para se manter centrado?

O que acho que me ajudou mais foi que aprendi a olhar para as coisas de uma maneira positiva e olhar para os erros dentro de mim mesmo, em vez de culpar os outros e buscar desculpas. Tenho o controle de mim mesmo e dos meus atos. Foco apenas no próximo momento e começo com pequenas coisas para superar um grande problema. Não busco confiança na vitória, mas na força da minha personalidade.

5

Como você se motiva para suportar a intensidade dos treinos do dia a dia?

Sempre há dias bons e dias ruins. Às vezes, é mais fácil suportar a dor, e, às vezes, mais difícil. Tenho sorte de ter minha família e minha equipe viajando comigo e me dando apoio quando as coisas ficam complicadas. Eles são a minha maior inspiração e o amor deles me faz mais forte.  

6

Qual seu conselho para aqueles que continuam a fracassar?

O que importa se você fracassou? Ninguém teve sucesso sem aprender com a primeira queda. E com isso, não falo de uma queda simples. Então, siga em frente não importa o que aconteça. Caia feio, depois levante-se e continue seguindo em frente, e caia novamente e então levante-se novamente. E assim você vencerá. Continue em frente, continue forte sobre seus pés.

7

Como você mantém a crença em si mesmo nos momentos mais difíceis e desafiadores?

Não há fórmula secreta. Todo mundo é diferente. Para mim funciona pensar na estrada em que estive todos esses anos de luta e como valeu a pena superar os tempos difíceis para estar aqui onde estou.

8

Manter o sucesso requer uma capacidade física surpreendente, mas não é suficiente para lhe tornar melhor do que o resto. Você sempre fala sobre a importância de ter uma mente extraordinária e torná-la sua aliada no sucesso. O que essa mentalidade envolve e qual papel os pensamentos destrutivos têm no sucesso de um atleta?

Pensar demasiadamente realmente não ajuda. As melhores mentes são as mentes limpas. Encontrar a fórmula do sucesso é quase um labirinto interminável. É preciso ser simples. É preciso ser claro. É preciso envolver um monte de trabalho. Você precisa ser instintivo. Você tem que sentir isso em seu corpo e a mente precisa estar quase vazia. De outra forma, as dúvidas se instalam. E o medo. Você precisa aprender a ficar centrado e bloquear tanto o medo quanto a dúvida.

9

Qual questão você se pergunta todo o dia?

É sobre ser grato e perguntar a mim mesmo algo simples: “Quão sortudo sou para estar nessa jornada com minha família e meus entes queridos?”

10

Qual sua ideia de sucesso na vida?

Minha ideia de sucesso na vida é ser saudável e feliz com sua família. Depois, o que quer que venha em sua vida profissional é apenas um bônus e um upgrade natural que acompanha a felicidade e inspiração que você encontra em casa.

 

 

 

Por Ksenija Pavlovic

Publicado em 9 de Maio de 2017 às 17:55